Home > Destaque > Fashion Time Machine: vídeo em realidade virtual une história da moda e cinema

Fashion Time Machine: vídeo em realidade virtual une história da moda e cinema

20 de junho de 2017, por Jane Galaxie
Lifestyle
Fashion Time Machine

Apaixonada por cinema e história da moda, Letícia Loureiro, Estudante de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes resolveu usar a tecnologia para criar uma viagem virtual no tempo através de figurinos da Old Hollywood. O vídeo intitulado Fashion Time Machine ou máquina do tempo fashion, foi inspirado no livro da autora Alexandra Farah, 101 filmes para Quem Ama Moda e está disponível no Youtube em 360º.

Letícia Loureiro foi buscar em grandes clássicos produzidos entre as décadas de 1920 a 1970, inspiração para criar o styling da produção. Entre os filmes escolhidos, Sabrina e Annie Hall são os mais famosos, mas há ainda produções escolhidas com figurinos assinados por Coco Chanel, como é o caso do longa-metragem A Regra do Jogo, de Jean Renoir, e Yves Saint Laurent, que criou os figurinos para A Bela da Tarde, de Buñuel.

Bastidores da produção

Bastidores da produção (Foto: Divulgação)

O curta integra o projeto Fashion360 e conta a história de uma garota em busca do seu próprio estilo que viaja no tempo para encontrar mulheres de outras décadas apaixonadas por cinema e moda. Ao conhecer essas garotas, a estudante vai adotando elementos icônicos de cada década, definindo um estilo único e contemporâneo.

“A trama representa minha paixão por história da moda e como o cinema influenciou a maneira como nos vestimos” pontua Loureiro, que levou cerca de um ano entre o desenvolvimento do roteiro, a garimpagem das peças e a produção e finalização do filme.

Uma homenagem ao universo retrô e aos apaixonados por cinema, todos os envolvidos no projeto vivem o vintage no dia a dia. “Tenho um blog retrô e ele me ajudou a encontrar as pessoas certas para esse projeto, todas as atrizes são pessoas reais que são apaixonadas pelas décadas que representaram”, explica a realizadora.

Escolha das roupas no brechó

Escolha das roupas no brechó (Foto: Divulgação)

O Fashion360 também contou com o apoio do Laboratório de Design e Experiências Imersivas da Belas Artes e com produção e edição do estudante Alexandre Mendonça, responsável por outros projetos em 360º na Instituição.

O objetivo do projeto é aproximar o público dos processos e temas relacionados à moda de uma maneira divertida e imersiva. Considerada uma das grandes apostas em tecnologia, a realidade virtual vem ganhando espaço no mercado, sobretudo na moda, em grandes desfiles e backstages de fashion weeks. Entretanto, a proposta de criar uma história fashion é audaciosa e foi um grande desafio que resultou em seu trabalho de conclusão de curso no Centro Universitário Belas Artes.

A ideia agora é levar o projeto em frente e mostrar o outro lado do mundo fashion. “Existe um universo além dos desfiles e dos croquis quando o assunto é moda e pouquíssimas pessoas tem acesso a isso. A realidade virtual me permite mostrar lugares e processos que muitas pessoas só teriam a chance de ver se estivessem inseridas nesse meio”.

Veja o resultado:

Matérias Relacionadas
Breve história dos sapatos: os anos 1960
Oxford anos 50 feminino
Breve história dos sapatos: os anos 1950
listras
Breve história das listras no decorrer das décadas
Sapato Pre Code
Breve história dos sapatos: os anos 1930

Deixe um comentário

3 × 2 =