Home > Destaque > Casa das Caldeiras, a construção dos anos 20 em SP que foi transformada em espaço de eventos

Casa das Caldeiras, a construção dos anos 20 em SP que foi transformada em espaço de eventos

19 de novembro de 2015, por Jane Galaxie
Destinos

Quem passa pela Avenida Francisco Matarazzo, no bairro da Água Branca, e observa o seu entorno, acaba sempre por se deparar com uma antiga construção fabril, de alvenaria de tijolos, que foi construída nos anos 20, para servir como geradora de energia às antigas Indústrias Matarazzo. O que muitas pessoas nem imaginam, é que esse espaço foi tombado em 1986 como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, restaurado e revitalizado em 1999, e com essas reformulações, ganhou uma nova ocupação.

Casa das Caldeiras é essencialmente o nome dado a essa construção fabril, que, desde o seu restauro, passou a ser palco de eventos culturais, sociais, privados e coorporativos, que exigem muita personalidade. Recentemente, empresas, empreendimentos, novos projetos e blogs, ora por oportunismo, ora como forma de homenagear a iniciativa, fizeram o uso do nome do espaço. Apesar de o imóvel servir como ponto de referência, o espaço Casa das Caldeiras, se mantém independente, não havendo qualquer tipo de relação comercial, algum tipo de aquisição ou parceria.

Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras (Foto: Carol Pontes e Victor Assumpção)

Referência na área cultural e na área de eventos, o local é um espaço autônomo, que acolhe movimentos culturais, que o utilizam como residência artística, deixando esse espaço com uma identidade própria muito peculiar. Com uma estrutura notável e um universo singular, é também um espaço utilizado na construção de lindas histórias, com a realização de casamentos únicos, unindo tradição à modernidade, e o gênero rústico ao sofisticado. Abrindo as suas gigantes portas, o local torna possível a realização de um evento, em um local emblemático da cidade, que caminha para os seus cem anos de história.

A Casa das Caldeiras é um monumento rico de significados, de grande importância histórica e presença física. Com suas três chaminés de mais 30 metros de altura e suas caldeiras remanescentes, atrai o grande público, que durante suas atividades pode desbravar essa arquitetura única e tão convidativa. Um espaço de valorização ao patrimônio e à memória, que se torna um local de respiro, em meio aos gigantes empreendimentos imobiliários que tomaram conta daquela região nos últimos tempos.

Casa das Caldeiras

Casamento Casa das Caldeiras (Foto: Pedro Henrique Fotografia)

A Associação Cultural Casa das Caldeiras (ACCC), que foi criada em 2005 nesse espaço, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de ocupação artística e cultural, pautados no desenvolvimento humano, no exercício da cidadania e na valorização do patrimônio. A ACCC vem instigando muitos artistas e acolhendo-os, através de seus diversos programas e editais que atuam em algumas frentes distintas, valorizando sempre os processos e produzindo novas perspectivas de atuação e protagonismo sócio-cultural para a cidade e o país.

Portanto, esse é um espaço autônomo, que resiste à especulação imobiliária e às grandes manobras de marketing de grandes conglomerados. Apesar de sofrer, algumas vezes, com a comunicação confusa de alguns empreendimentos, a Casa das Caldeiras investe sempre na boa vizinhança, recebe todos indistintamente como queridos cidadãos e apenas desta forma se relaciona com seus vizinhos, não havendo distinção de raça, credo, time, classe social, escolaridade ou partido político.

Casa das Caldeiras

Evento na Casa das Caldeiras (Foto: Carol Pontes e Victor Assumpção)

SERVIÇO
Casa das Caldeiras
Avenida Francisco Matarazzo 2000 Água Branca – São Paulo SP
Para mais informações e confirmação da programação mensal, acesse a página do facebook: www.facebook.com/casadascaldeiras

Matérias Relacionadas
A evolução dos apartamentos
A evolução dos apartamentos ao longo das décadas pelo Brasil
Piso de Caquinhos
Piso de Caquinhos: das casas brasileiras dos anos 50 à arquitetura atual
Anos 20
Anos 20: 10 mulheres que marcaram a louca e próspera década
Sampa Jazz Fest
Sampa Jazz Fest segue online com grandes nomes da música brasileira

Deixe um comentário