Home > Cinema & TV > Zorro: O mascarado que encantou gerações

Zorro: O mascarado que encantou gerações

14 de julho de 2016, por Valeria Torres
Cinema & TV
Zorro

Em 10 de outubro de 1957, ia ao ar nos Estados Unidos a primeira grande produção de Zorro, uma série de TV produzida pela Walt Disney, baseada em um heroi mascarado e muito galante. Porém, sua criação data-se de muito antes, em 1919, pelo escritor Johnston McCulley.

Guy Williams como Zorro

Guy Williams como Zorro em 1957. (Foto: ABC Photo Archives)

A trama passa em torno de Don Diego de La Vega, o Zorro, que recém formado na faculdade de direito, não se conformava com os maus-tratos que o povo em sua vila sofria e decide fazer “justiça com as próprias mãos”. Uma característica bem marcante de Zorro, além de seu “Z” feito com sua inseparável espada, é o afeto por seu cavalo Tornado e sua facilidade de sedução com as damas que passam pelo seu caminho. Esse enredo é sempre retratado de maneira cômica e leve, agradando todas as idades de expectadores, e principalmente as crianças.

Entre os personagens principais destacam-se: Don Diego de La Vega (Guy Williams), que age sob o alter-ego do destemido Zorro; Don Alejandro de La Vega (George Lewis), pai de Don Diego; Bernardo (Gene Sheldon), o fiel escudeiro e braço direito de Zorro que o acompanha em todas as aventuras e o livra de inúmeras enrascadas, além de também ser o único que sabe de sua verdadeira identidade e o Sargento Demétrio Lopez Garcia (Henry Calvin), que passa o tempo todo tentando desmascarar e capturar o Zorro, mesmo no fundo o admirando secretamente.

Curiosamente, a série foi veiculada em preto e branco por um longo tempo, e só foi colorizada em 1992, mesmo a tecnologia já tendo evoluído bastante, e havendo várias outras produções da época, já em cores. Hoje, temos algumas versões mais modernas da série como quadrinhos, desenhos animados, filmes e livros, incluindo o aclamado longa-metragem de 1998 estralado por Antonio Banderas, Catherine Zeta-Jones e Anthony Hopkins e dirigido por Martin Campbell.

Zorro

Catherine Zeta-Jones, Antonio Banderas e Anthony Hopkins em Zorro (Foto: Reprodução)

Sem dúvidas é uma franquia muito conhecida e que marcou gerações, pois traz uma história divertida, leve e com conceitos políticos incutidos discretamente. Mesmo após ela ter sido descontinuada da programação da Nickelodeon e do Jetix, hoje em dia conseguimos acessá-la facilmente através da internet que disponibiliza diversos episódios da série e também dos filmes.

Matérias Relacionadas
Marcas investem em personagens Disney para suas coleções
Relembre canções inesquecíveis das clássicas animações da Disney
No Dia dos Professores, confira a lista de memoráveis personagens do cinema
Disney, 1955
Veja fotos da Disney quando foi inaugurada em 1955

Deixe um comentário

14 − 8 =