Home > Destaque > Conheça os cegos que quebraram as barreiras físicas para fazer música

Conheça os cegos que quebraram as barreiras físicas para fazer música

8 de setembro de 2015, por Mirella Fonzar
Música

Dizem que quando o ser humano perde um dos cinco sentidos (olfato, paladar, tato, visão e audição), os outros afloram de uma maneira supersônica. Realidade ou não, é impressionante o que alguns deficientes visuais conseguem fazer. E não estamos apenas falando dos cegos que andam sozinhos pelas ruas e têm uma vida convencional sem depender de ninguém.

A nossa lembrança vai para aqueles que ultrapassam as barreiras físicas de não enxergar, tocam instrumentos musicais com maestria, compõem e cantam suas canções com uma sensibilidade fora do comum. A sensação é que essas pessoas têm o poder de ver cores e formas maravilhosas através da música – coisa que muita gente dotada de tantos atributos físicos não consegue.

Aproveite e faça você o teste. Feche os olhos e deixe todos os seus sentidos aflorarem através das canções abaixo. A seleção vai de ceguinhos mais populares, como Ray Charles e Stevie Wonder até os “blinds” do Blues, como Willie Johnson, Mamie Forehand, entre outros. Close your eyes!

Ray Charles – Ray Charles não nasceu cego, mas ficou completamente sem enxergar aos 7 anos de idade. Não se sabe ao certo o que fez ele perder a visão; alguns dizem que foi glaucoma, outros afirmam que foi em decorrência de uma infecção nos olhos.

Stevie Wonder –  Stevie Wonder nasceu prematuro e cego, devido às complicações na hora do parto de sua mãe. No entanto, essa limitação nunca foi empecilho na busca por seu sonho na música.

Blind Lemon Jefferson – Considerado um mais populares cantores de blues da década de 1920, Blind Lemon também nasceu cego. Aprendeu a tocar violão quando tinha aproximadamente dez anos, então começou a se apresentar em piqueniques e festas.

Blind Willie Johnson –  Consagrado no gospel e blues, Blind Willie Johnson não nasceu cego. O que dizem é que quando ele tinha 7 anos seu pai bateu em sua madrasta por ter descoberto que ela estava o traindo. A madrasta, então, pegou uma garrafa com soda cáustica e atirou, não em seu pai, mas, sim, no rosto do jovem Willie.

Blind Mamie Forehand – Mamie Forehand ganhou ainda mais destaque nessa classe de artistas (cegos) por ser mulher. Um clássico do gospel e blues da década de 20 que vale a pena conhecer.

Blind Willie McTell – O compositor e intérprete americano de country blues, Willie Mctell, nasceu cego de um olho, mas acabou perdendo a restante da visão no fim da infância.

Blind Boy Fuller  – O americano aprendeu a tocar guitarra ainda garoto, mas perdeu a visão na adolescência, quando começou a ter problemas nos olhos.

Blind Snooks Eaglin – Eaglin perdeu a visão logo depois de seu primeiro aniversário, em decorrência do glaucoma, e passou vários anos no hospital por conta de outras doenças. Por volta dos cinco anos de idade, Eaglin ganhou uma guitarra de seu pai.

Blind Roosevelt Graves – Guitarrista de blues e cantor norte-americano, juntamente com seu irmão, eram conhecidos como “Blind Roosevel Graves and Brother”.

Matérias Relacionadas
Portinari
Portinari lança revestimentos inspirados nos ritmos que fizeram a história da música
santa-catarina-custom-show-maurice-john-vaughn
Músico americano de blues Maurice John Vaughn é confirmado no line-up do Santa Catarina Custom Show
Os Amuletos estão na Cidade: Amuletos para Muddy
Os Amuletos estão na Cidade: Amuletos para Muddy lança single de estreia
Hound Dog
Hound Dog: conheça a dupla de compositores por trás do hit e outros sucessos

1 Response

Deixe um comentário