Home > Destaque > A origem do poá: a clássica estampa de bolinhas que nunca sai de moda

A origem do poá: a clássica estampa de bolinhas que nunca sai de moda

24 de abril de 2018, por Daise Alves
Moda
Marilyn Monroe

Poá, petit-pois, polka dot ou mais popularmente conhecida: bolinhas. A clássica estampa, símbolo da moda anos 50 e muito associada as roupas das garotas adeptas ao estilo pin-up, nunca sai de moda e está presente não só no guarda-roupa feminino, mas também em acessórios, objetos decorativos, unhas e tem se estendido à moda masculina.

A estampa divertida, que dá um toque vintage as produções, ultrapassou a combinação preto e branco, e já ganhou várias versões de aplicações, tanto em cores, quanto em formatos e padronagens, fazendo combinações até com outros tipos de estampas como listras, animal print e até florais. Combinações essas que, por muito tempo foram consideradas um pecado na moda.

A ORIGEM DA ESTAMPA CLÁSSICA

Apesar do seu sucesso, pouco se sabe sobre como realmente surgiu a estampa de póa. Existem alguns créditos de que a estampa surgiu inspirada na polka (ou polca, em português), estilo musical trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu, que dançavam em formatos circulares e que teriam em seu figurino grandes bolinhas estampadas, surgindo assim o termo polka dots, ou bolinhas, em inglês.

Polka Dance

Ilustração sobre a Dança Polca (Foto: Reprodução)

Quem ainda ganha destaque em popularizar a estampa é Walt Disney, ao criar, em 1928, a personagem Minnie Mouse, conhecida pelo seu figurino cheio de bolinhas. Diz-se que, ao pesquisar sobre as tendências da moda, Walt percebeu que xadrezes e listras não eram uma novidade e que as bolinhas seriam algo diferente para aquela que se tornaria a mais famosa ratinha.

Minnie Mouse com estampa de bolinhas

Minnie Mouse, que também ajudou a popularizar a estampa de bolinhas (Foto Montagem: Universo Retrô)

Mas foi mesmo nos anos 50 que a estampa teve seu auge. O momento pós-guerra, cheio de esperança, era propício para a estampa divertida, que surgiu em coleções como Dior, representando romantismo e feminilidade, e marcou figurinos de estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn.

Marilyn Monroe e Audrey Hepburn usando estampa de bolinhas

Marilyn Monroe e Audrey Hepburn usando estampa de bolinha (Foto Montagem: Universo Retrô)

A estampa ficou ainda mais popular em 1960, com a canção Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini, interpretada por Brian Hyland. A música ficou tão famosa que atingiu a primeira colocação na lista Top 100 da Billboard e foi regravada em diversas outras línguas, inclusive, no Brasil, como Biquíni de Bolinha Amarelinha, que apesar de ter sido gravada por vários artistas, foi na voz de Celly Campello que a canção ficou conhecida no país.

POÁ NO ÓCULOS DE SOL

Como percebe-se, a estampa tem grande origem histórica com auge na década de 1950, principal década dos apaixonados pela moda retrô. As bolinhas são referência quando o assunto é estilo pin-up e estão presente em diversas roupas e acessórias.

Para quem está pensando em adquirir algum produto com essa estampa, a Genie Vintage, marca de óculos de sol retrô e alternativos, possui em sua coleção as peças Polka Dot Black e Polka Dot White, que são perfeitas para compor um look retrô. O modelo, tem formato gatinho e as famosas bolinhas dão ainda mais charme ao produto.

Óculos Retrô de Bolinha

Editoras do Universo Retrô (@menteflutuante e @miss_delovely) usando óculos Polka Dot Black e White da Genie Vintage (Foto: Divulgação)

E ainda, os leitores do Universo Retrô ganham 10% de desconto nos produtos da marca usando o código #universoretro.

SERVIÇO
Genie Vintage
Site: http://www.genievintage.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/Genievintage/
Instagram: https://www.instagram.com/genievintage/

VEJA TAMBÉM

Este é um conteúdo patrocinado pela Genie Vintage, uma das empresas que apoiam o Universo Retrô a permanecer online. Mas fiquem tranquilos, só indicamos marcas e produtos em que acreditamos e este texto representa 100% a nossa opinião. Venha anunciar conosco também!

Matérias Relacionadas
Vintage Vandal
Como inovar com os óculos gatinho
Óculos Retrô de Verão
Modelos de óculos de sol retrô que são a cara do verão
Audrey Hepburn com óculos OG
Modelo de óculos usado por Audrey Hepburn e Kurt Cobain volta ao mercado
Óculos Gatinho
A origem do óculos gatinho: item essencial entre os acessórios das pin-ups

Deixe um comentário

nove − 5 =