Home > Cinema & TV > 5 filmes clássicos sobre o velho oeste que você deve assistir

5 filmes clássicos sobre o velho oeste que você deve assistir

24 de julho de 2016, por Gabriela Lira
Cinema & TV
Filme de bang bang

Os filmes do gênero western são considerados genuinamente estadunidense, pois narram aventuras e conflitos ambientados no período do Velho Oeste, época em que diversos desbravadores foram em direção ao oeste americano, também conhecido como Oeste Selvagem, em busca de ouro e da colonização de povos considerados primitivos, crença de superioridade sustentada pelo Destino Manifesto.

As produções western são ambientadas em cenários rurais e secos e apresentam xerifes, cowboys, bandidos e indígenas americanos como personagens principais. Veja abaixo alguns clássicos westerns que você deve assistir!

1 – No Tempo das Diligências, 1939: Um grupo de pessoas parte em direção ao Novo México por motivos particulares, entre elas a prostituta Dallas (Claire Trevor) e o cowboy Ringo Kid (John Wayne). No meio da viagem o grupo é surpreendido por guerreiros da tribo apache e terão de lutar se quiserem sobreviver. O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1940, dado ao ator Thomas Mitchell pela interpretação como Dr. Boone, e é também um dos primeiros grandes sucessos do diretor John Ford, que trabalharia outras vezes com John Wayne e o transformaria em uma das maiores lendas do cinema.

Claire Trevor e John Wayne

Claire Trevor como Dallas e John Wayne como Ringo Kid (Foto: Reprodução)

2 – Paixão dos Fortes, 1946: Mais uma produção de John Ford, se passa nos finais do século 19 e gira em torno da morte de James na cidade de Tombstone. Para vingar a morte do irmão, encontrar os assassinos e colocar ordem na cidade, Wyatt Earp (Henry Fonda) aceita o cargo de xerife. Paixão dos Fortes, intitulado em inglês como My Darling Clementine, teve seu enredo baseado no tiroteio que ocorreu em 1881 em Tombstone, Arizona.

Linda Darnell e Victor Mature

Linda Darnell e Victor Mature em Paixão dos Fortes (Foto: Reprodução)

3 – Django, 1966: Django faz parte do sub­gênero Western Spaghetti, uma variação do Western produzido por diretores italianos que se inspiraram em produções americanas. A produção de Sergio Corbucci é sem dúvidas um dos maiores clássicos do cinema Western, que ganhou várias continuações, remakes e referências, entre elas o filme Django Unchained (2012), dirigido por Quentin Tarantino.

Django (Franco Nero) é o personagem principal, um pistoleiro sem piedade que está em busca de vingança pela morte de sua mulher. Ele vai parar em uma região abandonada e em constante conflitos decorrente da presença de dois grupos rivais, sendo um dos lados liderados pelo assassino da esposa de Django, Major Jackson e o outro liderado por Hugo Rodríguez. Django não apoia nenhum dos lados e logo se torna alvo de perseguições, mas o caráter cínico de Django e outros desvios de personalidade jamais poderiam enquadrá­-lo como herói, sendo por tanto, muitas vezes classificado como anti­herói.

Franco Nero

Franco Nero como o lendário personagem Django (Foto: Reprodução)

4 – Três Homens em Conflito, 1966: Com direção de Sergio Leone, Três Homens em Conflito, conhecido também como O Bom, o Mau e o Feio, igualmente faz parte do estilo Western Spaghetti. O enredo é sobre três homens em busca de um tesouro escondido. Todos os personagens envolvidos são gananciosos e nenhum deles quer dividir a fortuna. Três Homens em Conflito foi gravado na Itália e na Espanha. Quando lançado recebeu várias críticas negativas, mas hoje em dia é considerado um clássico do gênero e uma das obras­ primas de Sergio Leone.

Eli Wallach e Clint Eastwood

Eli Wallach e Clint Eastwood em Três Homens em Conflito (Foto: Reprodução)

5 – Dança com Lobos, 1990: Vencedor em sete categorias no Oscar, Dança com Lobos tem como personagem principal John Dunbar (Kevin Costner), um tenente aclamado na Guerra de Secessão que troca a cidade por um recanto solitário habitado por uma tribo indígena. Ali, com novos costumes e valores, John se distancia cada dia mais do pensamento colonialista do homem branco americano do século 19 e se aproxima dos indígenas, considerando este povo como seu povo também. Desse modo, John fará o possível para impedir o avanço militar na região.

Dança com Lobos

Cena do filme Dança com Lobos (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Com Denzel Washington, remake de Sete Homens e Um Destino (1960) chega aos cinemas
Banda The Porres retorna com novo vocalista, músicas e shows programados
Perfis de Instagram gringos com pegada western para começar a seguir
Universo Retrô e parceiros premiarão Melhor Look Western na Honky Tonk Party

Deixe um comentário

5 × um =