Sabemos que os personagens caninos dos desenhos animados, incluindo os clássicos, foram inspirados em raças de cães da vida real. Mas enquanto uns deixam bem claro suas raças no enredo de suas animações, outros foram desenhados de forma bem lúdica, provavelmente para deixá-los mais atrativos tanto para o público infantil como para o adulto.
Poderia muito bem listar o Pongo e o Snoopy, pois afinal são personagens muito queridos pelo público. Mas vamos focar naqueles que, realmente, são de uma tal raça que nem imaginávamos. Confira:
Muttley
Fofo, porém maligno, o cão de A Corrida Maluca, cuja risada é uma das mais icônicas da história dos desenhos animados, é um vira-lata. Sim, os cães SRD já eram representados nos anos 60.
Floquinho
O cãozinho do Cebolinha foi uma incógnita por anos. Criado em 1963, só foi revelado em 1995 nos quadrinhos que o cachorro era da raça Lhasa Apso. Anos depois, em 2019, quando a live-action Laços estava para estrear nos cinemas, Maurício de Sousa confessou que a inspiração para criar Floquinho veio de raça nenhuma, mas sim de um esfregão. UM ESFREGÃO, COMO PÔDE, MAURÍCIO???
Monicão
Já o cãozinho da Mônica e amiguinho do esfregão lá em cima foi inspirado em um Cavalier, lembrando muito (tanto na personalidade como na coloração e nos seus dentinhos saltados) a saudosa cadelinha da que vos escreve aqui, apesar dela ser misturada com outras raças (Saudades, Funny! S2).
Ajudante do Papai Noel
O senso comum afirma que o cachorro da família Simpson é um vira-lata, mas na verdade ele é um Greyhound. Magro e com focinho fino, esta raça é muito famosa pelos seus movimentos rápidos, inteligência e flexibilidade, além de serem ideais como cães de corrida. A própria animação dá a entender sobre essa raça no episódio de estreia do cachorro, quando ele é abandonado após perder uma competição e encontrado pela família amarela.
Spike
O fiel amigo do bebê Tommy, do desenho Rugrats, parece um vira-lata, mas foi revelado em um episódio que ele pertence a uma raça fictícia, pensada apenas para este desenho, a Siberian Tiger Hound.
Odie
Snoopy não é o único Beagle do mundo dos desenhos animados. Apesar de não parecer, o irmãozinho canino do gato Garfield também é da mesma raça e possui alguns detalhes, como sua cor, algumas manchas nas costas e sua personalidade boba e brincalhona.
Coragem
Nunca foi revelada a sua raça nos episódios de Coragem, o Cão Covarde, mas o segundo cãozinho mais medroso dos desenhos animados (perdendo apenas para o Scooby Doo), que foi criado nos anos 2000, divide opiniões entre seus fãs. Uns afirmam que ele é vira-lata, enquanto outros concluem que ele é um Beagle.
Rufus
A raça do cachorro de Denis, o Pimentinha nunca foi revelada nem nas tirinhas dos anos 50 e tampouco na animação dos anos 80 até ser lançada a live-action nos anos 90, onde Rufus foi interpretado por um cão real da raça Pastor de Brie (ou Briard para os franceses).
Costelinha
Pequenininho, gordo e com um focinho tão grande quanto o nariz de seu dono, o cachorro de Doug Funnie faz jus às características de um Bull Terrier, exceto pela sua coloração cinza.
Astro
O cão da família Jetson, e amigo inseparável do caçula Elroy, é um Dog Alemão. As características da raça estão no tamanho do cachorro, que quando está de pé fica com o mesmo tamanho do George Jetson, e na sua cor cinza.