Home > Destaque > Por trás dos rostinhos bonitos: Conheça 10 projetos sociais encabeçados por pin-ups

Por trás dos rostinhos bonitos: Conheça 10 projetos sociais encabeçados por pin-ups

22 de maio de 2016, por Cherry Rat
Lifestyle
Pin-Up

Hoje em dia há uma infinidade de modelos pin-ups mundo à fora, mas quem vê de longe não imagina que por trás desse estilo de vida, das fotos e do glamour que envolvem a estética dessas modelos, podem existir lindos projetos sociais.

Como vocês sabem, em 2015 o Universo Retrô em parceria com o Be a Bombshell produziu o Calendário de Pin-Ups 2016 com lucro destinada ao Lar das MãezinhasEsse não é o primeiro projeto social encabeçado por pin-ups, veja outras 10 iniciativas realizados por garotas que seguem esse estilo:

1 – Pin-ups for VetsAlguns de vocês devem saber que o termo pin-up ficou muito conhecido durante a 2ª Guerra Mundial (apesar de não ser a primeira aparição do termo na história) na qual as namoradas dos soldados enviavam fotos de si mesmas vestindo lingerie para que eles pendurassem (pin-up) e olhassem de vez em quando para matar a saudade.

O projeto Pin Ups for Vets foi criado em 2006 e o seu ideal é arrecadar verba para veteranos que estão hospitalizados. A ajuda que o projeto oferece é feita de três maneiras:

1) Arrecadação de verba através da venda de calendários;
2) As modelos entregam calendários e fazem visitas aos veteranos hospitalizados;
3) O projeto envia calendários aos soldados em exercício de suas funções para que os mesmos se lembrem de que sempre haverá alguém esperando por eles.

Ao longo de seus 10 anos de existência o projeto recebeu o reconhecimento do congresso e muitos prêmios pelos serviço prestado a comunidade. Ao todo já foram doados cerca de 50 mil dólares aos hospitais militares, além de terem visitado cerca de 10 mil soldados acamados em 55 hospitais em 30 estados americanos.

Pin-Ups for Vets

Pin-Ups for Vets com antigo miligar (Foto: Reprodução)

2 – Pin-ups Against BullyingO projeto que busca educar e incentivar as pessoas a não cometerem bullying foi criado por Mrs. “T” Marie em 2015 quando a mesma viu comentários ofensivos na foto de uma pin-up plus-size. A ideia então foi unir as pessoas que fazem parte do mundo retrô e vintage contra esse tipo de atitude.

O projeto conta com um site, no qual é possível encontrar merchandising, e com uma página no Facebook na qual histórias são compartilhadas e os membros buscam ajudar pessoas que sofrem ou sofreram bullying.  Além de ajudar as pessoas com comentários positivos e mensagens motivacionais a página promove o empoderamento de todas as pessoas independentemente de seu tamanho ou cor.

Emilly Doll

Pin-Up Emilly Doll, apoiadora do projeto. Constantemente questionada por ser magrinha, uma pin-up sem curvas (Foto: Reprodução)

3 – Eff Your Beauty Standards: Na mesma onda anti-bullying podemos citar esse lindo projeto da modelo plus-size Tess Holliday, que busca promover e divulgar fotos no Instagram e no Facebook com o lema “Ser fabuloso não está limitado ao tamanho que você veste”.

Tess Holiday

Tess Holiday fundadora do projeto Eff Your Beauty Standards (Foto: Reprodução)

4 – Pin-ups for Pitbulls: O projeto foi fundado em 2005 pela modelo Little Darling, a qual já estava cansada de ver supostos resgates de pitbulls saudáveis e dóceis que acabavam em sacrifício. A principal motivação da criadora foi sua paixão pelos animais e a vontade de educar as pessoas pelo fim a discriminação, abuso e matança desnecessária da raça pitbull.

O projeto conta com vários tipos de produtos além dos belíssimos calendários que tem como estrelas não só as pin-ups mas também alguns pitbulls resgatados. A verba arrecadada se destina a instituições que resgatam, cuidam e colocam Pitbulls para adoção.

Pin-Ups for Pitbulls

Stand do projeto Pin-Ups for Pitbulls (Foto: Reprodução)

5 – Made of Sugar: No Brasil também foi realizado um calendário pin up + pitbulls e toda verba arrecadada foi revertida em ração, cobertores e casinhas para esses animais resgatados que vivem em abrigos.

Made of Sugar

Foto para o calendário do projeto Made of Sugar (Foto:

6 – Pin-ups Aagainst Cancer: Este projeto é de um grupo de pin-ups que arrecada fundos para o American Cancer Society. Infelizmente não há um site com informações sobre o projeto, mas através do Facebook pode-se notar que o projeto busca ajudar não só financeiramente, com a venda de calendários, mas também através de mensagens motivacionais aqueles que estão doentes.

Pin-Up Bettie Bodacious

Pin-Up Bettie Bodacious
para o calendário do projeto contra o câncer (Foto: Keltic Image Photography)

7 – Pin-ups for PhlanthropyEste projeto se resume a um grupo de pin-ups que se dispõem a comparecerem e participarem de eventos de caridade com suas apresentações e possíveis arrecadações. O projeto também publica em sua página os eventos que vão ocorrer e de que forma você pode colaborar.

Pin-ups do projeto Philantropy

Pin-ups do projeto Philantropy (Foto: Reprodução)

8 – Pin-ups for Charity: Esse projeto escolhe uma pessoa ou família por ano pra ajudar. A arrecadação se dá através de venda de calendários, venda de doces, car shows, desfiles e até lavagens de carros ao estilo pin-up. O projeto se tornou oficial em 2014 e você pode comprar o merchandising através do site.

Pin-Ups do Projeto

Pin-Ups do Projeto (Foto: Reprodução)

9 – Pin-ups for PawsO projeto foi criado em 2012 e também conta com a venda de calendários com a temática pin-up para arrecadação de fundos para resgate de animais.

Pin-Up em fotos para o projeto

Pin-Up em fotos para o projeto (Foto: Reprodução)

10 – Pin-up 4 a Cure: O projeto conta com pin-ups engajadas em ajudar os que tem depressão ou sofrem de alguma doença mental, além de incentivarem a prevenção do suicídio. As pin-ups promovem eventos, palestras e encontros para educar as comunidades a prestarem apoio aos que necessitam e mostrar que eles não estão sozinhos. O projeto também disponibiliza calendários para arrecadação de verba.

Making of para o calendário do projeto

Making of para o calendário do projeto (Foto: Reprodução)

Gostou? Tome iniciativa, ajude, participe ou crie o seu próprio projeto. Toda ajuda é bem-vinda a quem precisa.

Matérias Relacionadas
Encontro Pin-Up
Twelve Burger e Be a Bombshell realizam ‘2º Bazar & Encontro de Pin Ups’
Da arte ao lifestyle: As mudanças no universo das Pin-Ups ao longo dos anos
Pin-Ups Experience Brazil promete programação intensa para fãs do estilo retrô em SP
Com apoio do Universo Retrô, Sputnik Party comemora 8 anos de Red Lights Gang e lança concurso de pin-ups

Deixe um comentário

dezessete − cinco =