Home > Cinema & TV > No Dia dos Professores, confira a lista de memoráveis personagens do cinema

No Dia dos Professores, confira a lista de memoráveis personagens do cinema

15 de outubro de 2015, por Mirella Fonzar
Cinema & TV

Geografia, português, matemática, história, inglês… São tantas as matérias ensinadas por eles, que fica até difícil falar sobre todos os mestres. Por isso, nesta quinta-feira, 15 de outubro, aproveitamos o Dia dos Professores para prestar uma homenagem a todos, recordando alguns dos mais queridos e conhecidos mestres da televisão, dos quadrinhos, do cinema. Confira e mate as saudades!

Klump – Professor Aloprado

No filme O Professor Aloprado (1963; remake em 1996), Sherman Klump, interpretado pelo ator Jerry Lewis, e depois Eddie Murphy, é um professor universitário com grandes conhecimentos em genética, que, geralmente, é ridicularizado. Porém, para conquistar a atenção da bela professora de matemática Denise Gaines, ele decide tomar um de seus experimentos (em fase de testes), que altera a cadeia de DNA e faz com que ele se transforme no bonitão Buddy Love. O único problema é que a fórmula tem um efeito temporário e Klump acaba passando por várias situações complicadas.

Tibúrcio – Rá-Tim-Bum

Um dos mais famosos personagens do programa Rá-Tim-Bum, exibido pela TV Cultura na década de 1990, também era professor. Marcelo Tas fazia o papel do Professor Tibúrcio, um educador muito maluco que ensinava um novo assunto a cada aula. Quem não se lembra do diálogo: – Olá classe! – Olá Professor Tibúrcio! – Prestem atenção porque a aula de hoje é sobre um assunto muito importante! Memorável figura, Tibúrcio causava espanto nos telespectadores, mas sempre ensinava importantes lições para a garotada!

Pardal – Walt Disney

professor-pardal

O Professor Pardal – que na verdade não é um pardal, e sim um galo – é um personagem criado, em 1952, por Carl Barks para a Walt Disney Company, e surgiu originalmente nos quadrinhos como um amigo de Pato Donald, Tio Patinhas e Escoteiros-Mirins. O personagem ficou conhecido por suas invenções, que nem sempre funcionavam da maneira certa.

Girafales – Chaves

Na vila do Chaves (estreou em 1971 e passou a ser exibido no SBT em 1984 até hoje), o Professor Inocêncio Girafales, interpretado pelo ator mexicano Rubén Aguirre, é o alvo das gracinhas da garotada. Também conhecido como Professor Linguiça, o educador leciona numa escola pública e vê em seus alunos o futuro do país. No entanto, as confusões da turma de Chaves e Chiquinha quase sempre o tiram do sério e ele acaba colocando os alunos para fora da sala de aula. Quem não se lembra de: “Tá, tá, tá, táááá!” ou “Não sou professor, nem meu nome é lingüiça! Sou Lingüiça e meu nome é professor… Digo… sou professor e meu nome é Girafales!”.

Raimundo – Escolinha do Professor Raimundo

Aula mais divertida que na Escolinha do Professor Raimundo impossível. O programa, que surgiu em 1952 pelas mãos de Haroldo Barbosa para a Rádio Mayrink Veiga, ganhou sua versão televisiva em 1957, na TV Rio. Passou por várias emissoras e sua última fase foi transmitida pela TV Globo até 2001. Interpretado por Chico Anysio, Raimundo comandava uma turma de comediantes de peso, que incorporavam os mais diversos personagens. Quem não se lembra do velho bordão: “E o salário ó”, um sinal de diminutivo em alusão ao pequeno salário dos professores brasileiros. Deixou saudades.

Xavier – X-men

Professor-Xavier

Charles Francis Xavier, mais conhecido como Professor X, é um personagem da série X-Men, criado por Stan Lee e Jack Kirby, que aparece pela primeira vez no exemplar X-Men # 1 de 1963. Mentor e fundador do grupo, o mutante Xavier é considerado um dos mais poderosos telepatas do Universo Marvel. Ao formar os X-Men, com seus 5 primeiros estudantes: Ciclope, Homem de Gelo, Anjo, Fera e Jean Grey, o professor toma como missão o sonho de convivência pacífica entre humanos e mutantes. Um verdadeiro mestre!

Helena – Carrossel

A jovem e lindíssima professora Helena da novela Carrossel (mega sucesso exibido em 1991 no SBT, de volta em uma nova versão em 2012) é tutora, amiga e mãe de seus alunos. Com seu jeito meigo e enorme paciência, a professorinha, vivida pela mexicana Gabriela Rivero e por Rosanne Mulholland na versão brasileira, conquistou a todos nas duas versões da novela.

Henry – Indiana Jones

Henry Jones Júnior é um professor com vida dupla. Além de lecionar Arqueologia, é um aventureiro destemido e pouco convencional, que usa um chapéu, uma pistola e um inseparável chicote. Conhecido por Indiana Jones, o personagem criado por Steven Spielberg e George Lucas (1977), e vivido por Harrison Ford no cinema, é o protagonista de diversos filmes, jogos de computador e até uma série de televisão.

Girassol – As aventuras de Tintim

girassol

O professor Trifólio Girassol é um personagem da série de histórias em quadrinhos As aventuras de Tintim, criado pelo quadrinista belga Hergé, em 1944. O cientista, parcialmente surdo, acaba entendendo tudo de maneira equivocada e faz a maior confusão. O personagem teria sido inspirado no explorador suíço Auguste Piccard, balonista e pioneiro na exploração de águas profundas.

John Keating – Sociedade dos Poetas Mortos

Em Sociedade dos Poetas Mortos (1989), John Keating é um professor de poesia fora dos padrões. Em uma escola preparatória para jovens, tradicional e conservadora, Keating inspira seus alunos a perseguir as suas paixões e tornar as suas vidas mais intensas. Com citações de nomes da literatura inglesa, o filme sintetizada a expressão latina Carpe diem (“aproveite o dia”), cujo sentido é: aproveite, goze a vida, ela dura pouco e é muito breve.

E você, tem algum professor especial em sua vida? Deixe aqui seu comentário!

Matérias Relacionadas
Stanley Kubrick abre a programação de cursos gratuitos da Casa Guilherme de Almeida em SP
Castelo Ra Tim Bum
TV Cultura libera 90 episódios de Castelo Rá-Tim-Bum no YouTube
Museu do Festival de Cinema
Gramado ganha Museu do Festival de Cinema
Com Tíbio e Perônio, 1º episódio da websérie “Experimento Olímpico” é lançada

Deixe um comentário

dezessete − 2 =