Home > Destaque > Conheça a história do McDonald’s e sua loja operante mais antiga do mundo

Conheça a história do McDonald’s e sua loja operante mais antiga do mundo

19 de setembro de 2016, por Gia RedHot
Destinos

Que a rede de fast-food americana McDonald’s é a maior do mundo, isso todo mundo já sabe. Com mais de 36 mil lojas, a empresa se consagrou na venda de hambúrgueres, batatas fritas, milk-shakes e refrigerantes. Mas, você sabia que o primeiro restaurante fundado pelos irmãos Richard and Maurice McDonald, em 1940, inicialmente comercializava churrasco?

Historic_Downey_McDonalds_Hamburgers_Sign

Foto: Reprodução

Após oito anos de operação, eles reorganizaram o negócio para uma hamburgueria, usando princípios de linha de produção. Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake, visitou uma unidade e ficou intrigado com o volume de pedidos. Já que os irmãos McDonald não tinham muito tino para negócios e fracassarem em muitos outros, Ray conseguiu solidificar o processo de produção e comprou todos os direitos da marca em 1961.

A operação consagrou a rede em um sucesso absoluto, tornando-se a maior rede de fastfood do mundo, servindo quase 70 milhões de pessoas nos 119 países. Hoje, possui ao todo mais de 36 mil lojas no mundo todo. A rede tem mais de 1.100 pontos-de-venda espalhados pelo território brasileiro e está presente em 22 estados.

Mascotes

Para quem acha que o Ronald McDonald sempre foi o mascote da marca, está enganado. Encantados com a linha de produção chamada “Speedee Service System”, usada por outra rede de fastfood chamada White Castle, resolveram nomear seu primeiro mascote como Speedee, que por sua vez foi desenhado por Willard Scott.

Antes da empresa adotar o logotipo oficial como conhecemos, por alguns anos usou o mascote em substituição. Speedee (foto ao lado) era um homem com um chapéu de chef com uma cabeça em formato de hambúrguer. Somente em 1967 foi trocado por Ronald McDonald.

Evolução do logotipo

Por 10 anos, o mascote Speedee foi usado como a marca principal da empresa. Criado como uma construção para ser vista a uma longa distância, o “M” foi incorporado como um logotipo em 1962, desenhado pelo engenheiro Jim Schindler. Desde então, sofreu poucas alterações.

20150603-Historia-Logos-Mcdonalds-2

Imagem: Reprodução

A loja mais antiga

Com os inconfundíveis arcos amarelos, a terceira unidade da rede foi fundada em 1953. É a loja mais antiga ainda em funcionamento e preserva todas as características da época, sendo um modelo drive-in. Está localizada em Downey, California. Está atualmente no National Register of Historic Places (NRHP), como um patrimônio histórico.

O vídeo abaixo mostra um usuário que visitou a loja em 2012:

Há também uma loja-museu que foi demolida e construída novamente em 1984 com as mesmas características da década de 1954, em Des Plaines, Illinois. Na literatura da empresa, esta é considerada a loja número #1 por já terem estabelecido a sociedade com Ray Kroc. As visitas são agendadas e loja abre somente no verão americano. Em seu depósito há uma grande coleção de anúncios, fotos e um vídeo sobre a história da empresa.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

SERVIÇO
Oldest McDonald’s Restaurant
10207 Lakewood Blvd. at Florence Ave. – Downey, California
Horário de funcionamento: das 07h às 22h.
Telefone: +1 562-622-9248

McDonald’s Museum and Store No. 1
400 Lee St., Des Plaines, IL
Horário de funcionamento: Somente no verão, de quinta a domingo, das 10h30 às 02h30.
Ligar para confirmar. Telefone: +1 847-297-5022

Matérias Relacionadas
Fome de Poder
Fome de Poder: A polêmica origem do McDonalds
Zé do Hamburger lança food truck retrô em São Paulo
HIstória Fast-Food
O crescimento do delivery de comida no Brasil e a história por trás do conceito de “fast-food”
Idoso
Burger King lança o primeiro combo para idosos acima de 70 anos

Deixe um comentário

1 × três =