A boa imagem é importante para todas as pessoas. Cultivar uma imagem é fundamental para a vida em sociedade e, se isso for feito sem excessos, é muito benéfico. O mundo profissional não escapa a essa regra: apresentar com mais frequência e de maneira mais interessante as boas qualidades e esconder (e, preferencialmente, aprimorar) os traços ruins no ambiente de trabalho tende a levar a melhores resultados individuais.
Se isso já é assim normalmente, o que dizer da importância da imagem em meio à pandemia da covid-19? Esse é um mundo em que os negócios são fechados diariamente entre pessoas que sequer podem apertar as mãos ou frequentar o mesmo cômodo, ao menos por ora.
Dessa maneira, criar e projetar uma boa imagem é fundamental para obter ótimos resultados, vendas ou contratações nesse período. Em casos mais bem-sucedidos, pode até criar oportunidades para o futuro, levando muita gente a galgar parâmetros profissionais.
Planejamento e materialização da imagem
A forma moderna de criar e replicar boas imagens, propagandeando pessoas, ideias, produtos e serviços é por meio de fotos, vídeos e músicas. Felizmente, o custo de uma câmera com resolução razoável barateou muito nos últimos tempos.
Além disso, outra ferramenta fundamental para criar boas imagens é um editor de vídeos e imagens. Por isso, baixar aplicativo para fazer vídeos com fotos e músicas baixar aplicativo para fazer vídeos com fotos e músicas como o Wondershare Filmora é altamente recomendável.
É um editor de vídeo intuitivo, que é compatível com vários formatos de arquivo e traz utilitários complexos, mas fáceis de usar: centenas de efeitos, tela verde, gravação de tela, a possibilidade de exportar para vários canais de exibição e muito mais. Filmora é o típico programa que mesmo um iniciante que se dedique alguns minutos a aprender a usar poderá criar um vídeo com boa qualidade.
O apuro com a imagem da empresa com certeza depende dessas ferramentas técnicas. Mas tão importantes quanto elas é algo que vem antes mesmo de filmar qualquer coisa: trata-se de definir para si, de maneira clara, pontos-chave da empresa: o que ela oferece exatamente, quais são seus diferenciais para atrair um consumidor, o que deseja comunicar ao cliente, qual é a melhor forma de vender seu produto.
Isso é pensar a imagem. Essas ideias devem ser traduzidas em vídeo – e pensar em tudo antes de executar leva um tempo. Um açougueiro pode ter o melhor açougue do mundo, mas reduz suas chances de venda se escolhe filmar um vídeo de perguntas e respostas num quarto mal-iluminado com uma picanha sangrando sobre a mesa do cômodo. É um exemplo exagerado, mas que traz elementos que dizem mais sobre a imagem (que todos vêm) do que sobre a competência do profissional (que só é vista depois da venda).
Monte uma imagem inicial e consulte pessoas próximas, e que têm abertura para serem francas. Deixe o ego de lado, pois é fácil errar no começo e é comum ter que alterar iluminação, trilha sonora, edição ou até mesmo roupas, penteados, modos de falar e outras coisas “naturais” do nosso cotidiano – mas que se transformam em ervas daninhas no mundo da telinha.
Em busca dos ouvidos corretos
Outras preocupações centrais são a relevância da mensagem em vídeo e o formato do vídeo produzido. Elas estão essencialmente ligadas. Primeiro, vamos ao formato.
Definir o formato é entender, antes de filmar, onde o espectador vai ver o vídeo – YouTube, Instagram, TikTok, Facebook, Pinterest etc. Este artigo dá boas dicas sobre a importância de colocar sua imagem no YouTube.
Isso ajudará a determinar qual é a qualidade técnica e o ritmo necessários na edição, quanto tempo deverá ter a mensagem, qual é a linguagem do meio em que é veiculada. O TikTok é bom para coreografias e mensagens breves e engraçadas, não palestras, por exemplo.
É especialmente importante entender quem acessa conteúdos em cada rede para determinar o formato dos vídeos. O TikTok, ao menos por enquanto, é uma plataforma eminentemente jovem. O Facebook já concentra pessoas mais velhas e pode privilegiar também a publicação de conteúdos escritos e fotos além dos vídeos. As interações também são diferentes em cada rede, e ajudam a determinar a imagem da marca.
Boas imagens mentais levam a boas execuções
Por fim, chegamos à questão da relevância. A relevância é a maneira com que construir e direcionar a mensagem para que ela atenda expectativas de um cliente potencial. Um vídeo que se mostra prático ou útil de alguma maneira tem mais chance de se destacar aos olhos do espectador.
Uma oficina mecânica que faça bons vídeos com dicas breves para solucionar problemas comuns de veículos tende a ter mais acessos do que se fizesse um vídeo mostrando apenas as instalações da oficina, por exemplo.
Ainda falando sobre vídeos, as parcerias são uma boa oportunidade. Rodas de conversa virtuais acontecem quando profissionais se associam para conversar sobre temas interessantes e incluem a participação de espectadores. Também é possível fazer transmissões pontuais com temas relevantes, por Instagram, YouTube ou outros meios, numa ação promocional de quarentena.
Para esse tipo de associação, alguns cuidados podem ser tomados. Identificar profissionais que estejam alinhados com a empresa, e que tenham algo a acrescentar aos clientes da empresa é o que vai ditar a quem se associar.
Além disso, as redes sociais dão opções de etiquetar os vídeos, seguir e comentar perfis de outras empresas ou recomendar canais – esse tipo de coisa ajuda a organizar e situar seu conteúdo no oceano de empreendedores. Ele pode ser bravio e assustador para marinheiros de primeira viagem, mas mar calmo não faz bom marinheiro.