Home > Design > 12 Tatuadores brasileiros de Old School que você precisa conhecer

12 Tatuadores brasileiros de Old School que você precisa conhecer

30 de agosto de 2016, por Julie Gonçalves
Design

O mundo vintage e retrô tem várias formas de nos atrair, seja pela música, pelas divas do passado, pelos carros e filmes clássicos, penteados, decoração e muito mais. E, entre essa infinidade de tópicos, dessa vez, vamos falar de algo que também permeia a cena e faz os corações dos amantes do passado suspirarem. É a tatuagem Old School, o estilo que ultrapassou gerações e continua representando a tradição do passado.

A tatuagem já existe há mais de 3,5 mil anos, porém o estilo Old School teve sua origem por volta de 1920, popularizado por marinheiros que queriam contar suas histórias e eternizar suas paixões em forma de tinta na pele. Caracterizada por um traçado simples e um pouco mais grosso que os outros estilos, esse tipo de tatuagem ganha vida através de poucos tons e desenhos tradicionais como caveiras, rosas, pin-ups, caravelas, âncoras, adagas, águias e outros.

Este é um estilo que vem evoluindo e conquistando cada vez mais adeptos na Brasil e no mundo. Confira a seguir nossa lista com 12 tatuadores brasileiros especialistas em Old School que você precisa conhecer.

Cesar Malnova

Após um convite no ano de 2012, César começou a frequentar um estúdio para desenvolver desenhos para outros tatuadores, como estudo e aprimoramento. Inicialmente tinha maior afinidade com o New School, mas, em 2016, após se identificar com o impacto dos desenhos diretos e sólidos do Old School, decidiu se especializar e trabalhar mais livremente com o estilo.

Estúdio: Mom’s Ruin Tattoo – Porto Ferreira – SP
Instagram: @cesarmalnova

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

ZK Tattoo

Completando neste ano o 20º aniversário de profissão, ZK inicialmente se interessava por tatuagens apenas como um cliente comum, mas depois de algumas tattoos ele decidiu experimentar a sensação de estar do outro lado da máquina. ZK se apaixonou pelo Old School quando percebeu, que, para uma tatuagem ser boa, ela precisava ser sólida, com traços pretos e marcados e com muita pigmentação, características do estilo. Seu estúdio, Old Wind Tattoo, recebe tatuadores de diversas partes do país e tem como proposta resgatar os conceitos tradicionais da tatuagem.

Estúdio: Old Wind Tattoo – Porto Alegre – RS
Instagram: @zktattoo

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Brisa Issa

Formada em jornalismo, Brisa trabalhou por muito tempo na área de Moda e como colunista, inclusive aqui no Universo Retrô, mas sua verdadeira paixão é mesmo a tatuagem. Em 2009 fundou o blog Brisa Ink e atualmente trabalha como aprendiz no estúdio Analogic Love, de Maria Fernanda Brum e Arthur de Camargo. Uma das suas marcas registradas no estilo old school são os Kewpies (aqueles bonequinhos fofos com cabeça em formato de gota!), entre desenhos tradicionais e outras coisas fofas como gatinhos e personagens de desenhos animados.

Estúdio: Analogic Love – São Paulo – SP
Instagram: @brisaissa

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Lucas Silva

Conhecido pelo perfeccionismo nos detalhes, Lucas Silva faz sucesso em convenções e wokshops pelo país. Possui diversos prêmios de tatuagem e um deles é pela melhor tattoo old school.

Estúdio: Solid Tattoo – Blumenau – SC
Instagram: @old_tattoo13

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Danilo Matsubara

Formado em publicidade e propaganda, atualmente trabalha com uma equipe de tatuadores no Traditional Club Tattoo e sua especialidade é o old school. Além do trabalho como tatuador, Danilo é vocalista na banda Alessa Rock.

Estúdio: Traditional Tattoo Club – Presidente Prudente – SP
Instagram: @danialessa

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Neinha Tattoo

Tatuador há 12 anos, fundou seu estúdio no ano de 2004 e, desde então, vem aprimorando sua arte através da prática, muito estudo e criação de desenhos exclusivos. É famoso entre as pin-ups brasileiras, tendo desenvolvidos ilustrações de diversas delas. Sua esposa Helô Rodriguez é body piercer no estúdio e ícone da cultura vintage/retrô do Brasil.

Estúdio: Tatuaria Los Santos – São Paulo – SP
Instagram: @tatuaria_los_santos

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Tom Grave

Renomado tatuador no estilo Old School, Tom Grave já participou de convenções e eventos de tatuagem, podendo levar para a casa troféus que simbolizam o esforço e dedicação pela arte. No ano de 2016 teve a grande oportunidade e responsabilidade de ser jurado em um dos maiores eventos de tatuagem do Brasil, o Tattoo Week. É também vocalista da banda de rock Addiction.

Estúdio: Tom Grave Old School Tattoo – Piracicaba – SP
Instagram: @tom_grave_tattoo

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Lex Tats

Em parceria com a Jukebox Rockshop, fundou a TopCat, em São Paulo, que funciona até hoje como studio de tatuagem e loja de moda retrô e alternativas. Atualmente, Lex está investindo em sua carreira no exterior, mais precisamente em Las Vegas, no estúdio Crown Eletric Tattoo. Além de tatuador, se destaca como músico na banda Cherry Rat e Os Gatunos.

Estúdio: Crown Electric Tattoo Co – Las Vegas – Nevada EUA
Instagram: @lextats

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Moiseis Oliveira

Famoso por criar artes incríveis e produzir centenas de flashes maravilhosas. Moiseis atualmente trabalha no studio Rodriguez Ink e sua especialidade é o estilo old school. Além do trabalho como tatuador, possui uma banda de rock altenativo, onde faz o vocal e toca violão e guitarra.

Estúdio: Rodriguez Ink Tatoo Studio – Cabo Frio -RJ
Instagram: @ms.oldschool

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Angélica Spadari

Formada em Publicidade e Propaganda fez muitos cursos de  desenho e pintura. Trabalhou por um bom tempo na área de marketing, desenho digital, design e animação e também fez um curso de body piercing para ajudar a entrar nos estúdios de tatuagem e ter mais informações também de segurança. Angélica (foto capa) ama o estilo old school e quer ser reconhecida e consagrada com ele. Tem como principais características a delicadeza e a forma como consegue unir traços marcantes como os do old school a detalhes sutis que tornam seu trabalho único.

Estúdio: Sampa Tattoo – São Paulo – SP
Instagram: @aspadari

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

João Meneghetti

Tatuador do Rio de Janeiro conhecido pelos traços marcantes e cores tão vibrantes que saltam aos olhos, João também faz parte do grupo NAVIU, que tem como objetivo democratizar as artes visuais e realizar oficinas de ecodesign e intervenção urbana como grafite, lambe-lambe, stencil, arte digital, ambientação de cenários, entre outros.

Estúdio: Black Moon Estudio – Tijuca – RJ
Instagram: @joaomenega

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

André Albuquerque

Pernambucano, residente em São Paulo, deixou como sua marca no estilo old school as tattoos em preto e branco. O mais impressionante é que mesmo sem todas as cores vibrantes, com as quais estamos acostumados a ver no estilo, suas tatuagens conseguem ser marcantes e muito bem definidas.

Estúdio: Secret Door Tattoo Parlour – São Paulo – SP
Instagram: @albvquerque

(Foto: Reprodução / Instagram)

(Foto: Reprodução / Instagram)

Matérias Relacionadas
Tatuagens de celebridades: Conheça algumas que deram certo e outras nem tanto
Nova escola de tatuagens e artes abre curso com turmas apenas para mulheres
Tattoo Week 2016
Tattoo Week chega a sua 7º edição neste fim de semana no Expo Center Norte
Tatuagem de Âncora
A origem da tatuagem de âncora e inspirações para você fazer a sua

Deixe um comentário

4 + 7 =