A Galeria de Babel, em São Paulo, acaba de abrir a exposição Impávido Muhammad Ali, primeira mostra individual do fotógrafo Thomas Hoepker no Brasil, sobre o lutador Cassius Clay, conhecido como Muhammad Ali.
Com curadoria de Diógenes Moura, as 25 obras presentes compõem um retrato da complexa personalidade do mítico boxeador e das transformações na sociedade americana nos anos 60 e 70.
Hoepker é uma das referências do fotojornalismo mundial. Foi o primeiro fotógrafo alemão a entrar na agência Magnum, da qual foi presidente entre 2003 e 2007, e seu trabalho sobre Mohammad Ali engloba diversas fases da carreira do pugilista.
A exposição mostra um panorama do esportista apresentando suas múltiplas facetas, com imagens que fazem referência à sua carreira, entre elas Ali Fist (o punho de Ali), que segundo seu autor, mostra um Ali brutal e guerreiro, mas também o lutador que recebeu inúmeros golpes durante sua carreira.
Outra imagem é a da vitória do boxeador contra Brian London, no Earls Court Arena de Londres, em 1966. As fotos selecionadas por Diógenes Moura, predominantemente em preto e branco, também trazem a figura de um Ali em cenas cotidianas do pugilismo, como a fotografia com seu treinador e também ex-campeão do mundo, Johnny Coulon, mais conhecido como “The Chicago Spider (A Aranha de Chicago)”.
O Ali sorridente, carismático e paquerador também está presente na foto com Belinda Boyd, que mais tarde seria sua segunda esposa. A imagem foi capturada por Hoepker em 1967, quando acompanhou o boxeador em seus treinamentos em Chicago, e faz parte de uma anedota narrada pelo fotógrafo em seu livro Big Champ.
Hoepker conta que na época Ali seguia uma dieta estrita a base de salada e bife durante seus treinamentos. Inesperadamente, um dia pediu para que seu motorista parasse em uma pequena padaria do sul de Chicago para comprar um donuts. Uma hora mais tarde, Hoepker presenciou a mesma cena, que se repetiria mais uma vez. Foi na terceira parada que o fotógrafo decidiu seguir o boxeador. Quando entrou no estabelecimento se deparou com Ali paquerando a bela filha do padeiro, Belinda.
SERVIÇO
Exposição “Impávido Muhammad Ali”, de Thomas Hoepker
Galeria de Babel
Vila Modernista (Alameda Lorena, 1257), Casa 2, Jardim Paulista – São Paulo
Visitação: de 7 de outubro a 28 de novembro – De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 17h