Home > Cinema & TV > Uma seleção de astros do rock que também se aventuraram no cinema

Uma seleção de astros do rock que também se aventuraram no cinema

1 de março de 2016, por Luiza Ten
Cinema & TV

Astros do rock famosos e milionários por conta de sua música. Para nós, eles têm tudo, mas para eles esse tudo nem sempre é suficiente. E é assim que muitos rockstars vão parar nas telas do cinema, arriscando-se como atores e, até mesmo, como roteiristas.

Pode-se dizer que o pioneiro foi Elvis Presley, que protagonizou mais de 30 filmes em sua carreira, como os musicais Love Me Tender (1956), Jailhouse Rock (1957), Blue Hawaii (1961) e King Creole (1963). Inspirados no rei do rock, os Beatles lançaram o filme A Hard Day’s Night, em 1964 (Os Reis do Iê, Iê, Iê, no Brasil), com o objetivo de divulgar sua música. O filme retratou bem a Beatlemania e, paralelamente, foi lançado um álbum homônimo.

A Hard Day's Night dos Beatles

Cena do filme A Hard Day’s Night dos Beatles (Foto: Reprodução)

Em 1971, foi lançado o filme 200 Motels, uma comédia surrealista idealizada por Frank Zappa. O longa contou com a atuação de Keith Moon (que mais tarde atuaria em um filme com sua própria banda, o The Who), no papel de uma freira, e Ringo Starr, que já tinha experiência no assunto, no papel de Larry The Dwarf.

“Tommy”, assim como “A Hard Day’s Night”, foi um disco que deu origem a um filme e conta a história de um garoto cego, surdo e mudo, que joga pinball. No longa, o guitarrista do The Who, Pete Townshend, se arriscou como roteirista e aparece poucas vezes na tela. Em compensação, o vocalista Roger Daltrey interpreta Tommy, o personagem principal. A produção ainda conta com a participação do ator Jack Nicholson e dos músicos Eric Clapton, Elton John e Tina Turner.

Tommy

Cena do filme Tommy (Foto: Reprodução)

Em 1980, foi lançado Rude Boy, um misto de documentário e ficção sobre a banda The Clash. Apesar de mostrar shows e momentos reais da banda, o longa também conta a história de Ray Gange, um fã do grupo. Após “Rude Boy”, o vocalista Joe Strummer foi mais além e escreveu seu próprio roteiro para o filme em preto e branco Hell W10, no qual ele e seus companheiros de banda atuam.

Outra banda punk que se aventurou no cinema foi os Sex Pistols, com seu The Great Rock ‘n Roll Swindle. Esse, porém, foi lançado quando a banda já havia acabado, tanto é que o vocalista Johhny Rotten aparece apenas em imagens de arquivo.

Hell W10

Hell W10, com roteiro de Joe Strummer (Foto: Reprodução)

Um dos mais conhecidos filmes no mundo do rock é o filme The Wall. Baseado no álbum homônimo, o filme teve seu roteiro escrito por Roger Waters, baixista do Pink Floyd, que praticamente contou parte de sua história nas telonas.

Além de ter sido escrito por um rockstar, o personagem principal, Pink, foi interpretado pelo líder da banda Boomtown Rats, Bob Geldof. Conta com animações e muitas de suas partes se tornaram videoclipes das músicas, como a rebelião na escola, ao som da famosa música “Another Brick in The Wall”.

The Wall

Cena do filme The Wall (Foto: Reprodução)

Apesar das produções citadas não ganharem espaço nas listas de melhores filmes, vale a pena assistir para ver o talento dos nossos astros voltados para a sétima arte.

Matérias Relacionadas
Elvis no Cinema
Saiba quais são os cinco melhores filmes de Elvis Presley

Deixe um comentário