Home > Cinema & TV > 4 clássicos de Wes Craven para ver e rever

4 clássicos de Wes Craven para ver e rever

3 de agosto de 2016, por Gabriela Lira
Cinema & TV
A hora do pesadelo

Agosto é um mês especial para os fãs de suspense e terror, pois no dia 2 de agosto de 1939 nasceu um importante nome para o cinema: Wes Craven. Infelizmente o mês também é marcado pela morte do mesmo (dia 30 de agosto de 2015). Para celebrar a trajetória de Wes, o Universo Retrô selecionou algumas das principais produções do diretor que marcaram gerações.

1 – Aniversário Macabro, 1972: Primeiro filme de Wes Craven, é também um dos mais violentos de sua filmografia. Aniversário Macabro foca na morte de duas adolescentes e na hospedagem dos assassinos na casa dos pais de uma das vítimas. A família resolve vingar a morte das garotas, enquanto uma dupla de policiais atrapalhados dão início às investigações.O baixo custo e a trilha alegre destoante renderam ao filme muitas críticas de espectadores atuais, no entanto, na época em que foi lançado a proposta foi muito bem aceita nos Estados Unidos, embora o filme tenha sido proibido em diversos países, entre eles, o Brasil.

2 – Quadrilha de Sádicos, 1977: A produção de 77 conta a história de uma família perdida em uma área deserta e habitada por canibais. Essa temática do canibalismo em Quadrilha de Sádicos serviu como referência para filmes atuais, como Pânico na Floresta, por exemplo. A década de 70 foi marcada pelos horrores da Guerra do Vietnã e com isso, diversos diretores americanos passaram a centrar suas histórias na brutalidade do homem com o homem, e não mais de seres fantásticos e inventados, e é esta a premissa do filme!

3 – A Hora do Pesadelo, 1984: O filme de 84 gira em torno do icônico personagem Freddy Krueger e sua capacidade de matar pessoas por meio dos pesadelos. Freddy foi uma criação de Wes Craven e se tornou um dos personagens mais conhecidos e temidos do cinema. A franquia chegou a ganhar continuações posteriores, porém Wes só participou da direção do primeiro. A Hora do Pesadelo foi o filme de estreia do ator Johnny Depp, na época com 21 anos de idade.

4 – Quadrilogia Pânico, 1996; 1997; 2003 e 2011: São  grandes símbolos do gênero slasher. A quadrilogia toda acompanha a vida de Sidney Prescott, uma jovem que tem sua mãe brutalmente assassinada e passa a ser perseguida por psicopatas que muitas vezes são pessoas próximas a ela. A quadrilogia Pânico deixou marcas em toda uma geração de aficionados pelo terror nos anos 90, pois continha boas doses de suspense, clichês que passaram a ser usados em produções posteriores do mesmo gênero e referências aos filmes das décadas de 70 e 80. Além disso, a franquia imortalizou a figura do Ghostface.

Wes Craven faleceu em agosto de 2015 devido a um câncer no cérebro. Exatamente dois meses antes, no dia 30 de junho, havia estreado na MTV a série Scream, uma adaptação e homenagem à franquia Pânico (Scream).

Matérias Relacionadas
Stephen King
Caixa Belas Artes promove ‘Noitão Stephen King’ com obras clássicas do escritor
Pin-Ups Dracurella e Murder Queen lançam campanha em prol de ONG de gatos
No Dia do OVNI, listamos as melhores invasões alienígenas da história do cinema
Evelyn Ankers
Evelyn Ankers, a rainha do grito dos filmes de horror

Deixe um comentário

quatro + nove =