Home > Cinema & TV > Aprenda a preparar Quiche Lorraine, receita que protagoniza cena do filme “Ladrão de Casaca” (1955)

Aprenda a preparar Quiche Lorraine, receita que protagoniza cena do filme “Ladrão de Casaca” (1955)

2 de junho de 2017, por Ana Marisa Fonzar
Cinema & TV

No filme “Ladrão de Casaca” (To Catch a Thief – 1955), de Alfred Hitchcock, o ex-ladrão de joias John Robie “The Cat”, um dos personagens mais charmosos de Cary Grant, serve para seu convidado uma deliciosa “Quiche Lorraine”. O prato preparado pela sua governanta é o assunto do almoço na bela mansão da Riviera Francesa.

Foto: Reprodução

Um piquenique com vista para Côte d’Azur é outra cena marcante com comida neste suspense. A bela protagonista Frances Stevens (Grace Kelly) pergunta a Robie (Grant) que parte ele prefere do frango assado: “Você quer coxa ou peito?”. A graça fica por conta da dupla interpretação de Robie que esboça um sorriso, mas percebe que ela falava mesmo do frango.

Foto: Reprodução

Diga-se de passagem, Cary Grant e Grace Kelly levarem um frango assado para o piquenique na Riviera Francesa desmitifica que o prato seja sinônimo de comida de “farofeiro”. Brincadeiras a parte,  aprenda a preparar a receita retrô de “Quiche Lorraine”, uma torta salgada de massa leve e recheio cremoso, que combina muito bem com dias frios, pois deve ser servida assim que sai do forno.

QUICHE LORRAINE

Foto: Reprodução

Ingredientes

Massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga gelada em cubinhos
1 gema
50 ml de água
1 pitada de sal

Recheio:
250 g de bacon em fatias
200 g de queijo tipo emmenthal ou gruyere
4 ovos
500 ml de creme de leite fresco
Sal, pimenta-do- reino e noz-moscada

Modo de Preparo

Foto: Reprodução

Massa: Misture a farinha com o sal, acrescente a manteiga e com a ponta dos dedos faça uma farofa. Coloque a gema e a água, aos poucos, amassando sem sovar até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na gaveta da geladeira por uma hora.

Recheio: Frite o bacon até ficar sequinho. Escorra em papel absorvente e reserve. Rale o queijo em ralo bem grosso. Bata os ovos com um garfo ou fouet sem deixar espumar, junte o creme de leite e tempere com sal, pimenta-do- reino e noz-moscada ralada. Abra a massa com o rolo, forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo falso ou forma própria para quiches. Faça alguns furinhos com o garfo no fundo da massa. “Quebre” o bacon em pedacinhos e espalhe sobre a massa na forma. Coloque em seguida o queijo e por último o creme de ovos. Leve ao forno pre-aquecido, 180°, por 40 minutos ou até dourar.

Dica: Se quiser a massa de fora mais crocante, é só levá-la ao forno antes de rechear por 10 a 15 minutos (faça os mesmos furinhos no fundo com o garfo). Retire, coloque o recheio da mesma forma e leve ao forno novamente até dourar.

Confira o trailer de “Ladrão de Casaca”:

Matérias Relacionadas
Retrô inspira tendências de cortes e penteados masculinos para próxima temporada
Eva Wilma e Nicette Bruno estrelam peça do clássico de 1962 ‘O Que Terá Acontecido A Baby Jane?’
No Dia do OVNI, listamos as melhores invasões alienígenas da história do cinema
Bernard e Hitchcock
Conheça 4 clássicos de Hitchcock embalados pela trilha de Bernard Hermann

Deixe um comentário

cinco × cinco =