Home > Cinema & TV > Buffy the Vampire Slayer: Série dos anos 90 mostra a força das garotas nas telinhas

Buffy the Vampire Slayer: Série dos anos 90 mostra a força das garotas nas telinhas

26 de setembro de 2016, por Aline Merkle
Cinema & TV
Buffy

Criada por Joss Whedon (diretor de Vingadores e Vingadores – A Era de Ultron) Buffy The Vampire Slayer estreou nas telinhas em 10 de março de 1997. A personagem já tinha ganhado um filme em 1992 que não obteve o sucesso esperado. A história começa quando a adolescente, aparentemente normal, Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar) se muda com sua mãe Joyce (Kristine Sutherland), recém-separada, para a pequena cidade fictícia de Sunnydale na Califórnia, após ser expulsa de sua antiga escola em Los Angeles por ter colocado fogo na quadra, logo ela conhece a tímida Willow Rosenberg, interpretada por Alison Hanningan (American Pie/How I Met Your Mother) e o engraçado Xander Harris (Nicholas Brendon) que vão se tornar seus fieis escudeiros.

O roteiro na verdade acaba funcionando como uma metáfora para as mudanças que passamos durante a adolescência. Buffy acabou se tornando um ícone dos anos 90 em quesitos como efeitos especiais e fotografia por exemplo, mas principalmente no que diz respeito a moda. Podemos acompanhar a mudança no estilo dos personagens ao logo do caminho, tanto em Buffy The Vampire Slayer, quanto em Angel.

Buffy

Buffy (Foto: Reprodução)

A primeira temporada tem apenas 12 episódios e serve principalmente para introduzir os personagens e para a construção da mitologia da série. A cada geração uma jovem vai surgir com poderes fantásticos, ela é a caçadora e tem a missão de lutar contra criaturas sobrenaturais e proteger os humanos até que ela morra e seja substituída por outra. Buffy recebeu essa missão e após as coisas darem errado em seu antigo colégio e ser obrigada a se mudar, ela decide se aposentar. Acontece que ela esta agora na cidade conhecida como hell mouth, um lugar que atrai todo tipo de criaturas das trevas.

Para ajudar a heroína na luta contra esses seres temos Rupert Giles, vivido por Anthony Head (Merlin), que se torna a figura paterna mais consistente na vida da heroína, já que seu pai biológico é uma pessoa ausente, ele é seu guardião responsável por treinar e a orientar a heroína para que ela consiga cumprir seu destino, temos também o simpático e misterioso Oz, interpretado por Seth Green (Austin Powers) e a arrogante Cordelia Chase, interpretada por Charisma Carpenter (S.O.S Malibu/Os Mercenarios),que vai tornar as coisas um pouco mais complicadas para Buffy no início, mas acaba por se torna sua amiga e tem um desenvolvimento incrível ao longo da história mais tarde.

Gilles e Buffy

Gilles e Buffy (Foto: Reprodução)

David Boreanaz (Bones) da vida a Angel, um vampiro charmoso e cheio de segredos, que foi amaldiçoado por ciganos e teve sua alma devolvida ao seu corpo, e isso faz com que ele se arrependa de todos os assassinatos que cometeu. Ele se torna o interesse amoroso da Caçadora. Durante a segunda temporada, Angel acaba se tornando um problema após complicações relacionadas ao poderoso feitiço do qual ele foi vítima, trazendo consequências para todos os amigos de Buffy e afetando o relacionamento dos dois de maneira muito profunda. Conhecemos Spike, interpretado por James Marsters (Dragon Ball Revolucion), o vampiro punk com o look claramente inspirado em Billy Idol, que vai se relacionar com um lado mais obscuro da heroína.

Spike e Buffy

Spike e Buffy (Foto: Reprodução)

Durante a terceira temporada temos o desenvolvimento dos personagens, já que este é o último ano do ensino médio antes de eles irem para a faculdade. Buffy tenta fugir de seu destino após os eventos do final da temporada anterior, mostrando que aquela nunca foi a vida que ela escolheu para si. A personagem ainda precisa lidar com Faith (Eliza Dushku), outra caçadora que aparece na cidade sem qualquer disciplina.

Em sua 4ª temporada a série começa a mudar com Buffy indo para universidade, a série tem a sua temporada mais fraca até então. Riley (Marc Blucas), que é o novo interesse amoroso da heroína, parece não ter química com ela, o vilão Adam, vivido por George Hertzberg (Busca Implacável), também não convence e deixa o plot muito superficial. O ponto positivo aqui, é que Willlow conhece a doce Tara Maclay (Amber Benson) que acaba se tornando muito importante para o desenvolvimento da personagem.

Tara e Willow

Tara e Willow (Foto: Reprodução)

É nesse ponto da história que Angel ganha um spin-off para chamar de seu, apesar de continuar fazendo aparições esporádicas em Buffy The Vampire Slayer. A Série, que leva o nome do vampiro com alma, começa no momento em que Angel deixa Sunnydale e se muda para Los Angeles e lá acaba encontrando um demônio que tem premonições chamado Allen Doyle (Glenn Quinn).

A dupla, que logo vira um trio com a chegada de Cordelia que está tentando virar atriz, funda uma agência que recebe dinheiro para cuidar de casos sobrenaturais, sempre aceitando o preço que o cliente pode pagar é claro. Mais tarde Wesley (Alexis Denisof), um guardião que aparece em Buffy The Vampire Slayer quando Gilles tem problemas com o concelho, se junta ao grupo, que cresce com Fred (Amy Acker) e Charles (J. August Richards), além de contar com a ajuda do amigável demônio Lorne (Andy Hallett) muitas vezes.

Allen e Angel

Allen e Angel (Foto: Reprodução)

Angel teve 5 temporadas, entre 1999 e 2004, que contou com várias visitas de personagens já conhecidos de público como Willow, Oz, Spike, Faith entre outros, até a propria Buffy foi visitá-lo por 2 vezes. Por tratar de temas muito mais pesados e ser gravada principalmente à noite, a série acaba se tornando muito mais sombria que a da caça-vampiros, até as musicas temas refletem o contraste entre o clima dos dois shows. A história também ajuda a nos apronfundarmos no passado do protagonista, além de mudanças significativas no que diz respeito a personalidade da Cordelia. A série foi cancelada logo após o fim da 5ª temporada sem uma conclusão, deixando vários fãs frustrados.

Fred, Wesley, Angel, Charlie e Lorne

Fred, Wesley, Angel, Charlie e Lorne (Foto: Reprodução)

Em sua quinta temporada Buffy nos apresenta à sua irmã mais nova Dawn, vivida por Michelle Trachtenberg (Gossip Girl). Por que todos agem como se ela estivesse presente durante toda a história? É o maior mistério para o público. O sexto ano da série mostra Buffy enfrentando os traumas causados pelos acontecimentos do final da temporada anterior e tendo que lidar com as responsabilidades do mundo real. É nessa também temporada que temos o episódio musical Once More, With Feeling (S06EP07) que mais parece um pesadelo divertido até Buffy fazer uma revelação a seus amigos, além de o sofrimento de uma personagem a afetar tanto a ponto de torna-la perigosa.

A última temporada da série faz com que Buffy enfrente uma entidade tão antiga que é quase impossível de compreender. Vários acontecimentos das temporadas anteriores têm suas consequências mostradas aqui. O final da história na telinha aconteceu no dia 20 de maio de 2003. Apesar de Sarah Michelle Gellar afirmar que precisava descansar e que o papel a consumia, o enredo teve o fechamento que a história merecia e para alegria dos fãs o universo de BuffyThe Vampire Slayer, a série continuou nos quadrinhos publicados pela editora DarkHorse que continua a história após o fim do seriado lançando a 8ª, 9ª e atualmente a 10ª temporada.

Matérias Relacionadas
X-Men '97
X-Men ‘97: Marvel e Hasbro lançam comercial de brinquedos com a cara dos anos 90
Coração Anos 90: The Parking Lots
Coração Anos 90: The Parking Lots lança single nostálgico em ritmo folk e country
Renascer
Renascer: mais uma novela clássica dos anos 90 ganha remake na Globo
Como assim faliram?
Como assim faliram?: 5 gigantes que ninguém imaginava fechar as suas portas

Deixe um comentário