Home > Design > Coleção com obras vanguardistas dos anos 60 e 70 ganha exposição na Pinacoteca de SP

Coleção com obras vanguardistas dos anos 60 e 70 ganha exposição na Pinacoteca de SP

10 de setembro de 2016, por Jane Galaxie
Design
Claudio Tozzi

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, recebeu dia 27 de agosto a exposição ‘Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright’, um recorte de 50 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil pelos artistas mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros.

A Coleção representa a produção brasileira dos anos 1960 e possui importantes instalações produzidas a partir de 2000. Foi montada por Roger Wright e seus dois filhos desde 1996 e, após o acidente que vitimou a família em 2011, Christopher e Ellen Mouravieff-Apostol, irmão e mãe de Roger Wright, decidiram manter as obras em solo brasileiro. Para isso, consultaram vários museus nacionais, buscando encontrar algum que apresentasse condições seguras e plenas de pesquisa, comunicação, salvaguarda e projeção pública.

Geraldo de Barros - Marlboro

Geraldo de Barros – Marlboro (Foto: Reprodução)

“Estou muito feliz com a perspectiva de ver a coleção aberta ao público na Pinacoteca. Acima de tudo, tenho certeza que tanto o Roger como os filhos estariam orgulhosos com esse novo rumo na história da coleção que eles montaram com tanta dedicação”, disse Christopher.

A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright. Além disso, também dá continuidade à narrativa iniciada com a exposição “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo”, em cartaz no segundo andar e que apresenta os desdobramentos da história da arte no Brasil do período colonial aos primeiros anos do modernismo em 1920.

A mostra permanece em cartaz até 26 de agosto de 2019 no 1º andar da Pinacoteca – Praça da Luz, 2. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h – e o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Matérias Relacionadas
Daniela Petrucci
Daniela Petrucci: fotógrafa especializada em pin-up promove exposição na Antiques&Art SP
Tarsila do Amaral
PinaFamília: evento mensal da Pinacoteca de SP reúne toda a família com mostras de artes do século XX
Nirvana
Samsung Rock Exhibition promove exposição icônica da banda Nirvana no Rio de Janeiro
Silvio Santos Jovem
Exposição ‘Silvio Santos vem aí!’ tem data prorrogada no MIS

Deixe um comentário