Nova York, Estados Unidos, 1980. O hip hop começa a aparecer em discotecas da época e a tomar as ruas da cidade. Vienna, Áustria, 1980. Um jovem baixista de uma banda de punk e hard rock chamada Drahdiwaberl deixa o grupo para seguir carreira solo. Esses dois acontecimentos deram início a um dos capítulos mais importantes e, ironicamente, desconhecidos da cultura hip hop e pop em geral: o surgimento de Falco, o primeiro rapper branco.
Até 1982 Falco era um baixista de uma banda underground um tanto caótica e o hip hop era um estilo musical popular somente entre os negros nova iorquinos. Após entrar em contato com esse novo movimento, Falco decide seguir carreira solo e apostar no rap e nos sintetizadores. Em 1982 lança seu primeiro álbum, Einzelhaft, e com ele vem o seu primeiro hit “Der Kommissar”, uma mistura de rap, funk e dance. Chegando ao número 1 nas paradas da maioria da Europa e obtendo grande aceitação nos clubes negros de Nova York, ele recebe da mídia a alcunha de “o primeiro rapper branco”.
Der Kommissar (O Comissário, em alemão) trata sobre a cocaína e sobre a relação da polícia com alguns usuários. No vídeo clipe, em que Falco aparece correndo, o carro de polícia foi projetado digitalmente pela MTV. Essa foi a primeira vez em que tal efeito foi usado.
Para tornar sua música mais “internacional”, ele mistura palavras em inglês aos versos de rap alemão. Além disso, Falco foi o primeiro a fazer rap com o refrão cantado, padrão que tomou o mundo e permanece até hoje. Mostrando ser um conhecedor e não um aproveitador do hip hop, ele chamou atenção de grandes nomes do gênero como Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash. Em 1983, quando esteve em Nova York gravando vídeo clipes para seu segundo álbum, Falco se encontrou com Bambaataa.
Após o segundo álbum, “Junge Roemer”, não obter o mesmo êxito internacional do primeiro, Falco compôs o seu maior sucesso da carreira, a famosa “Rock me Amadeus”. Inspirado no filme Amadeus (1985), nessa canção ele misturou hip hop com pop e música clássica. Resultado: Rock me Amadeus chegou ao primeiro lugar na Europa, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Falco foi à América promover seu terceiro álbum, “Falco 3″, e se tornou a maior sensação de 1985 e de 1986. Sua carreira estava no topo.
Uma curiosidade é que, assim como Elvis causou muita surpresa no mundo todo nos anos 50 por cantar um ritmo negro, Falco assim o fez nos anos 80. Quando o rock and roll surgiu para o mundo, além da Inglaterra, o país que mais o acolheu foi a Alemanha. Com o hip hop foi a mesma coisa.
Infelizmente, nenhum dos seus outros lançamentos repetiu o mesmo feito de Rock me Amadeus. A maioria continuou fazendo sucesso em países como Áustria, Alemanha, França e Inglaterra, mas na América não houve mais. No entanto, deve-se ressaltar a contribuição de Falco para a música pop dos anos 80 e 90, mais precisamente ao hip hop, ao qual ele deu muita visibilidade no velho continente. Em 1998, ano de seu falecimento, ele obteve mais hits, como Out of the Dark e Push Push, nos quais gravou no estilo Techno, que logo depois seria chamada de música eletrônica.