Home > Destaque > Dia Internacional da Dança, conheça as variações de danças vintage para você balançar

Dia Internacional da Dança, conheça as variações de danças vintage para você balançar

28 de abril de 2016, por Enne Maia
Lifestyle
Danças Vintage

Nessa sexta (29) é comemorando o Dia Internacional da Dança, então vamos falar das swing dances que dentro do universo retrô tem muitos adeptos e saudosistas. As swing dances são um grupo de danças típicas dos EUA que se desenvolveram a partir do jazz e danças afro-americanas. O termo swing é por causa do balanço do corpo onde se tem uma postura relaxada, as danças caucasianas da época exigia uma postura ereta que deixava os movimento firmes.

Veja abaixo, 11 dessas variações de swing dances:

1 – Charleston: Surgiu nos anos 20 na cidade de Charleston, Carolina do Sul. A dança é caracterizada por movimentos dos braços e projeções laterais rápidas dos pés. Originalmente era dançada apenas pela comunidade afro-americana, depois da 1º Guerra Mundial passou a ser um divertimento nos cabarés.

2 – Texas Tommy: Originado de São Francisco nos anos 20, segundo alguns historiadores o Texas Tommy foi a primeira swing dance usando 8 tempos com ruptura da “closed position” (posição fechada da dança, onde os parceiros são conectados pelos dois braços), que permitiu acrobacias, palhaçadas e improvisações.

3 – Breakaway: Foi uma swing dance muito popular nos anos 20, desenvolvida a partir do Texas Tommy e do Charleston dançado pelas comunidades afro americanas do Harlem em NY. O ritmo era dançado com jazz, onde frequentemente era dançado em “closed position”. Entretanto, o condutor podia induzir seu par numa posição aberta, que originou o nome breaking away que pode se referir a essa separação dos pares. Nessa posição aberta, os dançarinos poderiam improvisar alguns passos mais livremente.

4 – Lindy Hop: Surgiu nos anos 20 no Harlem/ NY, a dança é uma fusão de Charleston, Breakaway e Sapateado. O nome “lindy hop” surgiu do primeiro voo solo cruzando o Oceano Atlântico, realizado em 1927 por Charles Lindbergh. O feito teve tanto êxito e repercussão que Lindbergh tornou-se imediatamente herói nacional. Devido à coincidência com o surgimento dos primeiros movimentos da crazy dance, esta foi batizada de lindy (de Lindbergh) e hop (salto, pulo). O Lindy Hop é considerado como uma das mais fantásticas formas de se dançar já criadas.

5 – Balboa: O nome foi inspirado pela Península de Balboa, da praia de Newport do sul da Califórnia, e o estilo surgiu na década de 30. Com a expansão do Lindy Hop, os salões de dança começaram e ficar cheios demais impossibilitando passos expansivos, chutes e aéreos. Assim, alguns salões criaram regras rígidas para proibir tais movimentos, como resultado, os californianos criaram o Balboa. A dança enfatiza uma conexão forte entre os parceiros e uma rápida movimentação dos pés. A postura é ereta e sempre em close position, você nunca se afasta do seu par e não existem muitos giros e variações.

6 – Collegiate Shag: Historiadores defendem que o Shag foi criado na década de 30 em Atlantic Beach e se espalhou pelo pais quando os estudantes voltaram para suas casas após as férias e começaram a ensinar para os colegas a dança que aprenderam, outros acreditam que as praias da Carolina foram seu local de nascimento. Em 1984, a Carolina do Sul oficializou o Shag como a dança original do estado. A dança é caracterizada por seus saltos e footwork com muita energia.

7 – Jive: É um estilo de dança criado no final da década de 30 e influenciado pelas swing dances anteriores, é caracterizado pelos seus saltos e teve apoio entre alguns músicos, como Cab Calloway e Glenn Miller. Durante a Segunda Guerra Mundial, o jive atingiu o topo de sua popularidade. Soldados americanos levaram a dança para a Europa.

8 – Est Coast Swing: A dança foi criada por estúdios de dança na década de 40 com base no Lindy Hop. Os estúdios achavam o Lindy hop muito difícil e desestruturado para ensinar aos novos dançarino. Na dança os parceiros se movimentam ao redor da pista de dança em um espaço considerável, os movimentos dos dois parceiros são espelhados.

9 – Boogie Woogie: Originalmente chamado de Barrelhouse ou Barrom Jive é uma evolução do Lindy Hop. Durante a Segunda Guerra Mundial com a chegada do Lindy hop na Europa, a dança rapidamente se desenvolveu e mudou; porém, alguns pesquisadores acreditam que sua origem começou mesmo nos EUA, onde os hoppers dançavam um blues rápido chamado “A lesson in Jive”, a dinâmica dessa dança seria para o Boogie Woogie.

10 – West Coast Swing: Foi criada na Califórnia em torno dos anos 40, e é derivada do Lindy Hop. Tem como característica a dança em linha, elasticidade dos movimentos e a grande possibilidade de improvisação. É uma dança na qual a mulher tem grande autonomia. Em 1988, o West Coast foi nomeado a dança oficial da Califórnia.

11 – Rock and roll: A partir da década de 50, o Boogie Woogie se tornou imensamente popular e dele se originou o Rock and Roll. Isso aconteceu a partir do momento em que se começou a dançar o rock no tom de músicos como Chuck Berry, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Little Richard. Os jovens dançavam o rock em duas categorias: lenta e rápida. Em músicas lentas, os casais dançavam muito próximos se movendo ao redor da pista. Em músicas rápidas, a influência da forma de dançar aberta do Lindy predominava. Os dançarinos se seguravam por uma mão e faziam uma grande variedade de passos rápidos, que incluíam passos aéreos dignos de ginastas, gerando nos anos 70 a categoria de dança Rock Acrobático.

Agora é só escolher a sua swing dance preferida ou escolher todas e cair na pista!

Matérias Relacionadas
Entenda como surgiu a dança “Rockabilly” no Brasil e saiba onde aprender a dançar o rock dos anos 50 e 60
Jive Dance
Quem disse que rock ‘n roll não se dança? Veja onde aprender Jive Rock
Conheça a trajetória do gênio dos musicais, Fred Astaire, falecido há 29 anos
All Skate
Evento de Lindy Hop ‘All Skate’ acontece esse fim de semana; saiba mais

2 Responses

  1. Gabi

    Não vejo a hora de aprender a dançar Boogie e Balboa na escola de dança 1941 Vintage! Além de continuar as aulas de Authentic Jazz, Lindy Hop e Collegiate Shag! #metapara2019

Deixe um comentário