Home > Cinema & TV > Katy Perry tem futurismo retrô como temática de novo vídeo clipe

Katy Perry tem futurismo retrô como temática de novo vídeo clipe

21 de fevereiro de 2017, por Amanda Aguillar
Cinema & TV

Nesta terça-feira (21), Katy Perry lançou o vídeo clipe da música Chained To The Rhythm, cheio de referências retrô futuristas. A canção serve como crítica à sociedade americana e como as pessoas vivem em suas ‘bolhas’ na era Trump. A história se passa em um parque de diversões chamado Oblivia, onde tudo é lindo e fantástico e as pessoas fogem da realidade numa verdadeira utopia.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Com claras referências à Disneylândia em seu início, o parque traz a atração “American Dream Drop”, onde jovens casais experimentam, numa espécie de ‘Chapéu Mexicano’, como será agradável inciar uma típica família americana moradora do subúrbio, o que lembra ‘A Casa do Futuro’, que foi construída na Disney em 1957.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

No vídeo há também uma sátira, com a maneira em que nos preocupamos em expor nossas vidas nas redes sociais, como no momento onde um grupo de pessoas tira selfies coreografadamente e, em outra cena, onde as passageiros da montanha-russa chamada “Love Me”, competem entre si para ver quem ganha mais likes e corações durante a viagem, onde, inclusive, todos os pares devem ser compostos por um integrante feminino e outro masculino, indicados pelos lugares com coração rosa e com coração azul.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Outra curiosa atração é uma catapulta, onde pessoas com malas prontas são arremessadas para o outro lado de uma cerca branca, com os dizeres “tenham uma viagem segura” e “não há lugar como o nosso lar”, representando o muro em que o Presidente americano pretende construir na fronteira com o México e suas ações para mandar os estrangeiros de volta aos seus países. Além disso são induzidos a formarem uma enorme fila para um brinquedo que parece ser a maior atração de todos os tempos, mas que, na verdade, não passa de uma roda de hamster onde as pessoas correm, não saem do lugar e acabam por cair.

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O clipe conta também com a participação de Skip Marley, neto de Bob Marley. Ele surge de uma televisão gigante, numa espécie de sala de TV com Drive-in, que, ironicamente, mostra escrito ‘Um Núcleo Familiar’, representando como as famílias modernas, substituíram as verdadeiras relações familiares por momentos sentados ao redor da televisão. E ainda uma estrutura dos anos 50, mas muito atual: um pai descansando, enquanto a mãe faz serviços domésticos.

Cena no Drive-in (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Existem muitas referências ao futurismo retrô da década de 60, os figurinos candy colors e cintilantes, botinhas, vestidos trapézio e grandes brincos. Há um cena também num clássico posto de gasolina, com marinheiros dançando com a cantora. Katy Perry já se afirmou fã da personagem Judy Jetson, de Os Jetsons; ela contou que se inspira em seu estilo, o que provavelmente culminou na caracterização de sua personagem Rose, que também conta com muita inspiração em Barbarella.

As referências de Katy Perry: Barbarella e Judy Jatson (Foto: Reprodução)

As referências de Katy Perry: Barbarella e Judy Jatson (Foto: Reprodução)

No vídeo, Katy que se mostra muito encantada com tudo, assim como o restante dos personagens, porém, aos poucos, percebe que as pessoas são facilmente influenciadas e não quer seguir os passos da maioria. Nota que o sonho americano não é disponibilizado a todos, tornando esse ‘parque de diversões’ – aparentemente fantástico – em um lugar vazio e cheio de tristeza.

Assista ao vídeo, abaixo:

Matérias Relacionadas
As baianas e a comida mineira
As Bahias e a Cozinha Mineira lança clipe ‘Fumaça’ com ar de nostalgia
Nelly Furtado
Nelly Furtado lança clipe retrô ‘Pipe Dreams’ com estética dos anos 90
Banda Japonesa Perfume
Conheça o estilo e o clipe da banda japonesa “Perfume” que tem toque retrô
Jennifer Lopez lança clipe com pegada retrô e recado feminista

Deixe um comentário

10 + 9 =