Home > Destaque > A moda new wave: uma viagem com muito brilho e permanente nos anos de 1980

A moda new wave: uma viagem com muito brilho e permanente nos anos de 1980

17 de abril de 2016, por Eloíse Cardoso
Moda
Cindy Lauper

Sobreposições, estampas misturadas, vários acessórios, cabelo com volume extra e colorido de várias cores. Elementos essenciais para um visual autêntico dos anos de 1980.

No Brasil, o new wave – nova onda em uma tradução literal – contribuiu para a ascensão do rock nacional, que estava dando os seus primeiros passos. As bandas populares da época eram Titãs, Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso entre outras.

Marcados pela sua extravagância, foi uma década que trouxe algumas novidades no vestuário feminino, deixando as silhuetas andrógenas, incorporando elementos masculinos na composição do look, e a popularização das ombreiras.

O new wave englobava uma onda mais alegre, divertida e colorida, influenciada pelas músicas que eram populares na época, também chamadas de new wave. Foi o movimento dos estilos que emergiram na década de 1980. O uso do teclado, de sintetizadores e da batida eletrônica característica da época, configuraram como um ritmo frenético, tanto na música como no universo fashion.

Moda new wave nas passarelas

Moda new wave nas passarelas (Foto: Reprodução)

A irreverência no visual é querida por muitos que foram jovens na época, os quais sempre usavam cabelos mullet – coloridos e super volumosos – calças de cintura alta, top cropped . A evolução do visual de uma década na qual usar todas as estampas era tendência, e a moda fitness começava a cair no gosto popular. E então por que não usar um tênis de academia, um blazer colorido, calça jeans justa e de cintura alta, cabelos cacheados (efeito da permanente), e ir trabalhar?

A moda era fácil, com muito brilho, gel e cores. As queridinhas eram as cantoras Madonna e Cyndi Lauper, sempre imitadas e amadas por todos. Michael Jackson também arrastava multidões nos seus shows, onde o seu reinado do pop começava com Thriller nas paradas de sucesso, e dançando Moonwalker, que combinava com a nova expressão no meio musical.

Cindy Lauper e Madonna nos anos 80

Cindy Lauper e Madonna nos anos 80 (Foto: reprodução)

No cenário brasileiro, o gênero fez muito sucesso, pois foi difundido pela televisão. Muitas dessas músicas “verdes e amarelas” fizeram parte da trilha sonora das novelas da época, contribuindo para a comercialização da música e da moda para o público que assistia.

É quase impossível separar a música da moda dos anos 1980. Era a hora de expressar-se através de tudo o que se tinha ao alcance na época. Em meio a Guerra Fria, era tempo de se ter esperança e acreditar que poderia haver alguma mudança. Era o tempo de manifestar alegria e cores.

Matérias Relacionadas
Meia Arrastão
A origem da meia-calça arrastão, famosa nos anos 80
Devo, banda New Wave
A irreverência das bandas ‘New Wave’ que uniam a energia do punk com as novas tendências
Yves Saint Laurent
Yves Saint Laurent lança vídeo verão 2018 com referências dos anos 80
Universo Retrô assina produção de moda para novos comerciais da Visa Trigg

Deixe um comentário

4 × 5 =