Home > Destaque > 5 playlists criadas pela Pinacoteca de SP para ouvir no Spotify

5 playlists criadas pela Pinacoteca de SP para ouvir no Spotify

13 de maio de 2020, por Leila Benedetti
Música
Pinacoteca de SP

A Pinacoteca de São Paulo, que não deixou de alimentar a bagagem cultural da população nesta época de isolamento social graças ao projeto #PinaDeCasa, decidiu ir mais além da arte visual e levar a arte auditiva para os seus fãs. O museu agora tem conta na plataforma Spotify e nela criou várias playlists inspiradas em suas famosas exposições, cinco delas homenageando movimentos artísticos e ilustres pintores do século XX e listadas abaixo pelo Universo Retrô, confira: 

1 – Di Cavalcanti – 120 Anos: 

Homenageando os mais de cem anos de vida de Di Cavalcanti, pintor modernista brasileiro que fez muito sucesso a partir da década de 20 até o fim de sua vida, na década de 70, a Pinacoteca, além de exibir a exposição No Subúrbio da Modernidade entre os dias 2 de setembro de 2017 e 29 de janeiro de 2018, criou também essa playlist com clássicos da música brasileira que fazia sucesso durante as três últimas décadas da vida do pintor. “O que tocava nas rádios enquanto Di produzia seus quadros?”, questiona sua descrição.

2 – Nos Tempos da Arte Moderna:

O Modernismo, em voga entre as décadas de 20 e 50, não só esteve presente na pintura e arquitetura como também na música. Inspirada na exposição Galeria José e Paulina Nemorivsky – Arte Moderna, que esteve em cartaz entre os dias 22 de outubro de 2019 e 21 de fevereiro de 2020, a playlist é composta por músicas da época, algumas delas regravadas por artistas atuais, como Marisa Monte e Daniela Mercury.

3 – Dance na Vanguarda do Brasil: 

Inspirada na exposição Vanguarda Brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright, que entrou em cartaz no último mês de agosto e estenderia até o dia 4 de maio se não fosse a pandemia do novo coronavírus, a playlist separa canções inesquecíveis da década, que vai do chorinho dos Demônios da Garoa, passando pelo rock de Roberto Carlos e a bossa nova de Nara Leão, até chegar nas canções de protesto de Chico Buarque, Caetano Veloso e Elis Regina.  

4 – As Cores do Rock em 1970:

Tendo a mesma exposição da playlist anterior como fonte de inspiração, a Pina compôs essa playlist com todo o brilho do rock internacional dos anos 70 e um pouco do final dos anos 60.

5 – Sons da Arte Pop – Brasil Anos 70: 

Ainda inspirada na exposição sobre a Vanguarda Brasileira dos anos 60, esta separa alguns sucessos do pop nacional da década de 70, gênero que representava muito bem o movimento Tropicália.

Qual a sua playlist favorita? Comente.

Matérias Relacionadas
Gal Costa
Gal Costa: revista Shindig! celebra fase tropicalista da cantora com matéria de capa
Chico Buarque
Chico Buarque completa 80 anos com edição atualizada de livro biográfico
Retrô, Nostálgico e Ultrapassado
Retrô, Nostálgico e Ultrapassado: a diferença entre os perfis e seus exemplos
Quando o Sangue Flui
Quando o Sangue Flui: filme brasileiro inspirado no Cinema Marginal tem apoio no Catarse

Deixe um comentário