Home > Destaque > Mês das Noivas – Playlist especial com músicas da dupla retrô mais romântica do Brasil: Erasmo e Roberto

Mês das Noivas – Playlist especial com músicas da dupla retrô mais romântica do Brasil: Erasmo e Roberto

2 de maio de 2016, por Vanessa Rodrigues Rabelo
Música
Erasmo Carlos e Roberto Carlos

Maio é conhecido por ser o Mês das Noivas. Separamos, então, uma playlist especial com músicas da dupla retrô mais romântica do Brasil: Erasmo e Roberto, protagonistas da Jovem Guarda. Porém, as interpretações dessas músicas são apresentadas nas vozes de outras estrelas da música brasileira.

1 – Detalhes

Existem algumas lendas por trás dessa música que nunca foram comprovadas. Uma delas diz que, alguns versos que foram escritos na madrugada pelos dois, não falam necessariamente do amor por uma mulher. Algumas partes da canção teriam sido escritas sobre a amizade entre Erasmo e Roberto. Podemos perceber que alguns trechos como “Se um outro cabeludo aparecer na sua rua, e isto lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua”, não é algo necessariamente romântico.

Afinal, dizem que a amizade é um amor que nunca acaba. Para sabermos se isso é verdade ou não, somente com respostas dos próprios Erasmo e Roberto. Ainda assim, são inúmeros os corações apaixonados embalados por esta canção desde 1971. Na versão abaixo, a banda Del Rey, que é dedicada a covers de canções da dupla, utiliza-se da voz rasgada do vocalista para dar uma nova roupagem à canção.

2 – Como vai você?

Quem nunca quis saber como aquela pessoa amada estaria depois de um longo período sem se verem? Talvez pelos desencontros da vida, a pessoa amada tenha partido para sempre. É nessa ocasião que essa música surge como um consolo ao dizer: “Peço a alguém para me contar sobre o seu dia, anoiteceu e eu preciso só saber… Como vai você?”. Apesar da composição não ter sido feita por nenhum dos dois, ficou imortalizada na voz do Rei desde 1972. Nesta versão, Daniela Mercury nos presenteia com a bela doce voz dela.

3 – Gatinha manhosa

Essa canção foi gravada em 1966 por Erasmo Carlos. Ao escutá-la, é possível se imaginar em 1960, com um vestido rodado vermelho de algodão, em baixo das luzes das estrelas e do luar com a pessoa amada segurando um botão de rosa vermelho enquanto declama estes versos para você. Para as noivas mais moderninhas, é ideal para a entrada de uma cerimônia de casamento. Uma das duplas mais românticas da música brasileira atual, Marcelo Jeneci e Laura Lavieri, dão vida a essa linda canção.

4 – Devolva-me

Talvez esta seja a música cantada por Erasmo que ficou bem conhecida, também, na voz de outra pessoa. A versão de Adriana Calcanhoto foi tema de novela em horário nobre. Existe algo mais sublime do que “O retrato que eu te dei, se ainda tens, não sei, Mas se tiver devolva-me”? A canção foi composta por Lilian Knapp e Renato Barros e é um sucesso nacional desde a época da Jovem Guarda. É interessante lembrar, que durante essa época, Erasmo gravou a música com a Wanderleia e não com o Roberto.

5 – E que tudo mais vá para o inferno

Até agora falamos de músicas românticas, porém algumas delas com um teor de “final não feliz”. Para terminar, já que esse é o mês das noivas, a nossa sugestão é que você tenha alguém para te aquecer neste inverno que já vai começar. Ela não está mais entre nós, mas a voz doce e o jeito meigo contrastaram muito bem com esta canção tão empolgante. Para quem vai casar, desejamos toda a felicidade do mundo. E para quem ainda não casou, e nem pretende, ou está à procura, que vocês sejam felizes também. Aproveitem essa playlist para se inspirarem e promoverem o amor.

Matérias Relacionadas
Rede Globo homenageia centenário de Chacrinha com programa especial
Erasmo Carlos
Casa Levi’s Rio oferece show gratuito de Erasmo Carlos neste dia 20, sábado
Erasmo Carlos
Baile do Tremendão traz Erasmo Carlos ao Cine Joia em proposta inédita
The Angels: Um dos mais importantes pioneiros do rock dos anos 50 e 60 no Brasil

Deixe um comentário

15 − 13 =