Home > Destaque > Como surgiram as coelhinhas da Playboy dos anos de 1950 e 1960

Como surgiram as coelhinhas da Playboy dos anos de 1950 e 1960

22 de maio de 2017, por Juliana Lourenço
Lifestyle
Playmate

A revista Playboy foi fundada no ano de 1953 por Hugh Hefner, até então formado em Psicologia e Jornalismo. Durante o ano de 1944, Hefner serviu o exército, trabalhando como secretário e cartunista, antes de ser dispensado em 1946.

Foi durante essa época em que esteve no exército que Hefner teve sua maior inspiração para criar sua revista. Ele se inspirou no sucesso das publicações das Pin-Ups da década de 1940, principalmente nos pôsteres pendurados nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

 Pin-Ups de Gil Elvgren

Ilustrações das Pin-Ups de Gil Elvgren que serviram de referências para Hugh Hefner (Foto: Reprodução)

Decidido em fazer a primeira edição de sua revista, Hugh penhorou seu apartamento e emprestou oito mil dólares de amigos e familiares e mais quinhentos dólares, que foram usados para comprar os direitos de fotos de Marilyn Monroe, feitas para um calendário de 1948. Essa primeira edição foi produzida na cozinha de seu apartamento, e não tinha data, pois Hefner não tinha certeza se faria uma segunda edição.

Playboy

1º capa da Playboy com Marilyn Monroe e Hugh Hefner segurando a edição (Foto: Reprodução)

Marilyn Monroe foi a primeira capa da Playboy, mas como estamos acostumados, ela não foi a coelhinha daquela edição, pois esse termo só foi usado no exemplar de 1954. Nessa edição, Marilyn apareceu como a Sweethearth of Month.

Marilyn Monroe

Foto do famoso pôster de Marilyn como Sweetheart of Month (Foto: Reprodução)

A primeira modelo chamada de Coelhinha do Mês, ou, Playmate do Mês, foi Margie Harrison em 1954, na segunda edição da Playboy. Como Marilyn Monroe e outras modelos, as fotos de Margie Harrison também saíram do calendário da Baumgarth Company.

Marggie Harrison

A 1º modelo chamada de “Coelhinha” ou “Playmate do Mês” foi Margie Harrison, na segunda edição da Playboy em 1954 (Foto: Reprodução)

A revista Playboy foi muito importante para demonstrar uma nova corrente do pensamento Americano na década de 50. Ela fez a América reconhecer que as garotas também gostavam de sexo. Sexo puro e simples, como Freud e Kinsey explicavam, e agora Hefner também .

De 1953 até o começo dos anos de 1960, Hugh sacudiu a América com sua revista. Foi nessas 2 décadas, que as publicações conquistoram de vez os Estados Unidos, se tornando um ícone da cultura Americana. No início da Playboy, Hefner comprava fotos de mulheres nuas de fotógrafos independentes. Em dezembro de 1954, nos estúdios de Milwaukee, a revista começou a fotografar suas próprias playmates.

O ano de 1955 foi memorável para a Playboy, nesse ano a circulação de exemplares já era de 164 mil exemplares por mês. Bettie Page, a pin-up ícone, foi a coelhinha de janeiro, e em fevereiro a coelhinha foi Jayne Mansfield, mas Jayne não foi identificada pelo nome, apenas como, coelhinha de fevereiro.

Bettie Page e Jayne Masfiel

Bettie Page e Jayne Mansfiel e foram as coelhinhas de janeiro e fevereiro de 1955, respectivamente (Foto: Reprodução)

Os anos de 1960 foram uma época de mudanças rápidas, e com certeza a Playboy teve sua participação nessa mudança de cultura e comportamento sexual. Nessa década a revista trazia entrevistas com vários famosos da época, como Marthin Luther King Jr e Frank Sinatra. Mas, o que é mais celebrado dessa época são as coelhinhas dos anos 60, que são consideradas as mais lindas da história da Playboy, e nessa década as fotos que estampavam essas edições de 1960 a 1969 são muito elegantes e glamorosas, nada comparado com as playboys de atualmente.

Playmates

Fotos elegantes e glamourosas de dentro de uma das edições da Playboy dos anos 60 (Foto: Reprodução)

Na década de 60, a Playboy foi considerada como um catálogo de jovens atrizes e modelos que almejavam alcançar o ponto mais alto de sua carreira. Pode se dizer que o sucesso da Playboy foi construído por mulheres atraentes e cheias de sucesso e glamour. As capas da revistas mostravam isso, com lindas mulheres e temas divertidos, com muita elegância e nada explícito.

Capas da Playboy de 1961 e 1965

Capas da Playboy de 1961 e 1965 (Foto: Reprodução)

O primeiro Clube da Playboy foi inaugurado na cidade de Chicago em 1960. As meninas que trabalhavam no clube usavam orelhas  e rabo de coelho, gravata borboleta e um lindo maio de seda. Os clubes da Playboy começaram a brotar de Chicago para Nova York e até Londres. Normalmente as coelhinhas que trabalhavam nos clubes tinham cabelos castanhos, corpo em ampulheta e geralmente eram brancas.

Hugh com as coelhinhas

Hugh com as coelhinhas e as típicas playmate com o rabo de coelho (Foto: Reprodução)

Nessa década a Playboy se transformou em um modo de vida, com seus clubes noturnos lotados de celebridades e mais tarde, rodeado pelas namoradas (coelhinhas) de Hugh Hefner. Foi nos anos 60 que Hugh começou a namorar mulheres mais jovens que ele. Em 1969 com 42 nos, ele começou a namorar com Barbara Klein, com 18 anos de idade, mais tarde ela mudou seu nome para Barbi Benton e tornou-se um ícone da Playboy.

Hugh com Barbi

1º Hugh com Barbi | 2º Barbi ilustrando a capa de uma edição especial (Foto: Reprodução)

O famoso concurso de coelhinha do ano, também teve início na década de 60. As meninas tinham que ter entre 18 e 23 anos com as aproximadas medidas,1,60 de altura, 52 quilos, 60 cm de cintura e 90 cm de busto.

Hugh escolhendo a coelhinha do mês

Hugh escolhendo a coelhinha do mês (Foto: Reprodução)

Hoje em dia as edições dos anos 50 e 60 da Playboy são peças de colecionador, tanto por seu conteúdo importante relacionado a política e celebridades, quanto por suas fotos icônicas que trazem mulheres lindas, ícones vintages e por suas fotos sem tratamento de imagem, que mostram a beleza natural das mulheres dessas décadas.

Matérias Relacionadas
Editoras do Universo Retrô assinam nova coluna na Playboy Brasil
Vintage Vandalizm
Universo Retrô entrevista Vintage Vadalizm, modelo pin-up da atualidade

2 Responses

Deixe um comentário

4 + 13 =