Home > Destaque > A evolução dos vestidos de noivas no decorrer das décadas

A evolução dos vestidos de noivas no decorrer das décadas

30 de maio de 2016, por Leticia Hammes
Leitura Obrigatória
Noiva Vintage

Acompanhe a evolução dos vestidos de noivas através da história e das conquistas femininas no século XX, em uma retrospectiva de tendências para os vestidos de noivas de 1900 a 1980.

1900 – Muito espartilho: Neste período a mulher não tinha sequer o direito ao voto e era totalmente dependente do marido. Educada para casar e cuidar do lar, do marido e dos filhos as noivas vestiam branco como sinal de pureza e virgindade. A submissão da esposa era um dos meios de perpetuar as tradições religiosas e, assim, manter “tudo no lugar”. Nesta época os vestidos eram práticos e simples, sem saiotes imensos e sem armação. Mas bem compridos com ou sem caudas, e os véus de rendas artesanais passavam de mãe para filha. O período  da Art Nouveau dita a moda na Europa e as noivas desta época são ornamentadas com muitas rendas, flores e fitas.

Vestidos de Noiva de 1900

Vestidos de Noiva de 1900 (Foto: Reprodução)

1910 ­–  Sob a influência da Belle Époque francesa os vestidos do início do século XX, principalmente aqueles confeccionados até antes da Primeira Guerra Mundial em 1914, eram extremamente ornamentados. A modelagem era mais solta, as peças usadas pelas noivas dessa época tinham muitos enfeites de flores. Tudo bem romântico e delicado.

Noivas em 1910

Noivas em 1910 (Foto: Reprodução)

1920 – Aqui começou a mudança no comportamento feminino. A moda era de “melindrosas” e os vestidos bem soltos de silhueta reta e aparentemente confortáveis. Esta modificação se refletiu imediatamente nos vestidos de noiva. A mulher se desvencilhou de vez do uso de corselets e espartilhos. Logo depois da Primeira Guerra as mulheres começaram a entrar no mercado de trabalho, e a emancipação feminina trouxe vestidos mais curtos e de cintura baixa. A moda dos anos 20 é marcada por uma silhueta reta, típica do pós-­guerra, bordados e aplicações de pedrarias nas peças, inspirados no estilo Art Déco.

Noivas, 20's

Noivas melindrosas na década de 20 (Foto: Reprodução)

1930 -­ Na década de 30 o corpo da mulher volta a ser valorizado com silhuetas mais ajustadas e que revelavam seus contornos. As mulheres voltaram a utilizar vestidos que se ajustavam às formas do corpo. Foi nessa época que as grandes estrelas do cinema mundial começaram a influenciar a moda. Mas a preferência era pela simplicidade, já que esse era um período entre guerras. Um detalhe que se tornou comum nesta década foram as mangas compridas nos vestidos de noiva. A sensualidade era evidenciada nos anos 30, quando as grandes divas do cinema como Bette Davis e Marlene Dietrich se tornaram inspiração para os looks das noivas. A seda era muito usada nos vestidos desta época.

Noivas nos anos 30

Noivas nos anos 30 (Foto: Reprodução)

1940 –  A moda da década de 40 foi marcada pelas crises e guerras que ocorreram neste período. Os cortes eram mais simples e também era usado pouco tecido, já que havia até uma quantidade limitada para a compra de tecidos e roupas por causa da Segunda Guerra Mundial. Por conta das dificuldades financeiras a mulher definitivamente invadiu o mercado de trabalho até então ocupado unicamente por homens. Nessa época tornou­-se comum noivas se casarem de tailleur.

Noivas anos 40

Noiva de Tailleur e Katharine Hepburn vestida de noiva no filme “A Mulher do Dia”, de 1942. (Foto: Reprodução)

1950­ – Acabou guerra e os maridos finalmente voltam para casa. E agora, o que fazer com eles, já que as mulheres haviam ocupado o lugar que era predominantemente masculino nas fábricas e escritórios? Aí é que entra Hollywood e sua indústria de sonhos fabricando uma mulher romântica, linda e feminina cujo objetivo era casar-­se para viver um conto de fadas.

O Pai da Noiva, filme de 1950

Cena do filme “O Pai da Noiva”, de 1950, estrelado pela atriz Elizabeth Taylor (Foto: Reprodução)

O realce da feminilidade voltou com tudo, tendo as mangas longas e cintura bem marcada a modelarem o corpo da mulher. A atriz Grace Kelly inspira mulheres do mundo todo ao casar­-se com Rainier III, Príncipe de Mônaco, tornando­-se umas das noivas mais maravilhosas de todos os tempos.

Grayce Kelly no dia do seu casamento

Grayce Kelly no dia do seu casamento (Foto: Reprodução)

Ainda em 1950, do lado oposto do Atlântico, outro ícone de estilo casava­-se com o futuro presidente do EUA. Jacqueline Bouvier Kennedy escolheu um vestido com os ombros à mostra. Essa mulher viria a se tornar ícone absoluto de estilo e referência para a “nova mulher” que estava surgindo na sociedade.

Jackie Kennedy Noiva

Jackie Kennedy com seu noivo (Foto: Reprodução)

1960 -­ Nos anos 60 um estilo musical jovem, rebelde e irreverente estava despontando no mundo: Rock and Roll deu às pessoas a liberdade de se vestir com mais individualidade e ousadia. Seus ídolos ditaram a moda inclusive nos casamentos da época.

Casamento Elvis

Casamento de Elvis e Priscila Presley em 01 de maio de 1967 (Foto: Reprodução)

Além do rock and roll com toda a sua irreverência, outro ícone nascia em 1960: a minissaia! E as noivas sessentinhas aderiram a essa moda revolucionária.

Noivas dos anos 60

Noivas dos anos 60 (Foto: Reprodução)

1970 ­- Nos anos 70 predomina a influência do Movimento Hippie. Vestidos artesanais tinham a natureza e, consequentemente, a liberdade como símbolo. As noivas dessa época apostavam em uma relação baseada na colaboração e igualdade entre os sexos.

Noivas da década de 1970

Noivas da década de 1970 (Foto: Reprodução)

1980 -­ Os anos 80 ficaram conhecidos por seus exageros. A ordem da vez era usar muitas cores, brilhos, volumes e as tão características ombreiras. Um exemplo disso é o vestido de noiva da princesa Diana. Com mangas bufantes, cauda gigante e saia volumosa a peça marcou época e entrou para a História.

Lady D

Princesa Diana em seu casamento com o Príncipe Charles, 29 de Julho de 1981 (Foto: Reprodução)

Matérias Relacionadas
Carro vintage
As 7 dicas de especialistas para alugar um carro vintage para o seu casamento retrô
Vestidos de noiva retrô
Mês das Noivas: Veja dicas de vestidos de noiva retrô para se inspirar
Confira 11 casamentos retrô para se inspirar na hora da cerimônia

Deixe um comentário

3 − dois =