Não é a primeira vez que sofremos uma grave pandemia, que prejudica não só a saúde das pessoas como também a nossa rotina, a economia de todos os países e, inclusive, o curso da história da humanidade. Desde a Idade Média que passamos por várias fases de alerta quando o assunto é o surto de alguma doença nova e fatal. Confira algumas que sofremos antes da chegada do novo Coronavírus:
1- Peste Negra (1340): Causada pela bactéria Yersina pestis e transmitida através das pulgas de ratos, esta pandemia se originou na Ásia Central e infectou mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo, além de provocar mais de cem milhões de mortes. A peste negra também causou vários impactos e consequências religiosas, sociais e econômicas. Seus sintomas eram febre alta, calafrios, dor de cabeça e no corpo, fraqueza, náusea, vômitos e convulsão.
2- Gripe Espanhola (1918): a pandemia atingiu mais de 500 milhões de pessoas e provocou 100 milhões de mortos por todo o mundo. O vírus da doença, o influenza, é de origem desconhecida e só foi denominada espanhola por ser noticiada primeiramente na Espanha. Seus sintomas são tosse, dor de garganta, febre, calafrios, fraqueza e dores nos músculos e juntas.
3- Febre de Marburg (1967): o vírus de Marburg surgiu na cidade de mesmo nome, na Alemanha, infectando 590 pessoas em todo o mundo e provocando 478 mortes por meio da transmissão feita por morcegos. Considerada rara nos dias de hoje, seus sintomas são febre muito alta, hemorragias, dores musculares e de cabeça, mal-estar geral, diarréia persistente, dor abdominal, cãibras frequentes, náuseas, vômitos, cansaço extremo, confusão mental, agressividade e irritabilidade fácil.
4- Ebola (1976): o vírus surgiu no Congo e infectou 33.687 pessoas e provocou 14.693 mortes por meio da transmissão realizada por morcegos. Seus sintomas são febre, dor de cabeça, fraqueza, diarréia, vômitos, dor abdominal, falta de apetite e dor ao engolir.
5- Virus de Nipah (1999): Atingindo 496 pessoas em todo o mundo e provocando 265 mortes, o virus surgiu na Malásia e passou a ser transmitido por morcegos. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe comum, como febre, dor de cabeça, dores musculares, vômito e dor de garganta, porém pode causar pneumonia e problemas respiratórios severos, além de convulsões e uma dor de cabeça muito mais forte.
6- Sars (2002): De origem chinesa, o vírus infectou 8098 pessoas e provocou 774 mortes no mundo todo. Ele também é uma espécie de coronavírus e sua transmissão se dá por meio de contato próximo com pessoas infectadas, além das gotículas expelidas pela tosse ou espirros. Na epidemia de 2002, o vírus começou a ser transmitido por morcegos. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe comum, porém causa sérias dificuldades respiratórias.
7- Gripe Aviária H5N1 (2003): Originado na China, o virus H5N1 foi descoberto em frangos e, posteriormente, em outros tipos de aves. A epidemia infectou 861 pessoas e causou 455 mortes. Seus sintomas são dores musculares, fadiga, alta temperatura, tosse, coriza, sangramento das gengivas e nariz, diarréia, vômito, dores de cabeça e falta de ar.
8- Gripe Suína H1N1 (2009): O vírus H1N1 surgiu no México infectando aproximadamente um milhão de pessoas e causando aproximadamente 150 mil mortes no mundo todo por meio da transmissão feita pelo porco. Seus sintomas são febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal. Foi na época desta pandemia que o álcool em gel foi popularizado.
9- Mers (2012): O vírus originado na Arábia Saudita e encontrado em camelos infectou 2494 pessoas e provocou 858 mortes. Por ser uma variante da Sars, seus sintomas são os mesmos.
10- Gripe Aviária H7N9 (2013): A gripe aviária voltou à tona dez anos depois de sua primeira epidemia, porém com a manifestação de outro vírus, a H7N9. Também originada na China, o vírus atingiu 1568 pessoas e provocou 616 mortes. Seus sintomas são tosse, febre, garganta inflamada, dor muscular, dor de cabeça e falta de ar.
11- Coronavírus (2019): E desde a véspera do ano novo de 2020 o mundo está em estado de alerta com a chegada do vírus COVID-19. Até o momento 187 mil pessoas foram infectadas, provocando quase 7500 mortes, incluindo o primeiro brasileiro infectado, um paulistano que morreu neste último dia 16 aos 61 anos, sendo também a primeira morte por coronavírus registrada no Brasil. Seus sintomas são as mesmas de uma gripe comum, além de uma grave pneumonia.