As varandas e os terraços estão ganhando um protagonismo cada vez maior na hora de decorar. Essa tendência é uma ótima opção para aumentar a área de convivência ou descanso, principalmente nos espaços menores. Para ajudar na decoração do cantinho mais desejado da casa, a Suvinil compartilhou conosco algumas dicas que podem ser facilmente adaptadas ao estilo retrô. Vamos conferir?
1. Se o objetivo é criar uma área que proporcione tranquilidade e equilíbrio, opte por tonalidades acolhedoras, como os verdes. A marca de tintas indica as cores Água-marinha ou Verdite para trazer harmonia e leveza à decoração. Escolha objetos que estimulem o descanso para complementar o ambiente, como uma rede ou cadeiras confortáveis. Pedras e plantas também passam a sensação de serenidade. A dica é ótima para quem quer investir num estilo retrô mais tropical.
2. Para quem não abre mão da natureza dentro de casa, é possível optar por jardins verticais. Nos espaços pequenos, vale colocar vasos menores ou uma estrutura de madeira. Se a preferência for por suculentas, a sugestão é colocar nichos com diferentes tipos em uma das paredes do espaço.
3. Aposte em tonalidades terrosas, como Lenha e Choconhaque, para os vasos e outros elementos da decoração. Essas cores ajudam a contrastar e harmonizar com a delicadeza das flores e plantas de modo geral. É uma boa maneira para quem buscar por uma decoração vintage mais rústica.
4. Outra opção é investir no efeito “Bambu” na parede. Além de facilitar a combinação com os próprios móveis de bambu e madeira em geral, este efeito, rústico e sofisticado ao mesmo tempo, é uma ótima pedida para trazer sensação de aconchego ao ambiente. Que tal incrementar o local com elementos Tiki?
5. Se a varanda é o local de integração entre amigos e familiares e muito usada para churrascos e jantares, por exemplo, escolha cores que proporcionem alegria e diversão. Tonalidades mais vibrantes, como Apatita, Vermelho-amor, Amarelo-bandeira e Samambaia garantem aquele ar retrô-moderno. A pintura de bancos, cadeiras ou vasos de plantas também são alguns exemplos de como injetar essas cores no ambiente.
6. Para quem prefere uma composição mais simples, pode apostar em elementos bem brasileiros, que ganham vida com a paleta nostálgica e ao mesmo tempo vibrante composta pelo tom terroso Lenha, a base neutra Areia do Deserto e pela força das cores opostas Mostarda Dijon e Azul-royal.