Home > Destaque > O Que é Fascismo?: Ensaios de George Orwell são lançados em livro pela Companhia das Letras

O Que é Fascismo?: Ensaios de George Orwell são lançados em livro pela Companhia das Letras

18 de junho de 2017, por Daise Alves
Lifestyle
o que é fascismo

O escritor George Orwell ficou mundialmente conhecido após o lançamento das obras literárias Revolução dos Bichos, publicado pela primeira vez em 1945 e 1984, lançado em 1949. O primeiro, focado em mostrar as diferenças das classes sociais por meio de alegorias, usando a imagem dos animais para dar um sentindo mais que literal à história, e o segundo mostrando um mundo distópico, dominado por um sistema opressor e autoritário.

O que poucos sabem é que além dessas suas obras marcantes que o colocaram em um grande grau de importância na literatura estrangeira, Erich Arthur Blair – seu nome de nascimento – também contribuiu com a imprensa britânica, escrevendo artigos e resenhas para veículos como New Leader, Tribune e Time and Tide, apenas para citar alguns. Em seus textos que traziam sempre pensamos políticos, Orwell dava ao jornalismo o tom da literatura, transformando um texto que em tese deveria ser racional em obra de arte.

George Orwell

George Orwell na BBC (Foto: Reprodução)

Em O Que é Fascismo? E Outros Ensaios, temos uma seleção dessas obras escolhidas por Sérgio Augusto – jornalista e escritor brasileiro -, que conta com 24 textos inéditos, escritos nos jornais citados acima, no período de 1930 a 1940, unindo uma década dos pensamos de George Orwell.

O livro é o terceiro volume da Companhia das Letras, editora parceira do Universo Retrô, que já publicou outras obras de Orwell, como Dentro da Baleia e Outros Ensaios (2005), uma outra coletânea com uma visão mais panorâmica sobre os textos do ensaista e Como Morrem Os Pobres (2011) com resenhas que retratam os dilemas sociais.

O nome que dá titulo ao livro, O Que é Fascismo?, foi publicado no jornal Tribune na coluna As I Please em 1944, e tenta explicar realmente o que é esse “movimento político”. Em um dos trechos, o autor fala que, mesmo que o fascismo esteja atrelado a algo cruel, inescrupuloso e arrogante é difícil defini-lo. Apesar da palavra estar muito associada aos regimes alemão de Hitler e italiano de Mussolini nos anos 40, essa ainda seria uma definição insatisfatória, pois o termo está além disso.

O autor ainda defende que o termo é usada para definir muitos grupos sociais, como: conservadores, socialista, comunistas, trotskistas, católicos, nacionalista, entre outros grupos, e afirma que da forma como a palavra é usada, inclusive como “palavrão” ou “ofensa”, acaba sendo desprovida de algum significado. Entretanto, o livro não está envolto apenas sobre O que é Fascismo?. Cheio de resenhas, a obra nos trás além de reflexões políticas, críticas sobre livros, filmes e outras personalidades da época, como em O Grande Ditador, uma análise sobre a obra de Charles Chaplin e resenhas sobre obras de outros artistas, inclusive de Oscar Wilde.

Ilustração inspirada no livro 1984

Ilustração inspirada no livro 1984 de George Orwell por Jonathan Burton

Apesar do período em que os textos foram escritos, suas reflexões continuam bem vivas e atuais, fazendo com que e o livro seja uma obra bem contemporânea. Seus pensamentos são bem compatíveis ao momento de tensão política que estamos vivendo no país em que podemos fazer analogias com o momento presente. “O homem comum, desprovido de intelecto, que tem apenas instinto e tradição, sabe que isso não está certo”, é um dos trechos descritos no livro e que faz total conexão com a nossa atual realidade.

Para quem gosta de livros com teor mais político, este livro é ideal. A linguagem simples, direta e objetiva era um dos pontos fortes de Orwell, que consegue trazer reflexões com facilidade para o leitor, que compreende com clareza a mensagem proposta pelo autor.

Este livro foi um recebido da Companhia das Letras, parceira literária do Universo Retrô e que nos ajuda a permanecer online. A resenha representa 100% a nossa opinião!

Matérias Relacionadas
Livro
Companhia das Letras: Editora é parceira do Universo Retrô
Guernica
Livro de arte mostra o processo de criação de Guernica, obra-prima de Picasso
Cantora Dalva de Oliveira
Livro é lançado em homenagem ao centenário de Dalva Oliveira
Fases e Faces
Livro ‘Nós Somos os Mods’ é o primeiro registro oficial sobre a cena mod paulistana

Deixe um comentário

8 + quatro =