Home > Design > Clássico Jaguar XKSS volta a ser produzido após 60 anos

Clássico Jaguar XKSS volta a ser produzido após 60 anos

30 de março de 2016, por Leila Benedetti
Design
Jaguar XKSS

Foi confirmado nessa semana pela Jaguar Land Rover Classic, divisão da montadora responsável por oferecer peças e serviços para os carros clássicos da marca, que o veículo Jaguar KKSS de 1957 voltará ao mercado após 60 anos de ausência. Ao todo serão fabricados nove exemplares sem nenhuma mudança ou atualização no design original, que terão como destino um grupo seleto de clientes e colecionadores.

Na época, foram produzidos apenas 16 exemplares do modelo para serem exportados para os Estados Unidos, porém nove deles, praticamente prontos, foram destruídos após um incêndio ocorrido na fábrica, então, localizada em Browns Lane, via situada na cidade de Coventry, na Inglaterra.

Agora estes serão substituídos por exemplares fabricados manualmente como no passado, só que dessa vez nas oficinas da Jaguar na cidade de Warwick, no Reino Unido. As entregas estão previstas para o início de 2017, custando 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 6 milhões) cada exemplar.

O carro

Ator Steve McQueen e seu Jaguar XKSS

Ator Steve McQueen e seu Jaguar XKSS (foto: Divulgação)

O modelo Jaguar XKSS é considerado o primeiro superesportivo do mundo. É uma versão para a estrada do carro de corrida D-Type de 1956 da mesma fábrica. Equipado com câmbio manual de 4 velocidades e capaz de alcançar até 230 km/h, o modelo se tornou bem conhecido por causa do famoso ator norte americano entre as décadas de 1950 e 1980 Steve McQueen, que tinha um desses (e de todos os seus carros, era o seu favorito) e o usava para “brincar de gato e rato” com a polícia em suas horas vagas.

Matérias Relacionadas
Opala Coupé 1977
Entre roncos e motores: quando o carro antigo também é um estilo de vida
Fusca
Dia Nacional do Fusca será celebrado com evento especial no São Bernardo Plaza
Para relembrar: Os maiores clássicos da Ford em aparições cinematográficas
Documentário conta história de americano que rodou 5 décadas com o mesmo carro

Deixe um comentário

15 − sete =