Home > Destaque > Fotógrafo paulistano faz registros da cidade com uma câmera do século XIX

Fotógrafo paulistano faz registros da cidade com uma câmera do século XIX

8 de novembro de 2015, por Daise Alves
Lifestyle
Foto por Tito Portinho

O paulistano, Vanderlei Guedes, também conhecido como “O Homem e sua Câmera Clara”, trabalhou por 20 anos como fotojornalista e rodou o mundo capturando imagens para diversas publicações. Apesar da sua profissão caminhar bem, ele deixou a tecnologia para observar melhor a cidade em que vive e registrar seus patrimônios históricos e sua arquitetura com uma câmera analógica, característica do século XIX.

A máquina recebe o nome de Câmera Clara Hércules e é uma homenagem ao artista francês Hércules Florence, que foi um dos descobridores da fotografia, juntamente com Daguèrre, Talbot, Nièpce. Trata-se de um modelo de 1860, de grande formato, e pesa em média 13 quilos, a qual ele carrega dentro de uma caixa de madeira. Para fortalecer a imagem do seu modo de trabalhar, o fotógrafo ainda encarna um personagem, Don Guedes, com um figurino típico da época, incorporando completamente a fotografia tradicional.

“O paulistano e o brasileiro em geral não têm amor ao patrimônio histórico de sua cidade, então a minha fotografia é uma fotografia pensante, não só no sentido do ato fotográfico, mas de discutir as coisas da cidade“, afirmou Vanderlei em matéria para o Jornal da Gazeta.

Praça do Patriarca

Praça do Patriarca em SP, 2014 (Foto: Vanderlei Guedes)

A princípio, a ideia era lançar um livro com imagens da cidade de São Paulo, para celebrar os 460 anos da capital, mas o projeto ainda está em andamento, já que o fotógrafo preferiu ganhar maior relevância com seu personagem para possivelmente conquistar parceiros que banquem sua publicação.

Além da fotografia, o profissional também restaura máquinas, adaptando-as para o mercado atual, além de dar suporte em revelação e cursos especializados em fotografia analógica.

Frequentemente Don Guedes pode ser encontrado em alguns pontos de São Paulo, fazendo suas fotografias, ocupando a cidade de uma forma artística e até poética. Para aqueles que se esbararem com ele pelas ruas da capital, ainda podem aproveitar para fazer retratos com o artista, que cobra um preço até acessível para o seu tipo de trabalho.

SERVIÇO
Varderlei Guedes
E-Mail: vg.cameraclara@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/vanderleig

Matérias Relacionadas
Candice Vintage
De pin-ups a carros antigos: Conheça o trabalho da fotógrafa Candice Giazzon
Câmera Leica
Leica M-D: Câmera digital sem visor promete a experiência da fotografia analógica
Veja 18 imagens coloridas da cidade de Watts, um ano depois da revolta racial de 1965
Paquistão|Fotografia de Steve McCurry| 1984
Exposição inédita de 50 fotos icônicas da National Geographic acontece até domingo em SP

Deixe um comentário

dois × quatro =