Home > Destaque > Três museus que são a cara do Universo Retrô para você conhecer em São Paulo

Três museus que são a cara do Universo Retrô para você conhecer em São Paulo

18 de maio de 2016, por Olavo Medeiros
Destinos
Museu Transporte

Dia 18 de maio, é o Dia Internacional dos Museus e para quem gosta do universo vintage e retrô, a cidade de São Paulo tem ótimas opções. Mas o melhor de tudo é que a grande maioria tem visitação gratuita pelo menos em um dia da semana.

Entrando do clima da comemoração, sugerimos 3 museus, para você voltar no tempo.

Museu da Imigração – O Museu da Imigração no tradicional bairro da Mooca, que ocupa o prédio da antiga hospedaria de imigrantes fundada em 1887, é sem dúvida um dos mais emocionantes da cidade. Reformado alguns anos atrás, além de contar a história dos imigrantes que passaram pela antiga hospedaria, também convida o público a refletir sobre todo o processo migratório. As instalações do museu são incríveis, com uma mistura ideal de arte, cultura, história e tecnologia. Em seu acervo estão objetos e documentos, principalmente da primeira metade do século XX, que ajudam a contar a vida daqueles que deixaram sua terra natal, cheios de esperança rumo a um país desconhecido .

Além das exposições, os visitantes podem conhecer a antiga plataforma ferroviária e tirar fotos com roupas de época. O museu tem um grande acervo digitalizado e vale a pena antes da visita, entrar no site para pesquisar se algum antepassado passou pela hospedaria. Pode ser que você ache informações de alguém conhecido. Dentre as informações estão o dia da chegada, o navio, o trem de origem e em alguns casos cartas e outros documentos. Sem dúvida sua visita ficará ainda mais interessante.

Museu da Imigração

Museu da Imigração (Foto: Olavo Medeiros)

SERVIÇO
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo (SP)
(11) 2692-1866
http://museudaimigracao.org.br
Horário de funcionamento: De terça a sábado das 9h às 17h e aos domingos  das 10h às 17h
Ingressos: 6 reais (inteira) 3 reais (meia) / gratuito aos sábados.

Museu de Zoologia – Localizado no bairro do Ipiranga, em um edifício construído na década de 40, o Museu de Zoologia da USP tem um dos maiores acervos zoológicos da América Latina. Expostos em uma área de 700m2, estão animais embalsamados ou taxidermizados, fósseis e insetos, que estão organizados de acordo com sua classificação: peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, e invertebrados, como corais, crustáceos e moluscos.

O “MZ”, como é chamado pela USP, é um ótimo museu para levar as crianças, principalmente aqueles que adoram dinossauros.

Museu Zoologia

Museu Zoologia (Foto: Olavo Medeiros)

SERVIÇO
Avenida Nazaré, 481, Ipiranga – São Paulo (SP)
(11) 2065-8100
http://www.mz.usp.br
Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 10h às 17h
Entrada Franca

Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla – Inaugurado em 1985, no bairro do Canindé, como Museu da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), muda de nome em 1991, para homenagear o ex-funcionário da Cia, Gaetano Ferolla, que participou ativamente na criação do local.

No acervo estão antigos bondes, automóveies e ônibus, que emocionam quem viveu ou é apaixonado pelas décadas de 20 a 80, já que o transporte público deste período, facilmente tem relação com a infância ou com a história de nossos pais e avós. Além dos veículos, o museu também tem móveis, equipamentos e uma pequena biblioteca, que ajudam a retratar o romantismo da época.

Museu dos Transportes

Museu dos Transportes (Foto: Olavo Medeiros)

SERVIÇO
Avenida Cruzeiro Do Sul, 780, Canindé – São Paulo (SP)
(11) 3315 8884
http://www.sptrans.com.br/museu/
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 17h
Entrada Franca

Matérias Relacionadas
Museu do Ipiranga
A história do Brasil contada por 10 museus espalhados pelo país
Museu da Moda Paris
10 museus dedicados à história da moda ao redor do mundo
Museu Canadá
5 museus ao redor do mundo para quem curte a história da aviação
Museu do Festival de Cinema
Gramado ganha Museu do Festival de Cinema

Deixe um comentário

quatro × cinco =