Os anos 60 foram tão revolucionários que até os órgãos foram mais além da música gospel nas igrejas e, portanto, viraram arranjos dos mais variados gêneros da música popular. Confira 6 organistas que se destacaram na cultura pop com seus arranjos eletrônicos e descolados.
1 – Ed Lincoln
O baiano se tornou famoso após seguir a carreira musical no Rio de Janeiro e criar um estilo que mistura o jazz com a bossa nova, gêneros estes que estavam em voga na época. Com a ajuda de seus solos de órgão, a sonoridade do músico se tornou bem semelhante à do popular gênero lounge music, assim como virou moda nos salões de baile daquela década.
2 – Eumir Deodato
Assim como Ed Lincoln, o músico fez parte do movimento da bossa nova e da efervescência do samba jazz no início dos anos 60. Mas seu destaque ficou para o início dos anos 70, quando se radicou nos EUA, assinou um contrato com a CTI Records e aderiu ao piano elétrico, bem como ao funk jazz.
3 – Lafayette
Já com suas caras dadas aqui no Universo Retrô, o recém saudoso organista se tornou conhecido por dar um som marcante para o movimento da Jovem Guarda, misturando o órgão com o rock brasileiro. Logo após atuar como pianista em uma banda de rock nos anos 50 e em um conjunto de bossa nova no início dos anos 60, ele se uniu a Erasmo Carlos, trocou seu piano por um órgão Hammond e deslanchou sua carreira.
4 – Cherry Wainer
Pilota de um Hammond, assim como Lafayette, Cherry Wainer foi uma das raras (senão a única) organistas femininas a fazerem sucesso no mundo do rock. Ela começou sua carreira no final dos anos 50, mas teve seu reconhecimento na cultura mod em meados dos anos 60, além de várias aparições no programa alemão Beat! Beat! Beat!.
5 – Dave “Baby” Cortez
Encorajado pelo pai, o organista começou sua carreira na música em meados dos anos 50, mas alcançou fama com o hit Happy Organ em 1959, o primeiro rock/pop da história a introduzir o órgão eletrônico como instrumento principal em seus arranjos. O músico fez sucesso durante a década de 60 com outras músicas do rock instrumental, mas nenhuma superou a primeira.
6 – Booker T. Jones
O multi instrumentista ganhou fama tocando órgão em sua banda Booker T. & the M.G.’s, principalmente com o hit Green Onions, que é sucesso até hoje e é uma das referências quando o assunto é a música dos anos 60. Além disso, Booker também atuou como músico de estúdio e segue na carreira musical até hoje.