Home > Design > Representante da BookAClassic no Brasil, Bruno Pontes fala sobre o mercado de aluguel de carros antigos no país

Representante da BookAClassic no Brasil, Bruno Pontes fala sobre o mercado de aluguel de carros antigos no país

17 de agosto de 2017, por Daise Alves
Design
Impala 1966

O mercado vintage tem crescido e isso tem refletido em diversos setores da indústria. A moda é o crescimento mais visível entre os consumidores, além de algumas reproduções que vemos no cinema e na TV. Entretanto, um segmento que tem crescido bastante é o aluguel de carros, que tem contribuído para uma economia colaborativa mais sustentável.

Pensando nesses dois mercados em ascensão (aluguel de carros e cultura vintage), o empresário Bruno Pontes, resolveu aliar a sua paixão por antigomobilismo e se associar a BookAClassic, empresa inglesa de aluguel de carros clássicos, já conhecida na Europa.

Para entender como esse mercado tem crescido no país e compreender como o empresário enxergou a oportunidade de investir nesse negócio, falamos com Bruno, representante da BookAClassic no país. A marca esteve presente na Festa de 2 anos do Universo Retrô expondo o Impala 1961 da Haro Locação, empresa parceira da companhia em São Paulo.

Impala 1961

Frente do Impala 1961 que esteve na Festa de 2 anos do Universo Retrô (Foto: Tainá Lossëhelin para Universo Retrô)

Universo Retrô – Você é o gestor nacional da BookAClassic no Brasil. Como surgiu a oportunidade de representar uma marca inglesa no país?

Bruno Pontes – A minha história com carros, sobretudo os antigos, começa em minha infância. Lembro-me de colecionar recortes de fotos de carros retiradas de jornais e revistas. Tenho, até hoje, uma coleção considerável de miniaturas de carros. Até mesmo minha profissão veio um pouco desta minha paixão pelo universo automobilístico. Sou designer e desenvolvedor web há mais de 10 anos. Vivo e respiro tecnologia diariamente.

Com isto, já vinha amadurecendo a ideia de ter um serviço totalmente online para aluguel de carros antigos, pois era uma forma clara de unir minha paixão de infância com o ramo de atuação que escolhi para minha vida. A BookAclassic já é uma marca consolidada na Europa, com atuação em 30 países atualmente. Nada mais correto do que trazer essa expertise para o Brasil.

Universo Retrô – Como você enxergou a oportunidade de investir em uma plataforma para aluguel de carros antigos?

Bruno Pontes – Eu já estava iniciando a estruturação de um negócio totalmente online focado no antigomobilismo. Já havia alugado a Kombi 1968 da minha família em algumas oportunidades e eu queria usar a internet a meu favor, já que, hoje em dia, todo mundo pesquisa quase tudo na web antes de comprar ou contratar um serviço. Então, não pensei duas vezes e solicitei uma reunião com a diretoria da BookAclassic.

Detalha do Impala 1961

Detalha do Impala 1961 da Haro Locação, parceira da BookAClassic (Foto: Tainá Lossëhelin para Universo Retrô)

Universo Retrô – O mercado brasileiro tem respondido bem a esse modelo de negócio de economia colaborativa?

Bruno Pontes – A economia colaborativa tem se mostrado um excelente modelo para estruturação de negócios. Novas possibilidades estão se abrindo para pessoas comuns e empresas pequenas. Grandes empresas também estão surgindo através destes serviços. No Brasil não é diferente. É impressionante como este mercado tem evoluído, sobretudo através da internet. Obviamente ainda há muito para aprender, mas isto faz parte da evolução de qualquer segmento de mercado.

Universo Retrô – O fato do mercado nostálgico estar crescendo tem refletido positivamente no interesse em aluguel de carros antigos?

Bruno Pontes – Sem dúvida alguma! Vejo que a cultura de inovação tem feito as pessoas mais criativas. As pessoas estão se permitindo ousar mais. As pessoas estão explorando novas possibilidades no modo de viver, de compartilhar e comemorar momentos. É impressionante como o mercado de carros antigos se aqueceu nos últimos anos. Esse crescimento se confunde com o fortalecimento do mercado vintage, que vai ganhando mais adeptos a cada dia.

Impala 1961

Traseira do Impala (Foto: Tainá Lossëhelin para Universo Retrô)

Universo Retrô – Hoje, qual o perfil do seu principal cliente na plataforma?

Bruno Pontes – Atualmente, atendemos muitas noivas e noivos que estão planejando sua cerimônia de casamento. São infinitas possibilidades, pois temos carros nas principais capitais do Brasil, com uma vasta gama de modelos, cores e preços. Temos feito diversos casamentos clássicos, com sedãs e conversíveis elegantes, mas também atendemos bastante casamentos rústicos e bucólicos, onde noivas já foram levadas de Kombi, Fusca e outros modelos nacionais menos convencionais!

Além do mercado de casamentos, atendemos agências de publicidade, produtoras de vídeo para TV e cinema. Os carros são alugados para gravação de clipes de música, propagandas e filmes. Empresas também nos procuram para alugar veículos para ficarem em exposição em festas e eventos corporativos, como foi o caso do Chevrolet Impala 1961 da festa do Universo Retrô!

Universo Retrô – Qual o maior mercado de aluguel de carros para a BookAClassic?

Bruno Pontes – Hoje temos um foco muito grande em alugar carros antigos para pessoas comuns. Atendemos empresas, mas observamos que cada dia mais cresce o número de noivos buscando carros exclusivos para seus casamentos. Isto é bem legal, pois mostra o quanto as pessoas estão buscando inovar.

Universo Retrô – Você também possui algum carro clássico? 

Bruno Pontes – Sendo um apaixonado por carros não poderia deixar de ter o meu. Sou louco por modelos esportivos ou fora de série, por isso tenho um Ford Escort XR3 1992. Porém, desfruto da possibilidade de ter na garagem da casa de meus pais, uma VW Brasília 1975 de placas pretas (veículo com certificado de coleção) e uma VW Kombi 1968. Contrariando um pouco o gosto pessoal, mas entendendo que é uma oportunidade importante, pretendo comprar um sedã clássico, de 4 portas, da década de 1960 ou 1970.

Impala 1961

Detalhe do Impala 1961 (Foto: Tainá Lossëhelin para Universo Retrô)

Universo Retrô – Quais as vantagens em alugar e disponibilizar um carro na BookAClassic?

Bruno Pontes – Para os interessados em alugar carros antigos, a BookAclassic é a melhor solução, pois é possível saber o preço da locação em nosso site com menos de 1 minuto, sem complicações. Basta informar os endereços e o preço estará na sua tela! Temos um catálogo variado de veículos disponíveis, abrangendo desde veículos mais simples até modelos mais sofisticados. No outro lado da moeda, a BookAclassic é parceira de clubes de carros antigos, sempre incentivando os proprietários a tirarem seus veículos da garagem e disponibilizarem-nos para aluguel.

A experiência de ver seu veículo em um ensaio fotográfico profissional ou até mesmo receber o elogio pela conservação do seu veículo em um evento não tem preço. Além de tudo, respeitamos a segurança e privacidade dos proprietários dos veículos: permitimos à ele aceitar ou não a reserva; ele mesmo é quem determina o valor do aluguel de seu carro; só dirige seu carro quem o dono permitir.

Universo Retrô – Quais são os próximos passos para a BookAClassic no Brasil?

Bruno Pontes – Com um ano de operação no Brasil, já entendemos muitas características do público e estamos adequando alguns aspectos do nosso sistema para atender perfeitamente às necessidades do mercado brasileiro. Estamos aumentando nossas parcerias com empresas especializadas no mercado de casamento e pretendemos expandir nossos serviços para mais capitais do país no próximo ano.

Matérias Relacionadas
Carro vintage
As 7 dicas de especialistas para alugar um carro vintage para o seu casamento retrô
Classic Car
Empresa aposta em aluguel de carros clássicos pelo mundo
Mercado Vintage
Mercado Vintage: vanguarda e estilo em Porto Alegre (RS), acontece esse fim de semana
Cadillac
Dia do automóvel – Veja 10 carros clássicos que marcaram a história

Deixe um comentário

17 − 8 =