PROJETOS ESPECIAIS

Universo Retrô não é feito apenas de notícias sobre cultura e entretenimento envolvendo o passado. O maior portal de conteúdo vintage e retrô do Brasil também vem fazendo história por conta de seus projetos especiais nas mais variadas áreas, sejam ensaios fotográficos e produções de moda, projetos gráficos, iniciativas envolvendo música e eventos para o público retrô, e muito mais. Abaixo você confere tudo o que já fizemos até agora, nesses 2 anos de portal.

Festa Rockterapia: 2 anos de Universo Retrô

A festa Rockterapia comemorou os 2 anos do site e 20 anos da morte de Eddy Teddy (vocalista do Coke Luxe), no dia 4 de agosto de 2017, no The Clock Rock Bar, em São Paulo. Com mais de 300 pessoas no local, contou com reunião lendária das duas primeiras bandas de rockabilly do Brasil – Grilos Barulhentos e Coke Luxe. Ambos os grupos foram criados nos anos 1980, mas, desde a morte de Eddy Teddy, não se apresentavam juntos. A festa contou ainda com Concurso de Topetes e Penteados, bazar retrô, discotecagem com os melhores DJs da atualidade e aula introdutória de dança rockabilly.

Foto: Diorandi Nagao / Reprodução

(Arte: Ariadne Rodrigues / Universo Retrô)

(Foto: Tainá Lossëhelin)

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Veja mais detalhes sobre este evento

Concurso de Topetes e Penteados Retrô

Durante a festa Rockterapia, no dia 4 de agosto de 2017, no The Clock Rock Bar, em São Paulo, foi realizado o Concurso de Topetes e Penteados Retrô. O evento contou com apresentação do lendário Rick and Roll, que organizou as primeiras edições do Campeonato Nacional de Topetes nos anos 1980 e 1990, e, inclusive, foi destaque na novela Explode Coração (1995), na Rede Globo.

Além do troféu de campeão e uma cesta recheada de presentes dos patrocinadores do evento, a empresa Casa na Disney – Aluguel de Temporada garantiu aos primeiros colocados, e seus respectivos acompanhantes, 10 dias de hospedagem em uma casa de luxo no condomínio West Lucaya, em Orlando – Flórida (EUA). Entre os vencedores de 1°, 2° e 3° lugar, respectivamente: Rodrigo Garms, Renan Teixeira e Edd Lamansov; Fabi Cherry, Dayane Nunciatelli e Paula Renata.

(Foto: Tainá Lossëhelin)

(Foto: Tainá Lossëhelin)

Veja mais detalhes sobre este evento

Debate sobre União Feminina na Cena Vintage, no Pin-Ups On Attack

Em abril de 2017, aconteceu o primeiro Pin Ups On Attack, no Fran’s Beer Shop, em São Paulo. Iniciativa da Pin-Up Eliana Kirchner (Bastard Barbers), em parceria com o Universo Retrô, o evento foi um encontro de Pin-Ups afim de trocar experiências, dicas de penteados, maquiagem e truques de moda.

Entre a programação variada, que contou com foodtrucks, flash tattoo, bandas, barbearia e bazar, o UR promoveu um debate aberto sobre a união feminina na cena vintage, com mediação da psicóloga Cristiane Yumi Suzuki, especialista em vintage e assuntos comportamentais.

(Arte: Ariadne Rodrigues / Universo Retrô)

(Arte: Ariadne Rodrigues / Universo Retrô)

Debate do Universo Retrô (Foto: Reprodução)

Debate do Universo Retrô (Foto: Eric N. Yamashita)

Participantes do Pin-Ups On Attack (Foto: AdriManz)

Participantes do Pin-Ups On Attack (Foto: AdriManz)

Veja mais detalhes sobre este evento

Influenciador digital no projeto Spotify Creators

A partir de março de 2017, o Universo Retrô passou a integrar a rede de sites e blogs do Spotify Creators, um projeto do maior serviço de streaming musical do mundo. A ideia do Spotify Brasil é reunir canais com grande influência digital para falar sobre música, de forma que possam produzir conteúdo relevante na plataforma com maior propriedade, através de canções que tenham a ver com suas identidades.

Há um tempo o Universo Retrô possui um perfil no Spotify e já cria playlists relacionadas ao universo vintage e retrô, porém, agora, a criação dessas playlists tornou-se algo oficial. Entre as listas, há canções do passado para ouvir quando está apaixonado, músicas para os amantes do jazz, hits brasileiros antigos, entre outros estilos musicais com ar de nostalgia. Abaixo estão algumas dessas playlists especiais:

Logo Spotify Creators (Imagem: Divulgação)

Logo Spotify Creators (Imagem: Divulgação)

A playlist Estúpido Cupido é dedicada aos corações apaixonados e foi criada especialmente para o Valentine’s Day. Ela é composta por músicas antigas para dançar agarradinho, como nos antigos bailes dos anos 50. Na capa, a modelo Sarah Amethyst numa foto produzida pelo Universo Retrô, em parceria com o projeto Be a Bombshell e o fotógrafo Marcello Garcia.

Playlist Spotify

Aproveitamos a ferramenta para criar playlists sazonais. Portanto, o natal não poderia ficar de fora. Na playlist Magia de Natal é possível ouvir aquelas músicas com toque vintage que embalam as cenas natalinas nos filmes americanos. Na capa, a pin-up Bruna Gilda numa foto produzida pelo Universo Retrô, em parceria com o projeto Be a Bombshell e o fotógrafo Marcello Garcia.

Playlist Spotify

Ouça as outras playlists 

Coletânea Rockabilly Made In Brazil

Coletânea virtual exclusiva do Universo Retrô, a Rockabilly Made In Brazil foi lançada em novembro de 2016. Com as 32 principais bandas nacionais de rockabilly e rock ‘n roll da atualidade, o álbum foi disponibilizado gratuitamente para download através de um hotsite, acessado aqui.

Convidamos o renomado ilustrador gaúcho, Henrique San, para produzir a arte de capa do álbum e a identidade gráfica do site como um todo. Ele é conhecido no mundo retrô por suas icônicas capas de discos e cartazes de festivais do gênero, no Brasil e no mundo.

Coletânea Rockabilly

(Arte de capa da coletânea: Henrique San | Universo Retrô)

Baixe a coletânea completa gratuitamente 

Tikinik: Piquenique com os colaboradores do site

Em novembro de 2016, o Universo Retrô reuniu amigos e colaboradores na primeira edição do Tikinik, um piquenique colaborativo, com temática Tiki retrô. Saudando o último mês da primavera, em meio a muito verde, comidinhas gostosas e música ao vivo, o evento aconteceu no parque do Ibirapuera, em São Paulo, e contou com o pocket show UkulelElvis, com Ton White tocando sucessos de Elvis Presley no Ukulele.

Turma de colaboradores (Foto: Ricardo Biserra | Universo Retrô)

Turma de colaboradores (Foto: Ricardo Biserra | Universo Retrô)

As editoras Daise Alves e Mirella Fonzar (Foto: Ricardo Biserra | Universo Retrô)

As editoras Daise Alves e Mirella Fonzar (Foto: Ricardo Biserra | Universo Retrô)

Veja mais detalhes sobre este evento

Honky Tonk Party: Festa de 1 ano do Universo Retrô

Em julho, aconteceu a primeira edição da Honky Tonk Party, no Rockerama Club, em São Paulo. Com temática western, a festa celebrou o aniversário de 1 ano de Universo Retrô. Para abrir a noite, o DJ Wagnão apostou numa super seleção de discos de vinil, com um set de country e rock ‘n roll dos anos 1950. Durante a festa também se apresentaram as bandas Rooster of The Rising Sun (São Paulo), Ton White Rock ‘N Roll Acústico (São Paulo) e The Hicks (Minas Gerais), seguindo a mesma linha – hillbilly e rockabilly. Além das atrações musicais, o evento contou com apresentação de burlesco western da show girl Aurora D’Vine e concurso para eleger a Miss Pin-Up Honky Tonk Party, com o melhor figurino.

Foto: Taina Lossehelen

DJ Wagnão na discotecagem em vinil (Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô)

Foto: Taina Lossehelen

Show de burlesco western com Aurora D’Vine (Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô)

13923876_515748861966775_5675064762155348285_o

Miss Pin-Up Honky Tonk Party com seus prêmios (Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô)

13909144_515750475299947_6796853451565046181_o

Show da Banda The Hicks, de Minas Gerais (Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô)

Show da banda Rooster of The Rising Sun (Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô)

Show da banda Rooster of The Rising Sun (Foto: Tainá Lossëhelin / Universo Retrô)

Foto: Taina Lossehelen

Show de Ton White Rock ‘N Roll Acústico (Foto: Taina Lossehelen)

Confira mais destaques deste evento 

Coleção Pin-Ups em parceria com a ilustradora Aline Lacroc

Em julho de 2016, o Universo Retrô lançou sua primeira linha decorativa colecionável: Pin-Up Cowgirl by Lacroc. Em parceria com a ilustradora Aline Lacroc, também blogueira do Retrô Rock e colunista do UR, foram desenvolvidas canecas, almofadas e posteres exclusivos, com estampas de uma Pin-Up western/country desenhada por ela. Os produtos foram vendidos durante a Honky Tonk Party.

Inspirada nas ilustrações clássicas e nos desenhos old school, Aline utiliza um estilo bem particular em seus traços, que garante ainda mais personalidade à coleção. Suas referências vêm das tatuagens de Sailor Jerry, quando os traços eram simples e não existiam tintas de todas as cores. Assim, junta essa admiração pelo old school com a paixão pelas Pin-Ups clássicas e as retrata de forma leve e bem humorada em seus desenhos.

Pôster (Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Pôster (Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Caneca (Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Caneca (Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Almofada (Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Almofada (Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Confira detalhes sobre a coleção 

Websérie Vintage Lovers em parceria com Hello Vargas Filmes

Em parceria com a produtora Hello Vargas Filmes, o Universo Retrô produziu em 2016 uma série de vídeos para seu canal do YouTube. Denominada Vintage Lovers, a série traz vídeo-reportagens divididas em episódios, que contam histórias de diversas personalidades – de famosos a pessoas comuns – que são apaixonadas pelas mais variadas vertentes do passado, seja na música, moda, decoração, entre outros segmentos.

O primeiro episódio foi gravado no Encontro de Carros Antigos da Luz, que acontece todo primeiro domingo do mês em frente a uma das mais antigas estações de trem da capital paulista. Já o segundo traz as pin-ups do Calendário Beneficinte 2016 do Universo Retrô e as pessoas envolvidas na produção para falarem sobre Fotografia Pin-Up e os segredos dessa arte. Por último, a série traz o episódio Memórias, onde as idosas do Lar das Mãezinhas, instituição beneficiada pelo calendário, relembram os bons momentos da juventude e contam como era o tempo delas.

Saiba mais sobre este projeto

Calendário de Pin-Ups Brasileiras Beneficente 2016

Em dezembro de 2015, o Universo Retrô, em parceria com a produtora Be a Bombshell, lançou o Calendário de Pin-Ups em prol do Lar das Mãezinhas, uma instituição de longa permanência para idosas, em São Paulo. Para o projeto, foram convidadas 12 mulheres brasileiras, que têm o retrô como estilo de vida, representando cada um dos meses do ano e suas respectivas datas comemorativas.

Entre as modelos que posaram para o calendário estão: Mona Liza (Janeiro, Dia do Mágico), Aurora D’Vine (Fevereiro, Carnaval), Madame Rose ‘N Roll (Março, Páscoa), FabiCherry (Abril, Descobrimento do Brasil), Cherry Rat (Maio, Dia do Trabalho), Sarah Amethyst (Junho, Dia dos Namorados), Mari Kato (Julho, Dia do Rock), Marilia Skraba (Agosto, Dia do Soldado), Gladis Vivane (Setembro, Dia da Secretária), Dracurella (Outubro, Halloween), Nanne Ahadi (Novembro, Dia da Consciência Negra) e Bruna Gilda (Dezembro, Natal).

Os ensaios foram clicadas por Marcello Garcia (Assistente: Paula Muller) no salão Circus Hair, na hamburgueria Cia 66 e no Vintage Boutique Brechó e Bar. O projeto teve produção artística de Marilia Skraba, beleza de Silvia Brito (Assistentes: Jéssica Monge, Amanda Lucci e Juliane Palesel) e figurinos da marca Sundae Inc. Com design de Ariadne Rodrigues, o calendário impresso foi vendido ao longo de 2015 e 2016 via internet.

Capa do calendário (Arte: Ariadne Rodrigues | Universo Retrô)

Capa do calendário (Arte: Ariadne Rodrigues | Universo Retrô)

(Foto: Divulgação | Universo Retrô)

Saiba mais sobre o calendário 

Confraternização filantrópica no Lar das Mãezinhas

Em março de 2016, para comemorar o sucesso das vendas parciais do calendários de pin-ups em prol do Lar das Mãezinhas, a equipe envolvida no projeto organizou uma festa de confraternização com as idosas da instituição. O evento contou com lanche colaborativo, visita das pin-ups vestidas no estilo, show ao vivo com Ton White, tocando músicas da Jovem Guarda, e apresentação burlesca/cheesecake de Marília Skraba.

Localizada no bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo, a casa de longa permanência existe há 33 anos. Na época, Ivana Graciano, de, então, 49 anos, convenceu seu pai, Antonio, a construir um espaço que abrigasse idosos carentes, pois, segundo ela, são os mais esquecidos por nossa sociedade e governo. Atualmente, o Lar das Mãezinhas abriga 35 senhoras divididas em duas alas – as mais debilitadas (60% tem Mal de Alzheimer) e as menos debilitadas.

Pin-Ups em frente ao Lar das Mãezinhas (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Pin-Ups em frente ao Lar das Mãezinhas (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

(Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Pin-ups em visita para as Mãezinhas (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Pin-Ups em frente ao Lar das Mãezinhas (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Apresentação burlesca cheesecake de Marilia Skraba (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Pin-Ups em frente ao Lar das Mãezinhas (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Lanche colaborativo levado pelo grupo (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Pin-Ups em frente ao Lar das Mãezinhas (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Apresentação de Ton White, com músicas da Jovem Guarda (Foto: Ana Marisa Fonzar | Universo Retrô)

Saiba mais sobre o Lar das Mãezinhas 

Ação do Universo Retrô na Expo Vintage 2015

Em dezembro de 2015, participamos da primeira edição da Expo Vintage, localizada no Club Homs, na Avenida Paulista, em São Paulo. Considerada a maior feira do segmento já realizada no Brasil, o evento reuniu os mais diversos expositores do comércio retrô e vintage – lojas de roupas, sapatos, acessórios, brechós, discos, decoração, tatuagem etc -, além de contar com programação completa de entretenimento.

Em parceria com a produtora Plectro, o Universo Retrô apresentou em seu stand dois pocket shows: Metafones (Doo Wop) e As Vedetes (Soul 60’s). Além disso, aproveitou a ocasião para lançar oficialmente seu Calendário de Pin-Ups 2016. Para isso, contou com um Meet & Greet exclusivo com as modelos do projeto. Quem passou pelo stand do site, além de conferir a publicação em primeira mão, pôde ter seu material autografado pelas meninas e ainda tirar fotos com elas.

Pin-Ups no palco do evento (Foto: Rafael Sandman)

Pin-Ups no palco principal do evento apresentando o projeto (Foto: Rafael Sandman | Universo Retrô)

Pin-Ups autografando o calendário (Foto: Rafael Sandman)

Pin-Ups no Meet & Greet para autografar calendários (Foto: Rafael Sandman | Universo Retrô)

expo12

Stand do Universo Retrô com material promocional (Foto: Rafael Sandman | Universo Retrô)

Veja mais destaques da Expo Vintage 

Estação Universo Retrô – Rádio Topetes e Brilhantina

Com uma proposta inovadora, o programa de rádio Estação Universo Retrô foi transmitido durante o segundo semestre de 2015 na Rádio Topetes e Brilhantina. Toda quarta-feira, das 10h às 11h, era possível acompanhar as novidades do cenário musical retrô brasileiro nesta, que foi a primeira web rádio brasileira totalmente dedicada à cultura 50’s.

A ideia do projeto era destinar 100% de sua programação musical à divulgação de bandas nacionais, tanto às que vêm se destacando no cenário atual, como àquelas que marcaram épocas – de preferência, que fazem um som autoral ou covers criativos e inusitados. Abrimos espaço não só para rockabilly e rock ‘n roll 50’s, mas todas as vertentes que se inspiram nas décadas de ouro do passado.

(Imagem: Divulgação | Universo Retrô)

(Imagem: Divulgação | Universo Retrô)

Saiba mais sobre o programa de rádio 

Festa Rocket: Lançamento do site Universo Retrô

Em agosto de 2015, aconteceu a primeira edição da Festa Rocket, no Rockerama Club, em São Paulo. A noite organizada pelo Universo Retrô celebrou o lançamento do site com muita música, dança, gente estilosa, drinks e comidinhas, num ambiente com a cara dos antigos bailes dos anos 50 e 60 – com a proposta de misturar rockers e mods no mesmo ambiente.

Para animar a festa, contamos com discotecagem dos DJs Juks Jive, da Rádio Topetes e Brilhantina, e Mac Lovin, do selo Vertigem; shows das bandas Rock In Black, Space Comets e Os Pumas, fazendo uma mescla entre o rockabilly dos anos 50 e o rock ‘n roll dos anos 60. O evento contou ainda com sorteio, que premiou convidados com 5 CDS da Topetes e Brilhantina + um voucher de R$ 80 em compras na Vudu Loja + 1 par de ingressos para o Big River Festival.

Banda Space Comets (Tainá Lossëhelin | Universo Retrô)

Banda Space Comets (Foto: Tainá Lossëhelin | Universo Retrô)

Banda Os Pumas (Tainá Lossëhelin | Universo Retrô)

Banda Os Pumas (Foto: Tainá Lossëhelin | Universo Retrô)

Banda Rock in Black (Tainá Lossëhelin | Universo Retrô)

Banda Rock in Black (Foto: Tainá Lossëhelin | Universo Retrô)

Confira mais destaques do evento