Home > Destaque > Casa das Rosas oferece oficina de Pipas para crianças e adultos em São Paulo

Casa das Rosas oferece oficina de Pipas para crianças e adultos em São Paulo

7 de julho de 2015, por Mirella Fonzar
Eventos

Pipa, papagaio, pandorga, peixinho, raia… não importa a denominação! O que importa mesmo é que este brinquedo artesanal, que voa baseado na força do vento e em seu posicionamento, divertiu a infância de muita gente brasil a fora. Porém, infelizmente, essa cultura se perdeu ao longo do tempo com a chegada de outras brincadeiras. Exatamente por isso, a Casa das Rosas, em São Paulo, promove no próximo domingo (12) uma oficina de pipas clássicas.

O curso promete resgatar a cultura da pipa, ensinando adultos e crianças a fabricar, de forma artesanal, o brinquedo com três varetas revestidas por papel de seda. O programa é uma boa opção para pais que buscam uma atividade interativa e lúdica para fazer com seus filhos, nascidos na era digital e que não largam por nada os jogos virtuais e computadores.

Oficina de Pipa Casa das Rosas

Oficina de Pipa (Foto: Divulgação)

Estima-se que as pipas tenham chegado no Brasil pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Mas, engana-se quem acha que essa é uma tradição lusitana e que já nasceu como uma brincadeira. Acredita-se que o primeiro exemplar do mundo tenha surgido, na verdade, na China, há cerca de 200 anos a.C., como um aparato militar. A pipa teria sido inventada por um general chamado Han Hsin, com o objetivo de medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial.

Como brincar:

Depois de montar a sua própria pipa, é preciso aprender a empiná-la. Escolha um dia ensolarado, com vento bom e um espaço aberto bem longe de postes e fios. Se posicione contra o vento e, bem devagar, vá soltando a linha da sua pipa, para que ela vá subindo. A pipa que ficar por mais tempo no céu ganha a brincadeira. mas, atenção: nada de usar cerol! Essa técnica de cortar outras pipas no ar com pó de vidro e cola de madeira, além de desleal, pode ser fatal e atingir alguém. Portanto, muito cuidado e boa diversão!

Pipa

Foto: Reprodução

SERVIÇO

Oficina de Pipas Clássicas
Inscrições: na recepção da Casa das Rosas ou pelo e-mail:educativo@casadasrosas.org.br
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Tel.: + 55 (11) 3285-6986 / + 55 (11) 3288-9447

Matérias Relacionadas
Exposição “A Evolução do Videogame” leva mais de 40 anos de história para a Brasil Game Show
5 brincadeiras de rua para lembrar e sentir saudades da infância

Deixe um comentário

2 − 1 =