Home > Cinema & TV > 5 novelas do SBT que marcaram a infância dos anos 1990 e 2000

5 novelas do SBT que marcaram a infância dos anos 1990 e 2000

13 de julho de 2015, por Daise Alves
Cinema & TV
Chiquititas

O SBT é uma das emissoras que mais dedica sua programação para o público infantil, principalmente quando o assunto é telenovela. E quem viveu a infância dos anos 90 e 2000, com certeza, deve ter assistido alguma dessas novelas que causam nostalgia em tanta gente.

Carrossel – A telenovela mexicana narra a história de uma turma de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Mundial, que estão em fase de descobertas da vida e tentam resolver tudo com  alegria e descontração, sempre com o auxílio e carinho da Professora Helena, que servia como uma segunda mãe para eles. A novela foi transmitida no Brasil pelo SBT entre 20 de maio de 1991 e 21 de abril de 1992. A novela fez enorme sucesso que foi reprisada em 1993, 1995 e 1996.

Chiquititas – A telenovela é uma adaptação da original Argentina. A novela teve a primeira transmissão em 1995, a novela conta a história de um grupo de órfãos que vivem em uma mansão, conhecida como Raio de Luz e abordava temas como  primeiro amor, decepções, solidão e amizade, além de envolver muita aventura e fantasia. A novela também tinha muitas músicas as quais ficaram marcadas até hoje. Quem nunca parou para cantar “mexe-mexe com as mãos” ou “se seu coração tem buraquinhos”. A novela brasileira teve cinco temporadas, sendo a última exibida em 2001.

Luz Clarita – A novela também de origem mexicana foi exibida no Brasil pelo SBT em 1999, cobrindo as férias da segunda temporada de Chiquititas. Luz Clarita (interpretada por Daniela Luján) é uma garota que após perder a avó, fica aos cuidados de um orfanato. Mariano De La Fuente (César Évora), busca no orfanato uma garotinha para fazer companhia a sua filha que vive triste desde a morte de sua mãe. Luz Clarita é adotada, mas sua filha, não gosta dela. Luz Clarita tem um grande objetivo: fazer os outros felizes e encontrar sua mãe. A garota sofre com sua percepetora Brigida que é muito severa com ela. Sempre que Luz Clarita estava triste, a fada Dana (que só Luz Clarita podia ver) aparecia para consolá-la.

O Diário de Daniela – Exibida no Brasil pelo SBT nos anos 2000, a novela também cobria as férias de Chiquititas. O Diário de Daniela conta as aventuras de uma turma comandada por Daniela Monroy, que tem apenas dez anos. Além dos amigos inseparáveis, Daniela tem como aliado um diário onde ela conta seus sonhos, segredos, tristezas e, principalmente, confessa suas travessuras. Mas Daniela tem um amigo especial, um garotinho fantasma que vai ajudá-la a enfrentar momentos muito difíceis.

Cúmplices de um Resgaste – No Brasil, a trama foi exibida em 2002. A novela narrava a história de Silvana que queria ser cantora, mas percebe que é desafinada. Ela encontra uma garota muito semelhante a ela e então nasce uma grande amizade entre as duas, que decidem guardar em segredo, e começam a se encontrar frequentemente. Como sua amiga Mariana canta muito bem, Silvana começa a achar que Mariana poderia tomar seu lugar em um teste musical para novo grupo infantil. Mariana não gosta da ideia, mas acaba aceitando a troca depois que Silvana se compromete a tomar seu lugar num exame de matemática do colégio. E a troca dá certo: Silvana é escolhida para ser cantora do grupo musical e Mariana passa no exame, sem que ninguém desconfie, até que os obstáculos começaram a surgir. As personagens eram interpretas por Belinda, que foi substituída por Daniela Luján. O motivo: a trama deu tão certo que a produtora quis renovar, mas Belinda já tinha marcado outros compromissos e não poderia continuar.

Essas são aberturas clássicas impossíveis de esquecer.

Matérias Relacionadas
Filme Chocante
Filme ‘Chocante’ mostra o retorno de uma boy band após 20 anos
Havaianas Looney Tunes
Havaianas lança coleção inédita com estampas de personagens da LOONEY TUNES!
Chocolate Nestlé Turma da Mônica
Chocolate Turma da Mônica voltará para o supermercado
Visual anos 90
O revival dos anos 90: 9 tendências da moda que estão de volta

Deixe um comentário

3 + dez =