Home > Cinema & TV > Senhoras e Senhores, com vocês… as Ross Sisters e sua flexibilidade impressionante

Senhoras e Senhores, com vocês… as Ross Sisters e sua flexibilidade impressionante

25 de setembro de 2015, por Mona Liza Alves
Cinema & TV

Uma mistura de circo, dança e música. Assim poderíamos resumir uma apresentação das Ross Sisters, nos anos 40. O trio feminino composto, pelas irmãs texanas Maggie, Elmira e Aggie, cujos nomes verdadeiros eram, respectivamente, Veda Victoria (1927-2002), Dixie Jewell (1929-1963) e Betsy Ann (1926-1996), realizou sua primeira performance no show “Count me In” em 1942, na cidade americana de Boston.

Na época, eram comum apresentações que se chamavam “Sister ACT” (ato das irmãs). O formato ganhou esse nome pelo fato dos grupos serem, literalmente, formados por irmãs cantoras. E, como já era de se esperar, as Ross Sisters chamaram a atenção pelo show diferenciado. Elas cantavam jazz lindamente, eram afinadas, bonitas, simpáticas e estilosas, mas o que as três realmente faziam melhor é, sem dúvida, o contorcionismo.

five-minutes

Cartaz de divulgação do Piccadilly Hayride com Ross Sisters (Imagem: Reprodução)

Fizeram algumas outras apresentações, mas conquistaram mesmo a atenção do publico em 1944, com o filme musical “Viva a Folia” (Broadway Rhythm), produzido por Jack Cummings e dirigido por Roy Del Ruth.

A cena da canção Solid Potato Salad ficou bastante conhecida nas redes sociais atuais, pois seu vídeo foi recuperado, digitalizado e colorido. Uma versão do clipe também apareceu na compilação “That’s Entertainment! III”, em 1994.

Nesta clássica coreografia, as fantásticas irmãs cantam e movimentam-se de um jeito surpreendente e “quase” que impossível para a maioria dos mortais. Lembrando que a gravação foi feita 71 anos atrás e não há nenhum truque, como algumas pessoas costumam questionar.

Este foi o único filme que as irmãs Ross participaram, depois disso, só apareceram no programa “London Piccadilly Hayride”, de Sid Field, interpretando a música “Five Minutes More”, que se tornou sucesso na voz de Frank Sinatra. Mas, infelizmente, não encontramos no Youtube.

Mesmo com todo o talento, as irmãs não seguiram carreira; elas concluíram os estudos, casaram-se e desapareceram do mundo artístico nos anos 50. Apenas Aggie Ross casou-se com Robert “Bunny” Hightower, um dançarino americano. O casal foi visto inúmeras vezes no programa Ed Sullivan Show. Já Elmira Ross faleceu com 33 anos de idade, deixando dois filhos e o marido e Maggie teve duas filhas.

Na realidade, o grande sucesso das Ross Sisters veio apenas agora, quando ganharam popularidade no Youtube. Triste saber que nenhumas das três desfrutaram do sucesso em vida. Assista a seguir esta relíquia inacreditável das incríveis irmãs Ross, com a canção “Solid Potato Salad”.

E como disse Ricardo Setti em sua coluna para a Revista Veja: “Nunca subestime uma mulher que consegue colocar as duas pernas atrás da cabeça, e envolver o rosto com os pés”.

Matérias Relacionadas
Portinari
Portinari lança revestimentos inspirados nos ritmos que fizeram a história da música
Dia Internacional do Jazz no Must Bar
Dia Internacional do Jazz: Must Bar celebra a data com atrações do Jazz B
Divas do Jazz
Divas do Jazz: exposição sobre as lendas do gênero chega no Shopping Jardim Sul
Tony Gordon
Onze22 Festival de Jazz agita Vila Madalena com participação de Tony Gordon

1 Response

  1. Samuel

    A matéria é bem interessante tanto pela informação que nos é passada, quanto pela sensação e a curiosidade de saber mais sobre, sou aprendiz de circo em geral e falo por experiencia propria de que nos dias de hoje nos falta esse tipo de informação que nos leve mais a fundo.
    Em geral sabemos que muitos gostam, bastante procuram saber sobre, mas poucos tem essa “coragem” de se arriscar nesse mundo paralelo que é o circo, mas pouco mesmos são essa linda e loucas que brilham na contorção.

Deixe um comentário