Home > Destaque > Exposição “A Evolução do Videogame” leva mais de 40 anos de história para a Brasil Game Show

Exposição “A Evolução do Videogame” leva mais de 40 anos de história para a Brasil Game Show

6 de outubro de 2015, por Jane Galaxie
Lifestyle

De 8 a 12 de outubro, milhares de pessoas devem visitar a Brasil Game Show (BGS) em busca de diversão que só a maior feira de games da América Latina pode oferecer. Jogos inéditos, novidades em equipamentos e acessórios, campeonatos, concursos, máquinas para jogar à vontade, enfim, tudo sobre o universo dos games estará no Expo Center Norte, em São Paulo.

telejogoA BGS 2015 será o lugar ideal também para conhecer a história dos jogos eletrônicos. Para viajar no tempo, basta visitar a exposição “A Evolução do Videogame”, que reunirá exemplares raros e representativos do acervo de Marcelo Tavares, fundador da BGS e maior colecionador de games do Brasil. Serão expostos mais de 100 consoles, além de dezenas de jogos que recontam momentos importantes da história dos games, desde os videogames da primeira geração, como Odyssey e Telejogo.

Além de ver o mais completo acervo do gênero, o público também poderá experimentar alguns games clássicos em 80 máquinas de arcade, com jogos que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990. “A exposição ‘é uma oportunidade única para os fãs de games acompanharem as mudanças nos consoles e jogos nos últimos 40 anos e entenderem a importância de cada geração para que a tecnologia avançasse até o nível atual”, diz Tavares.

Confira a seguir algumas peças que poderão ser vistas na exposição “A Evolução do Videogame”.

Telejogo – Primeiro console lançado no Brasil, em 1977. Seu controle ficava no próprio console – como os botões de um rádio antigo – e tinha apenas três jogos.

Channel F – Foi o primeiro videogame com ROM programável da história a utilizar cartuchos. Lançado em 1976 pela Fairchild Semiconductor, seu formato permitiu que os jogos fossem vendidos separados dos jogos.

Channel F

Channel F (Foto: Reprodução)

Atari – Lançado em 1977 nos EUA, chegou ao Brasil em 1983 e teve como grande diferencial a ampla variedade de jogos, possível graças aos seus cartuchos. Até hoje, o joystick do Atari é reconhecido como um dos principais ícones dos games.

Mega Drive – Considerado o primeiro console de 16 bits da quarta geração, foi lançado no Brasil em 1990 e fez muito sucesso com o jogo Sonic: The Hedgehog.

Action Max – Console curioso, tinha como único controle uma pistola. Único também era o estilo de seus jogos: de tiro, nos quais era preciso mirar com a pistola na televisão. Foi criado em 1987, mas a limitação dos jogos e o fato de que era preciso ter um aparelho de videocassete (os jogos eram gravados em fitas VHS) para que o videogame funcionasse fizeram com que ele não vendesse como o esperado.

Action Max

Action Max (Foto: Reprodução)

3DO – Lançado em 1993, pertence à 5ª geração de consoles e foi o primeiro videogame doméstico de 32 bits.

SERVIÇO

BGS 2015
Quando: 8 a 12 de outubro (8 só para business e imprensa)
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – SP
Horário: 13h às 21h
Ingressos: até 7 de outubro – R$ 79 (individual meia-entrada)

Meia-entrada: benefício válido para doadores de 1kg de alimento não-perecível na entrada do evento, além de estudantes, portadores de necessidades especiais, idosos com idade a partir de 60 anos e professores, todos mediante apresentação de comprovação.

Outras opções de ingressos e preços podem ser obtidas no site, aqui.

Matérias Relacionadas
Conheça Cuphead, o jogo com visual dos desenhos animados da década de 1930
Decoração Games
7 itens para fazer uma decoração de videogames retrô na sua casa
Mega Drive
10 jogos essenciais para curtir a volta do Mega Drive
Casa das Rosas oferece oficina de Pipas para crianças e adultos em São Paulo

Deixe um comentário

17 + doze =