Home > Cinema & TV > 10 filmes com temática de circo para você se sentir no picadeiro

10 filmes com temática de circo para você se sentir no picadeiro

7 de junho de 2016, por Mona Liza Alves
Cinema & TV
Filme Circo

Respeitável público, o circo chegou! E vocês, nem precisam ir ao picadeiro para prestigiá-lo. Basta assistir aos filmes escolhidos a dedo pelo Universo Retrô. Claro, nada se compara a um espetáculo ao vivo, por isso, é ideal que todos passem a ir ao circo com mais frequência, pois como dizem: “Cinema e circo são lugares em que se pode sonhar acordado!”.

Difícil escolher filmes para recomendar quando existem vários ótimos sobre o tema. Mas, segue abaixo 10 deles, que apesar de seguirem a mesma temática (circo), possuem diferentes gêneros como: freaks, humor, românticos, científicos… Confira:

1 – O circo, 1928 – Neste filme, Charlie Chaplin está fugindo de um batedor de carteira e da polícia, quando de repente entra sem querer em um circo local. No meio da confusão, ele faz grandes trapalhadas, chamando muita atenção do público. Seu sucesso foi tanto que o dono do circo, interpretado por Al Ernest Garcia, decidi convidá-lo para ser a atração principal do circo.

2 – Freaks, 1932 – O filme retrata a rotina de um circo onde uma bela trapezista, chamada Cleópatra, seduz e se casa com um anão Hans, que é herdeiro de uma enorme fortuna. Mas o que Hans não sabe é que sua amada é amante de Hércules, o homem-forte que também trabalha no circo. Juntamente com esse trio o circo conta com uma enorme variedade de pessoas deformadas que servem de atração nas apresentações, no melhor estilo circo dos horrores.

3 – O maior espetáculo da terra, 1952 – Na história, um grande circo americano está em dificuldades. É preciso ter criatividade e contratar artistas que atraiam o público para evitar o pior. O gerente do grande circo, Brad Braden (Charlton Heston,) contrata o trapezista Sebastian, um astro capaz de garantir o público nas apresentações. Braden é viciado no trabalho, só pensa no circo, negligenciando o amor que sente por Holly (Betty Hutton) e aparentemente sem notar que a garota também o ama. A mocinha do filme é bastante ingênua, e Sebastian é bonitão, extremamente vaidoso e mulherengo. O filme foi o único que mostrou a grandiosidade e os bastidores de circo, como realmente é.

4 – O Rei do Circo, 1954 – O mundo circense foi o enredo dessa comédia, estrelada por Dean Martin e Jerry Lewiss. Seus personagens são amigos, que sem dinheiro procuram por qualquer trabalho e acabam encontrando num circo de pequeno porte. Com dificuldades financeiras, o Clyde Brent Circus está a beira da falência, mas logo fica rico de novo, graças ao talento do grandioso palhaço Jerrico, interpretado por Jerry Lewiss.

5 – Circo dos Horrores, 1960 – O filme conta a historia do Dr. Rossiter (Anton Diffring), cirurgião plástico que torna-se fugitivo da polícia quando realiza uma operação que dá errado, transformando a bela Evelyn Morley (Colette Wilde) em uma mulher com o rosto desfigurado. Junto de seus assistentes, ele foge da Inglaterra para o continente, com um novo rosto operado, troca seu nome para Dr. Schuller e conhece no meio da sua escapada Vanet, um bêbado proprietário de um circo decadente. Vanet morre e ele vira o dono do circo. “Circo Schuler” se torna um grande sucesso, mas com as inúmeras mortes que acabam acontecendo, o circo começou a ter fama de “circo do azar”.

6 – Carrossel de emoções, 1964Elvis Presley interpreta Charlie Rogers, um rapaz que tem ambição de ser cantor. Logo, um empresário assiste uma de suas performances em um parque de diversão e o convida a seguir a diante em sua carreira. O filme é considerado o último grande sucesso de bilheteria de Elvis.

7 – O Mundo do Circo, 1964 – Um filme com John Wayne, Claudia Cardinale e Rita Hayworth. Este lendário trio numa história sobre a mágia do circo. Matt Masters leva seu circo para a Europa, na tentativa de escapar da bancarrota, mas acaba por perdê-lo em um naufrágio nas costas da Espanha. Enquanto procura Lili, sua amada que fugira para a Alemanha quatorze anos antes, Matt consegue reerguer seu espetáculo e torna-se grande sucesso no continente.

8 – O homem elefante, 1980John Merrick (John Hurt) vive recluso em um circo por ter uma doença que desfigurou seu rosto. Ele é descoberto pelo médico, interpretado por Anthony Hopkins, que deseja que ele viva em sociedade não como um “esquisito”, mas como alguém normal e culto. O problema é que as pessoas não estão prontas para isso, e John terá que sofrer muito para ser tratado como ser humano. A história é real, a doença só foi diagnosticada como “síndrome de Proteus” em 1996.

9 – Peixe grande e suas historias maravilhosas, 2003 – Conta histórias reais e imaginárias sobre a jornada de Edward Bloom e daqueles que o amam. Apesar de não acreditar em tudo o que diz, para Edward o que importa mesmo é a maneira como as coisas são contadas. Quando criança, ele passava o tempo lendo a Enciclopédia Mundial inteira. O que mais lhe chamou a atenção, foi um artigo sobre o peixe-dourado, no qual aprendeu que “se um peixe-dourado é mantido num pequeno aquário ou compartimento, ele não crescerá. E que com mais espaço, este ser pode dobrar, triplicar e até mesmo quadruplicar seu tamanho”. Com isso, depois que ficou adulto, ele partiu para uma fantástica e mística jornada.

10 – Across the Universe, 2007 – O filme se passa na década de 60, com suas lutas e paixões. Jude e Lucy formam um casal perdidamente apaixonado. Juntamente com um grupo de amigos e músicos. Eles se envolvem nos movimentos da contracultura de Liverpool da época. O musical com canções dos Beatles tem várias cenas com imagens marcantes. Um dos números musicais é interpretado por Eddie Izzard no papel de Mr. Kite,um apresentador de picadeiro. Este musical de 33 músicas escolhidas se encaixam perfeitamente, e ajudam a contar a história e os dramas vividos pelos personagens.

Matérias Relacionadas
Documentário “Jonas e o Circo Sem Lona” contrapõe fantasias e realidade de menino circense
Atual Coney Island Circus SideShow é inspirado nos antigos ‘freak shows’
sereia
A história da Sereia de Fiji e a fascinante lenda das sedutoras mulheres-peixe
Dia do Mágico é destaque de janeiro no calendário do Universo Retrô; veja o editorial completo

Deixe um comentário

2 × 1 =