Home > Design > Livro de arte mostra o processo de criação de Guernica, obra-prima de Picasso

Livro de arte mostra o processo de criação de Guernica, obra-prima de Picasso

8 de maio de 2017, por Jane Galaxie
Design
Guernica

Obra de arte monumental e um dos ícones contra a violência política, Guernica é o grito de Picasso diante do fascismo e da barbárie. Ao ver uma foto da cidade basca bombardeada no auge da Guerra Civil Espanhola, o artista imediatamente começou a desenhar fragmentos de fúria e imaginar uma gigantesca tela em preto e branco, à altura de sua revolta.

Livro Picasso e o Guernica

Livro Picasso e o Guernica (Foto: Divulgação)

O passo a passo dessa magnífica criação é revelado em detalhes no álbum informativo Picasso e o Guernica, concebido pelo escritor, editor e educador francês Alain Serres, que a SM acaba de lançar.

Voltado para leitores a partir de dez anos, o livro apresenta os sucessivos estudos e esboços e os vários estágios da obra fotografados pela amiga Dora Maar até a concepção final da tela, de quase oito metros de comprimento, que é reproduzida em um fôlder interno. Além disso, a obra é contextualizada na história e na vida desse gênio revolucionário, que inventou uma nova maneira de olhar a realidade.

Textos poéticos e informativos caminham o tempo todo juntos, convidando não só à fruição estética, mas favorecendo a observação e estimulando a imaginação e reflexão dos leitores. Além dos registros de Guernica, essa estrutura narrativa, que foge do habitual, reúne obras expressivas das diversas fases de seu trabalho, incluindo as pintadas na infância.

Para completar, discussões em torno da violência e a promoção da cultura pela paz, temas sempre urgentes, são recontextualizados nessa obra de modo original.

Matérias Relacionadas
o que é fascismo
O Que é Fascismo?: Ensaios de George Orwell são lançados em livro pela Companhia das Letras
Livro
Companhia das Letras: Editora é parceira do Universo Retrô
Cantora Dalva de Oliveira
Livro é lançado em homenagem ao centenário de Dalva Oliveira
Fases e Faces
Livro ‘Nós Somos os Mods’ é o primeiro registro oficial sobre a cena mod paulistana

Deixe um comentário

13 − 10 =