Home > Destaque > Confira como usar macacão jeans e conheça a história da peça que é a cara das Pin-ups

Confira como usar macacão jeans e conheça a história da peça que é a cara das Pin-ups

1 de março de 2016, por Jane Galaxie
Moda

O macacão é uma peça de roupa versátil que faz parte da história da moda e essencial para o guarda-roupas das Pin-ups. Surgida em meados de 1790, inicialmente, era uma roupa de trabalho usada apenas por homens. Seu material era feito de linho ou algodão resistente e, só na 1ª Guerra Mundial, começou a ser usada por mulheres que trabalhavam nas fábricas.

Nos Estados Unidos nos anos 20, a peça se tornou uniforme de mecânicos pela sua resistência e praticidade. Nos anos 30, o macacão saiu das fábricas e foi para as ruas como uma solução prática para roupas infantis. Logo após, nos anos 60, se popularizou e se tornou artigo de moda, usado por famosos como Elvis Presley e Marilyn Monroe, tornando-se popular e um item do guarda-roupa de todas as classes, gêneros e estilos.

Foto colorida de mulher trabalhando de macacão durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução)

Foto colorida de mulher trabalhando de macacão durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução)

Também chamado de jardineira em Portugal, é uma peça extremamente versátil e que nunca sai de moda. Longos ou curtos, combinam super bem com o estilo pin-up mais despojado. Nos dias de hoje, existem inúmeros matérias para a confecção do macacão que geralmente possui um corte um pouco mais largo, combinando com o dia a dia.

Macacão Jeans

Um clássico que nunca sai de moda é o macacão jeans. O jeans por ser neutro combina com todos os estilos, do mais básico ao fashion, dependendo da blusa, sapato e acessórios que acompanhem. E essa peça tão versátil pode ser usada de inúmeras formas, com regata, camisa, sapatos de salto, sapatilha, tênis, além de diversos acessórios, como colares e pulseiras.

A cantora de rockabilly Cherry Rat é uma das brasileiras que aposta constantemente na peça. (Foto: Marcelo Garcia para Calendário Universo Retrô e Be a Bombshell)

A cantora de rockabilly Cherry Rat é uma das brasileiras adeptas à peça. (Foto: Marcelo Garcia para Calendário de Pin-ups Universo Retrô e Be a Bombshell em prol do Lar das Mãezinhas)

Em geral os primeiros modelos eram soltinhos com as pernas largas, mas com as adaptações temos também aqueles mais justos, fazendo dessa peça uma solução eclética que combina com todos os formatos de corpo. Os mais soltinhos quando combinado com acessórios, não tiram a feminilidade e combinam com todas as ocasiões.

A lavagem mais conhecida do jeans é azul, mas esta não é a única possibilidade de macacão jeans. Com diversas cores e combinações, o preto, por exemplo, além de ser uma peça chave é o mais básico das opções e deixa a silhueta aparentemente mais fina. As peças coloridas combinam com cores neutras como preto e branco.

Abaixo, selecionamos alguns modelos e looks para que você possa se inspirar:

Macacão

(Fotos: Reprodução)

Macacão

(Fotos: Reprodução)

Macacão

(Fotos: Reprodução)

Macacão

(Fotos: Reprodução)

Macacão

(Fotos: Reprodução)

Macacão

(Fotos: Reprodução)

Este conteúdo foi enviado por Consciência Jeans, marca paulista com lojas no Brás (Rua Mendes Junior, 395 ou na Rua Xavantes, 173). Mais informações sobre macacões da grife: www.conscienciajeans.com.br

Deixe um comentário

4 + dez =