Chegamos no último mês do ano com uma das datas mais comemoradas no nosso país: o Natal, festejado anualmente no dia 25 de dezembro. A princípio, a data comemorava o nascimento do Deus Sol, porém, no século III a igreja deu um novo significado para a data para converter os “pagãos” para o a crença do Império Romano, comemorando assim, o nascimento de Jesus. Independente de crenças religiosas, esse feriado é significativo para muitas pessoas, pois se tornou uma época familiar.
Para fechar o ano com toda essa magia do natal, a nossa convidada do mês é Bruna Val Magalhães, também conhecida como Bruna Gilda e proprietária do Brechó Garimpo da Gilda, um brechó online com peças vintage nacionais e importadas. A nossa “Adorável Natalina”, que já está acostumada a posar em calendários, apesar das tatuagens, possui traços bem vintage e seu cabelo vermelho combina perfeitamente com essa época do ano.
Com o objetivo de criar um clima natalino, a nossa pin-up está ambientada no salão do Boutique Vintage Brechó Bar, parceiro desse projeto, que foi transformado em uma linda casinha antiga com sofá, TV, abajour, vitrola, cristaleira, máquina de costura, quadrinhos na parede e claro, muitos presentes.
O figurino, produzido pela Sundae Inc, transformou a nossa modelo em uma linda “Mamãe Noel”. Fugindo do tradicional verde e vermelho, a nossa pin-up usa um gorrinho e um vestido azul claro com branco e detalhes de renas em vermelhas. A beleza ficou por conta do time de maquiagem e cabelo do projeto Be a Bombshell, Silvia Britto e Amanda Lucci.
Veja a seguir o ensaio completo e a entrevista com a nossa musa do mês:
Universo Retrô – Nos fale sobre a sua relação com a cultura vintage:
Bruna Gilda – Sempre fui fascinada por móveis e objetos antigos, desde pequena. Quando eu tinha uns 15 anos fui a um encontro anual de carros antigos na cidade em que morava e me apaixonei completamente. Daí por diante só fui ficando mais e mais curiosa sobre as décadas passadas, pesquisando sobre e adicionando um toque aqui e outro ali no visual conforme eu ia encontrando roupas e acessórios retrô/vintage.
Universo Retrô – Como a moda vintage está presente no dia a a dia?
Bruna Gilda – Eu coleciono peças vintage faz muitos anos, a maioria das minhas roupas ou é vintage ou retrô. São raras as vezes que eu saio com uma roupa “atual”.
Universo Retrô – Você é dona do Brechó Garimpo da Gilda. Podemos afirmar que brechós mantém vivo o passado?
Bruna Gilda – Com certeza! As roupas carregam uma história, uma identidade e são a cara de uma época!
Universo Retrô – Como está o mercado dos brechós hoje em dia?
Bruna Gilda – Aqui no Brasil até pouco tempo atrás havia um preconceito, um certo distanciamento, pois brechó era sinônimo de roupa surrada e cheiro de mofo, mas aos poucos, as pessoas estão valorizando mais e curtindo mais a ideia de ter peças únicas e estilosas.
Universo Retrô – O brechó para você é um hobbie ou uma fonte de renda?
Bruna Gilda – Posso dizer que os dois. Ainda não me sustento apenas com ele, mas além de me divertir sempre dá pra pagar uma conta ou outra (risos).
Universo Retrô – Como foi participar do calendário do Universo Retrô representando o natal?
Bruna Gilda – Foi maravilhoso e muito divertido! O Natal é uma das minhas datas comemorativas preferidas, pois tenho uma família grande e cheia de crianças! Além disso, conheci e me aproximei de mulheres incríveis, e por ser um calendário beneficente, pude ajudar quem precisa de alguma forma.
Universo Retrô – Como você enxerga a cena vintage hoje?
Bruna Gilda – Tanto aqui quanto no mundo, é uma cena bem restrita, não é todo mundo que entende, mas tem muita gente que corre atrás e faz acontecer. Acho importante essa pró-atividade para divulgar a cena e acolher pessoas novas que têm curiosidade para não deixar que ela desapareça.
Universo Retrô – Quais são as mulheres vintage/retrô/pinup que você se inspira?
Bruna Gilda – Sigo muitas e muitas musas vintage no Instagram, famosas ou nem tanto. Sou apaixonada pela Dita Von Teese, Cherry Dollface, Idda Van Munster, Ida Cath e Miss Mosh.
Universo Retrô – Além da moda e do brechó, como a cultura vintage também está envolvida no seu dia a dia?
Bruna Gilda – Nos móveis da minha casa, nas músicas que eu escuto, quando você é apaixonado pelo vintage ele acaba tomando conta de tudo.
Para entrar no clima nesse clima natalino, aproveita para ouvir a nossa playlist especial no Spotify Magia de Natal. Aperte o play e ouça.