Home > Cinema & TV > Conheça Cuphead, o jogo com visual dos desenhos animados da década de 1930

Conheça Cuphead, o jogo com visual dos desenhos animados da década de 1930

21 de setembro de 2017, por Carolina May
Cinema & TV

Desde que foi anunciado na E3 de 2014, o jogo Cuphead chamou a atenção dos gamers, especialmente pelos fãs de jogos indie. Diferente de qualquer game já visto anteriormente, Cuphead possui um visual distinto e cartunesco, inspirado no estilo dos desenhos animados de Max Fleischer (criador da Betty Boop), da década de 1930.

Animação de Betty Boop, na década de 1930 (Foto: Reprodução)

Fundada pelos irmãos canadenses Chad e Jared Moldenhauer, a produtora independente Studio MDHR trabalhou no game por mais de quatro anos. Buscando manter as características das animações da década de 1930, a Studio MDHR produziu não só os elementos visuais, mas também os áudios através das mesmas técnicas utilizadas pelos cartoons da época – o que deixa o jogo ainda mais criativo e nostálgico.

Os irmãos Cuphead (vermelho) e Mugman (azul) (Foto: Studio MDHR)

“Para realmente captar o estilo de animação dos anos 30, tivemos que aumentar a autenticidade ao fazer o trabalho da mesma maneira que eles — pincéis, tintas, pinturas à base da água, todos os frames feitos manualmente (…) Não usamos nenhuma técnica moderna ou truques de software para auxiliar a animação. Se você ver um ovo girar 360 graus em Cuphead, não pegamos um frame e o rodamos no software, desenhamos cada quadro individual em todas as fases da rotação”, explica o desenvolvedor Chad Moldenhauer.

Os irmãos Jared e Chad Moldenhauer (Foto: Studio MDHR)

Com a data de lançamento próxima (29 de setembro), os fãs mais antigos de games notarão a semelhança da jogabilidade e design de Cuphead com as de Super Mario World, Megaman, Contra Hard Corps, Contra III, Gunstar Heroes, Thunderforce e Street Fighter III.

Um dos chefes do jogo (Foto: Studio MDHR)

E para aqueles que são fãs de jogos moderninhos que remetem ao visual retrô e a arte pixelada: Cuphead é certamente um dos jogos do gênero mais promissores dos últimos tempos e é o definitivo “game retrô”.

Trailer do jogo:

Sobre o jogo

Inspirado nos desenhos animados da década de 1930, Cuphead é um game do gênero “run and gun” (“corre e atira”, em português), com o foco voltado às batalhas de chefes. Com a jogabilidade próxima do estilo 2D, o jogador poderá jogar com Cuphead ou com seu irmão Mugman, em um único jogador ou cooperativo. Atravesse mundos, conquiste novas armas, descubra segredos escondidos e aprenda novos movimentos; enquanto tenta realizar o seu objetivo: Pagar sua dívida com o diabo!

Sinistro: Cuphead e Mugman têm uma dívida com o diabo! (Foto: Studio MDHR)

FICHA TÉCNICA
Cuphead
Produtora: Studio MDHR
Distribuidora: Microsoft
Plataformas: Windows 10, Steam (PC) e Xbox One
Lançamento: 29/09/2017

Matérias Relacionadas
Decoração Games
7 itens para fazer uma decoração de videogames retrô na sua casa
Casamento Macabro
Escape 60 Xtreme lança sala “Casamento Macabro”, inspirada em história de terror
Mega Drive
10 jogos essenciais para curtir a volta do Mega Drive
Sapato Pre Code
Breve história dos sapatos: os anos 1930

1 Response

Deixe um comentário

14 − dez =