Home > Destaque > Especial Dia Mundial do Livro – Conheça 5 obras inspiradas nas pin-ups

Especial Dia Mundial do Livro – Conheça 5 obras inspiradas nas pin-ups

22 de abril de 2016, por Gabriela Lira
Lifestyle
Pin-Up Gil Elvgren

Consideradas um dos símbolos máximos da cultura vintage, as pin-ups se tornaram objeto de curiosidade e inspiração em vários campos artísticos, dentre eles a literatura. Pensando nisso, e sabendo que amanhã (23) é o Dia Mundial do Livro, o Universo Retrô selecionou algumas obras para que vocês, amantes da cultura old school e admiradores da estética pin-up, possam se deliciar. Os livros escolhidos percorrem desde ilustrações até textos informativos. Confira:

The Art Of Pin-Up por Dian Hanson: Um dos clássicos da editora Taschen, The Art Of Pin-up é uma verdadeira relíquia para qualquer colecionador vintage. Com ilustrações de altíssima qualidade e escolhidas a dedo, é o típico livro que deixará sua estante muito mais bonita. O único ponto negativo, talvez seja o custo do exemplar, que aqui no Brasil está em torno dos R$ 1.100 reais.

The Art of Pin-Up

The Art of Pin-Up (Foto: Divulgação)

History Of Pin-Ups Megazines por Dian Hanson: Também lançado pela Taschen, o livro é dividido em três volumes, cada um focado em um período da história. O volume de número um aborda os primeiros registros das pin-ups, ainda no começo do século 20 e sua popularização mundial durante a Primeira (1914-1918) e Segunda (1939-1945) Guerras Mundiais. O volume de número dois faz uma análise sobre o surgimento das revistas masculinas, tais como a Playboy, após a Segunda Guerra Mundial. E o último livro da série é direcionado ao ressurgimento de revistas pin-ups nos anos 60, que até então haviam sido perseguidas por leis americanas nos anos 50.

History of Pin-Up Magazines

Parte interna do livro History of Pin-Up Magazines (Foto: Divulgação)

Lisa Love Coloring Book: Livros de colorir têm se tornado uma grande febre em praticamente todas as editoras, e o público vintage não poderia ficar de fora. Lisa Love apresenta graciosas ilustrações desenvolvidas em colaboração com a famosa artista contemporânea Nathalie Rattner. O livro ganha pontos pela interatividade e capricho nos desenhos.

 lLivro de colorir de Lisa Love

Capa e desenhos do livro de colorir de Lisa Love (Foto: Divulgação)

Bettie Page – Queen Of Curves por Petra Mason: Conhecida popularmente como “A Rainha das Pin-Ups”, Bettie Page foi uma artista fetichista de extrema importância durante os anos 50. Com seu jeito ingênuo e sexy, costumava levar os polêmicos ensaios que fazia como verdadeira brincadeira. Queen Of Curves traz uma compilação das fotos da modelo, incluindo fotografias nuas e cliques nunca antes vistos.

Capa do livro Bettie Page Queen of Curve

Capa do livro Bettie Page Queen of Curve (Foto: Divulgação)

Your Beauty Mark: The Ultimate Guide to Eccentric Glamour por Dita Von Teese: Lançado no final do ano passado (2015), este novo livro de Dita Von Teese traz as percepções da já consagrada artista burlesca sobre o glamour e como este pode adquirido com boas doses de senso artístico. Por isso, a obra elabora um guia com truques de maquiagem, penteados e tantas outras coisas que possam auxiliar na construção de nosso glamour pessoal.

Dita com seu livro Your Beautiful Make

Dita com seu livro Your Beautiful Make (Foto: Divulgação)

Matérias Relacionadas
o que é fascismo
O Que é Fascismo?: Ensaios de George Orwell são lançados em livro pela Companhia das Letras
Livro
Companhia das Letras: Editora é parceira do Universo Retrô
Guernica
Livro de arte mostra o processo de criação de Guernica, obra-prima de Picasso
Cantora Dalva de Oliveira
Livro é lançado em homenagem ao centenário de Dalva Oliveira

Deixe um comentário

catorze + 17 =