100 anos se passaram e os anos 20 continuam inspirando muitas produções cinematográficas. Não à toa, conseguimos elencar 10 séries retrô ambientadas nos anos de 1920.
A década, conhecida como “os loucos anos 20”, foi libertária e cheia de efervescência cultural nas grandes cidades. Jazz, flappers, art déco, telefonia e cinema são apenas alguns dos destaques da época, além é claro, os direitos das mulheres e o empoderamento feminino com o surgimento das sufragistas.
Se você quer entender um pouco mais sobre como foi a década de 1920 e gosta de apreciar a estética da época, assista as séries retrô ambientadas nesse período da história listadas a seguir:
1 – Downton Abbey, 2010
Downton Abbey inicia com o naufrágio do Titanic, em 1912, mas evolui passando por diferentes épocas do início do século XX. A 2º temporada se passa entre 1916 e 1919, época da Primeira Guerra Mundial. É a partir da 3º temporada que o charme dos anos de 1920 chega na série.
A série retrô britânica, que ganhou diversos prêmios, narra a história da família aristocrática inglesa, os Crawley, e a relação com seus criados.
2 – Boardwalk Empire, 2010
Boardwalk Empire, conta a vida do gângster Nucky Thompson no período da Lei Seca, época da proibição da venda de bebidas em Atlantic City, nos EUA. A lei impulsionou um novo tipo de crime organizado, o do contrabando de bebidas alcoólicas.
Nesse contexto, a série de ficção aborda contrabando, gângsters e corrupção, tudo isso em meio a grandes festas embaladas pelo Charleston, estilo musical da época.
3 – Os Mistérios de Miss Fishers, 2012
A série australiana Os Mistérios de Miss Fishers, mostra as aventuras de Phryne Fisher, mulher moderna, independente, inteligente, cheia de charme, herdeira de uma grande fortuna e que investiga os misteriosos crimes em Melbourne durante a década de 20.
Para quem gosta de romance policial, a série traz uma madame detetive como protagonista que resolve mistérios sem ajuda policial e ainda conta com todo o luxo da década de 1920.
4 – The Peaky Blinders, 2013
The Peaky Blinders é uma série produzida pela BBC em 2013, mas foi mesmo com a quarentena que tem se tornado popular. O figurino e a trilha sonora é o que mais tem agradado os fãs.
A série conta a história de uma família de gângster dos anos 20, na região de Birghman, na Inglaterra. Misturando ficção com a realidade, os Peaky Blinders foi uma organização criminosa que realmente existiu na Inglaterra.
5 – Bonnie & Clyde, 2013
Outra série retrô é Bonnie & Clyde inspirada no casal norte-americano que se conheceram no final dos anos 20, durante a Grande Depressão, e cometeram crimes no início dos anos 30. Diferentes das séries tradicionais, Bonnie & Clyde é uma minissérie dividida em duas partes de pouco mais de uma hora.
O casal que faz parte do imaginário popular já teve um filme em 1967 denominado “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas”, com Faye Dunaway como protagonista.
6 – Mr. Selfridge, 2013
Mr. Selfridge é a história do empreendedor Harry Gordon Selfridge que em 1909 funda sua loja e transforma o mundo do varejo criando um ambiente consumista ao público feminino da época.
A série retrô conta a história da família com as tentativas e vitórias conquistadas no comércio, iniciando no início do século XX até o final da década de 1920.
7 – As Telefonistas, 2017
Provavelmente uma das séries retrô ambientada nos anos 20 mais conhecidas, Las Chicas Del Cable é a primeira série espanhola da Netflix. A série narra a história de 4 amigas, em meio a uma era de revolução feminina, mas ainda cheia de preconceitos.
Seguindo um formato “novelão”, o enredo aborda romance, feminismo, traição, suspense, transexualidade, bissexualidade, mulheres no mercado de trabalho e relacionamento abusivo.
8 – Tempos de Guerra, 2017
A produção espanhola Tempos de Guerra, conta a história de enfermeiras que cuidam de feridos na guerra do Rife (1921-1927), no Marrocos. Na série, o governo da Espanha luta para manter suas colônias no Norte da África.
As enfermeiras são jovens aristocratas que precisam se adaptar rapidamente aos “tempos de guerra” para conseguirem salvar as vidas dos soldados feridos, mesmo com escassez de recursos hospitalares.
9 – Babylon Berlin, 2017
Babylon Berlin é uma série alemã e retrata as tensões e glamour de Berlim na década de 1920, em especial os excessos da República de Weimar, estabelecida na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial.
A série ainda retrata a dualidade entre a pobreza amarga do proletariado e a vida de luxo dos ricos, decorrente dos conflitos e resultados pós-guerra, além dos primeiros passos do nazismo.
10 – Frankie Drake Mysteries, 2017
Franke Drake Mysteries se passa em Toronto, no Canadá, e narra a história Frankie Drake e sua parceira Trudy Clarke. Juntas elas administram a agência feminina Drake Private Detectives, investigando mistérios e crimes que a polícia não aceita ou que clientes não podem levar às autoridades.
Além do enredo cheio de mistério dessa série retrô, temas como machismo na profissão são bastante abordados na série.
Além de séries, a década também inspira muitos filmes, como o clássico The Great Gastby, inspirado no livro de mesmo nome de F. Scott Fitzgerald, produzido em 1974 e em 2013. O Artista, filme em preto e branco que fala sobre a era do cinema mudo, e 1922, um clássico do terror de Stephen King produzido pela Netflix, entre diversas outras obras.
Excelente post! As recomendações ficaram super completas, com informação do ano e local em que se passa cada filme.