Home > Cinema & TV > Assista 5 grandes filmes do cinema mudo que estão disponíveis de forma integral no YouTube

Assista 5 grandes filmes do cinema mudo que estão disponíveis de forma integral no YouTube

23 de maio de 2016, por Valeria Torres
Cinema & TV
Calegari

Quando surgiu o cinema, por volta do século XVIII, os filmes eram mudos. A falta de tecnologia não permitia grandes produções, por isso, não era possível fazer a captação de diálogos, então para deixá-los mais envolventes, as películas eram compostos por músicas ou efeitos sonoros.

Mas hoje, não vamos nos ater aos detalhes técnicos e teóricas, vamos apenas apresentar 5 grandes filmes do cinema mudo que estão disponíveis de forma integral no YouTube e que podem ser assistidos gratuitamente. Nessa lista vocês poderão ter maior conhecimento do tipo de linguagem cinematográfica, estilos de filmagem, de roteirizarão, figurinos e temas abordados nessa categoria cinematográfica.

1 – O Último dos Moicanos, 1920: Para iniciar nossa lista, começamos com um dos mais belos e bem produzidos filmes de aventura da época do cinema mudo. Nos quesito fotografia e arte, ele supera e muito as expectativas sobre produções da época trazendo cenas belíssimas.

O enredo de O último dos moicanos traz em 1920 a primeira adaptação para o clássico de James Fenimore Cooper, e conta a estória das irmãs Alice e Cora Munro quando tenta encontrar o pai, um oficial britânico em missão durante a guerra entre franceses e índios americanos. Elas são capturadas pelos soldados franceses com a ajuda de Magua, pertencente à tribo Huron.

Para tentar resgatá-las aparecem Chingachgook e seu filho Uncas, os últimos representantes da tribo dos Moicanos, além de seu aliado Natty Bumppo, homem branco criado pelos índios e que agora atende pelo nome Hawkeye. Devemos apenas ressaltar que estamos falando de uma produção com quase 100 anos, muito longe do politicamente correto que vivemos hoje, então podemos discordar da maneira como os índios são retratados. Lembre-se que estamos falando sobre a visão de quase um século atrás.

2 – O Gabinete do Dr. Caligari, 1920: Em uma temática mais sombria, trazemos O Gabinete do Dr. Caligari. Um filme de terror e suspense (podendo ser considerado o primeiro grande clássico do gênero expressionista alemão produzido nos anos 20) que conta a estória de Francis e seu amigo Alan, que visitam o gabinete do Doutor Caligari e, conhece Cesare, um sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Para descobrir todos os mistérios, Francis precisará adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari. Essa produção por ser bem mais antiga traz imagens mais escuras e borradas, mas ainda sim muito envolvente.

3 – O Garoto, 1921: Charlie Chaplin é um nome muito forte do cinema no início do século XX e para essa nossa lista dos melhores filmes do cinema mudo para assistir no YouTube essa é uma das suas grandes obras.

O Menino é um drama de 1921 que conta a história de uma mãe solteira que deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa então ela prende um bilhete junto à criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que quando descobrem o bebê o abandonam no fundo de uma ruela.

Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem um choque, pois muito provavelmente ela nunca mais verá sua criança.

É um filme clássico, preto e branco e com uma trilha sonora perfeitamente harmonizada com as cenas, um filme muito emocionante e envolvente. Vale cada minuto assistido.

Este filme já tem versão blu-ray remasterizado, para quem não gosta muito dos ruídos bem característicos  das películas, é uma boa dica.

4 – Nosferatu, 1922: Este sem dúvidas é o mais conhecido e clássico dos filmes de terror. Nosferatu é um filme alemão de 1922 que traz a primeira adaptação de Drácula (de Bram Stoker) para as telonas, e até hoje, mesmo quem não é assíduo fã de cinema, já pelo menos ouviu falar nele, e em seu peculiar protagonista.

Por se tratar de uma adaptação, o filme traz a estória de Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Uma característica muito interessante desde filme é a utilização de tons de sépia, de azul e magenta, fugindo do tradicional preto e branco que todos conhecemos. Essa produção chega a ser cômica em algumas partes e sem pestanejar é uma bela obra a ser apreciada tanto pelos entusiastas do gênero como por quem apenas gosta de bons filmes em geral.

5 – Luzes Da Cidade, 1931: Um dos mais aclamados atores, diretores e produtores do cinema mudo, Chaplin é de importância quase que inegável. E nessa lista não poderia faltar uma de suas produções. Em Luzes da Cidade, uma comédia romântica de 1931, Chaplin encena a paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega e suas peripécias cotidianas. Um filme emocionante, porém divertido, e mesmo sem haver diálogos possui um enredo muito envolvente.

Matérias Relacionadas
O Último dos Moicanos - Asteroides Trio
O Último dos Moicanos, da Asteroides Trio, ganha videoclipe animado contemplado pela lei Paulo Gustavo
O Garoto, de Charlie Chaplin
Cine Concerto: redatora do UR foi assistir Charlie Chaplin em evento e conta como foi
Cine Concerto da Fundec Sorocaba
Cine Concerto: Fundec Sorocaba nos leva de volta aos anos 20 com filme de Charlie Chaplin e trilha sonora ao vivo
Hits do Rock Nacional
Hits do Rock Nacional viram nomes de ruas na Zona Norte do Rio

Deixe um comentário