Home > Destaque > Estilista Juliana Lourenço mostra sua casa retrô na segunda edição da série Vintage Homes

Estilista Juliana Lourenço mostra sua casa retrô na segunda edição da série Vintage Homes

22 de setembro de 2016, por Mirella Fonzar
Lifestyle

Em mais uma matéria da série Vintage Homes, o Universo Retrô prova que para adotar um lifestyle vintage genuíno é preciso levar o estilo, literalmente, para dentro de casa. E dessa vez, quem abre as portas de seu lar retrô é a estilista Juliana Lourenço, da marca de bolsas que leva seu nome.

Fascinados pelos anos 50, 60 e 70, ela e seu marido José Hermano Teixeira Junior têm como passatempo garimpar objetos antigos e restaurar móveis de época, para decorar a casa onde vivem em Londrina (PR). E com a família crescendo, a empolgação aumenta ainda mais – eles acabam de ganhar a pequena Georgia June, que, inclusive, antes de nascer já tinha seu próprio quarto retrô.

Confira abaixo nosso bate-papo com Juliana Lourenço e veja mais sobre sua casa retrô:

Foto: Ainho Alves

O casal à espera de Georgia June (Foto: Ainho Alves)

Universo Retrô – Quando começou seu interesse pela decoração retrô?

Juliana Lourenço – Eu e meu marido nos casamos em 2004, mas namoramos 8 anos antes. Mesmo nessa época de adolescentes, já tínhamos interesse por rock ‘n roll e country music, principalmente dos anos 50, 60 e 70. Então, já tínhamos alguns discos e pôsteres relacionados a esse universo.

Só depois que compramos nosso apartamento, quando casamos, começamos a investir na decoração mesmo, utilizando os objetos que tínhamos guardado quando solteiros, e depois fomos comprando aos poucos outras coisas. Até hoje, depois de 20 anos juntos, continuamos a comprar objetos vintage, pois todo colecionador acaba virando um acumulador compulsivo (risos).

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

Universo Retrô – Então, seu marido também curte esse tipo de decoração?

Juliana Lourenço – Sim, com certeza, ele é meu “Partner in crime”; é também um apaixonado por objetos vintage e retrô, e com certeza é um acumulador compulsivo. Sempre que podemos saímos sem rumo à procura de novos objetos em feirinhas, brechós e, principalmente, em cidadezinhas que ficam ao redor de Londrina, onde moramos. Isso acaba virando um hobby.

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

Universo Retrô – Você concorda que o lifestyle caminha junto com a decoração? Nos conte um pouco sobre o estilo de vida da sua família.

Juliana Lourenço – Totalmente, ainda mais quando você divide essa paixão com outra pessoa. Você não consegue separar a decoração da sua casa, do seu modo de vestir, da música que você ouve. Vai virando um círculo vicioso, é gostoso combinar tudo. Quando chega visita em casa, todos falam: “nossa, parece que estou em outra época, ou vocês moram nos Estados Unidos?”.

Aqui em casa somos fanáticos pelas décadas de 50, 60 e 70, principalmente por coisas relacionadas ao nascimento do rock n´roll, ou seja tudo que tenha a ver com country music e blues, dos EUA e Inglaterra. Investimos nisso desde os nossos carros, na decoração de nossa casa e maneira de nos vestir.

Foto: Lírica Aragão

Foto: Lírica Aragão

Universo Retrô – Você teve bebê recentemente, quais foram as inspirações para compor o quarto da sua filha Georgia June?

Juliana Lourenço – Foi maravilhoso decorar o quarto da Georginha, me inspirei nas décadas de 50 e 60. Usei tons pastel, como amarelo, rosa e azul, ficou um docinho. Os móveis são antigos mesmo; eu, meu marido, meu pai e minha mãe reformamos e pintamos. Tudo feito com nossas mãos, achamos isso super bacana também, reformar e não comprar pronto de uma loja.

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

Como uma mãe super legal, já dei quatro Barbies Retrô da minha coleção, para decorar o quartinho dela, mas só vou deixar ela abrir quando for uma menininha comportada (risos). Gostaria muito de ter usado um pôster da minha diva número 1, Sharon Tate, no quarto dela, mas, por conta da história triste que a envolve, não tive coragem. Então, usei um pôster da minha Diva número 2, Brigitte Bardot. Queria muito colocar um pôster com uma figura feminina forte, para inspirá-la mais pra frente em sua vida. Mas, eu sei que ela vai ter suas próprias vontades.

Foto: Lírica Aragão

Foto: Lírica Aragão

Universo Retrô – Quais suas principais referências e inspirações na hora de decorar sua casa, de modo geral?

Juliana Lourenço – Cada cômodo da casa remete a uma época, a copa por exemplo é totalmente inspirada no clima 50’s Western Classic do Tennessee e da Georgia, lá tem pôsteres do Hank Williams, Johnny Cash, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Dukes of Hazzard. É como se eu tomasse café da manhã todos os dias na fazenda. E como eu moro no interior, tem o som dos pássaros, cachorro, é bem gostoso mesmo.

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

A sala já é bem 60’s e 70’s, Estados Unidos e Inglaterra, bem inspirada no rock ‘n roll psicodélico, psychobilly, outlaw, country e com móveis midcentury, pôsteres de cinema, que variam de Clint Eastwood e Tarantino, e com muitas Playboys dessa época pela mesinha de centro.

Nosso quarto é mais Bohemian, com vários chapéus, bolo ties penduradas e com o pôster do Clint no filme “The Good, the Bad and the Ugly”, de 1966. A área de lazer é bem Texas, com longhorns, muitas suculentas e cactos e móveis rústicos de madeira personalizados.

Universo Retrô – Qual seu ambiente preferido?

Juliana Lourenço – A copa, por trazer aquele clima gostoso de fazenda, e a sala, por ser bem ampla, um ambiente perfeito para assistir filmes e escutar música.

Foto: Lírica Aragão

Foto: Lírica Aragão

Universo Retrô – De onde vem os móveis? Onde costuma comprá-los?

Juliana Lourenço – Antes mesmo de casar, comprei meu jogo de jantar numa loja de móveis antigos, sou super adepta a esse tipo de loja, mas hoje em dia está tudo muito valorizado e caro, então comecei a procurar em brechós e em lojas em cidades menores. Faço muita coisa personalizada também, principalmente os móveis rústicos. E sempre gostamos de comprar e reformar pra ficar bem com a nossa cara.

Foto: Lírica Aragão

Foto: Lírica Aragão

Universo Retrô – É possível misturar vintage, retrô e moderno, na sua opinião?

Juliana Lourenço – É possível, mas acredito que quem curte esse tipo de decoração prefira comprar móveis novos e eletroeletrônicos que venham num estilo retrô. Um grande queridinho nosso é a marca Crosley, que dispõe de vitrolas e telefones retrô lindos. A LG também lançou há um tempo umas televisões no estilo retrô, bem legais. Eu, particularmente, prefiro tudo no estilo retrô e vintage.

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

Universo Retrô – Sua casa atual também é antiga? Nos conte um pouco sobre o imóvel.

Juliana Lourenço – Nossa casa é bem antiga, da década de 80 mais ou menos, os cômodos são bem grandes, o terreno também. Eu já morei em apartamento, e é bem difícil trabalhar a disposição de móveis antigos em imoveis pequenos. Já que colecionamos carros antigos também, foi fundamental a escolha de uma casa bem grande, mas, te digo, daqui a pouco, vamos ter que mudar pra uma chácara, pois aqui não está cabendo mais nada (risos)!

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

Universo Retrô – Demorou para chegar aonde queria com a decoração?

Juliana Lourenço – Pra falar a verdade nunca estou satisfeita e sempre tenho vontade de mudar tudo, é um vício! Faz 12 anos que estou casada e sempre mudo algo, sempre tenho vontade de inovar. Esse ano decorei o quarto de Georgia e agora quero mudar nosso escritório, estou pensando em fazer algo inspirado em decoração midcentury.

Foto: Ainho Alves

Foto: Ainho Alves

Universo Retrô – Quais dicas você daria para uma pessoa que está começando a decorar uma casa vintage?

Juliana Lourenço – Sempre que puder compre aquele objeto de desejo e deixe guardado, pois se você não comprar, dificilmente vai achá-lo novamente, ou se achar, vai pagar bem mais caro. E se tiver jeito, procure em cidades menores, em lugares menos especializados, pois esse tipo de decoração está cada vez mais valorizada e cara.

Matérias Relacionadas
Cadence
Tendência retrô traz cores vivas e alegres para os eletroportáteis
Quadros Decorativos Vudu
Vudu Loja fornece quadros decorativos, item essencial para criar uma ambientação retrô na sua casa
Decoração Games
7 itens para fazer uma decoração de videogames retrô na sua casa
Banheiras vintage conferem um charme todo especial à decoração do banheiro retrô

1 Response

  1. Gabriela

    Sigo a Juliana nas redes sociais e sou apaixonada pelo seu estilo único, a casa dela é incrível! Achei super válida a entrevista e concordo muito com ela sobre a reutilização e reforma de móveis antigos sempre que possível.E como ela diz é uma pena essa super valorização muitas vezes exagerada dos antiquários, queria muito ter somente moveis antigos na minha casa. Amei conhecer melhor os detalhes da decoração e desejo sucesso pra ela e a família ( e vcs do site tb claro haha ) Bjs :*

Deixe um comentário

um × três =