Home > Destaque > Os looks de Frida Kahlo: roupas e pertences pessoais da pintora são destrancados após 50 anos

Os looks de Frida Kahlo: roupas e pertences pessoais da pintora são destrancados após 50 anos

3 de maio de 2017, por Leila Benedetti
Moda
Frida Kahlo

Todos nós já sabemos sobre a conturbada vida de Frida Kahlo, assim como o seu perfil polêmico para a época em que a pintora mexicana vivia. Dentro de seu perfil estava o seu estilo único estampado em suas peças de roupa e em suas próteses.

Quando Frida morreu em 1954 de embolia pulmonar, seu marido Diego Rivera trancou suas roupas e pertences pessoais dentro de um banheiro da casa onde viviam, como forma de prestar luto à esposa e preservar o seu espírito artístico e exótico. Um pouco antes de Rivera morrer, em 1957, ele orientou uma amiga, Dolores Olmedo, a continuar com a preservação do banheiro fechado.

Após a morte de Rivera, a casa onde o casal vivia, popularmente conhecida como La Casa Azul, se transformou em um museu que retrata a rotina que Kahlo e Rivera levavam. Mesmo assim, o banheiro com todos os pertences de Frida permaneceu trancado até 2004, dois anos após a morte de Olmedo.

Todos os 300 ítens escondidos foram catalogados e postos em exibição no museu. Em 2015, a fotógrafa japonesa Ishiuchi Miyako clicou alguns ítens e abriu uma exposição na Michael Hoppen Gallery, em Londres. Confira:

Escova de cabelo de Frida

Escova de cabelo de Frida (Foto: Ishiuchi Miyako/ Michael Hoppen Gallery)

Peça Frida

Prótese de perna. Aos seis anos Frida contraiu poliomelite, causando sequelas. Uma delas foi uma gangrena em sua perna direita e os médicos tiveram que amputá-la em 1953 (Foto: Ishiuchi Miyako/ Michael Hoppen Gallery)

Sapato Frida

Outra sequela da poliomelite foi o atrofiamento de sua perna esquerda, provocando encurtamento. Para nivelar a altura de Frida, seu pares de sapatos tinham saltos diferentes (Foto: Ishiuchi Miyako/ Michael Hoppen Gallery)

Vestido Frida

Um de seus vestidos de estilo tradicional mexicano, usado para esconder as sequelas de todas as doenças contraídas por Frida. (Foto: Ishiuchi Miyako/ Michael Hoppen Gallery)

Colete ortopédico usado por Frida

Colete ortopédico usado por Frida após sofrer um acidente de ônibus aos 18 anos. O colete foi transformado em corpete por sua dona após sua recuperação (Foto: Ishiuchi Miyako/Michael Hoppen Gallery)

Mais fotos você encontra neste link.

Matérias Relacionadas
Exposição de Frida Kahlo traz fotografias do acervo pessoal da artista mexicana a São Paulo
Audrey Hepburn, Frida Kahlo e The Beatles ganham exposição em São Paulo
Conheça Samantha Lee, a artista que transforma comida saudável em arte
Frida Kahlo
Veja fotos raras da pintora mexicana Frida Kahlo

Deixe um comentário

20 − cinco =