Você ama os jogos que fizeram a sua infância? Delira com Super Mario, mas The Last Of Us nunca fez sua cabeça? Sua carreira de jogador parou com o surgimento dos direcionais analógicos? Ah, e, além disso tudo, você está querendo decorar lindamente a sua casa ou quarto? Então vem com a gente que o Universo Retrô vai te mostrar vários itens para deixar o seu espaço com uma cara totalmente retrogamer!
1 – Porta chaves Welcome – Super Mario Bros. (1985): Quem se lembra do truque de chegar até a Warp Zone do primeiro Super Mario Bros? Na segunda fase do jogo é preciso quebrar um dos bloquinhos do teto da caverna e seguir andando acima da fase até chegar à tela em que três canos podem te levar para os mundos dois, três e quatro. Esse porta chaves é feito em madeira e possui as medidas de 23×15,5 cm. Além disso, reproduz o cenário e é útil para organizar os diversos molhos. Só não vale esquecer as chaves no bolso sempre!
2 – Relógio de parede Asteróides – Asteroids (1979): Asteroids é um dos mais jurássicos jogos. Foi lançado para os fliperamas e logo chegou ao Atari 2600. Com gráficos vetoriais, o objetivo do jogo era destruir com sua nave os asteroides, desviar dos destroços e ainda combater os eventuais discos voadores que surgiam na tela. Se você já aprendeu a ver as horas em relógios que não apresentam os números, pode ter esse lindo item feito de acrílico na sua parede e lembrar das muitas fichas que gastou no fliperama – ou então das horas que ficou na frente da TV de tubo do seu avô.
3 – Porta-Copos Pac-Man – Pac-Man (1980): Esse é um jogo que dispensa apresentações, não é? Conhecido também no Brasil por “Come-Come”, esse é um dos games mais populares de todos os tempos. A premissa é simples: você precisa comer todas as bolinhas de um labirinto e escapar dos fantasmas. Se eles te encostarem, já era. Porém, as bolas maiores te deixam invencível por alguns segundos e assim você pode comer os fantasmas e ganhar mais pontos durante a partida. Isso mostra que o jogo foi inovador, trazendo o primeiro “power-up” dos videogames. Vai ser bem mais divertido pousar os copos nos personagens do jogo, além de, claro, não manchar os móveis.
4 – Almofada Retrô Video Game Fuel – River Raid (1982): Nos anos 1990 os “jogos de navinha” estavam por todos os lados: Gradious, Elemental Master, Super Aleste e muitos outros. Porém, na geração anterior surgira o avô dessa turma: o inesquecível River Raid, do Atari. Se você nunca jogou o pai dos Shoot ‘em Upa, certamente não entendeu a referência da almofada com a palavra “fuel” (combustível em inglês). Eventualmente no jogo era preciso recarregar seu avião para não cair no famigerado rio sobre o qual sobrevoávamos. Então a sugestão é clara: o que pode ser melhor do que chegar em casa exausto, depois daquelas cansativas horas no trabalho e no trânsito, e recarregar suas energias deitado nessa almofada?
5 – Chaveiro Ken 8-Bit – Street Fighter II (1991): Afinal, a chave também é parte da casa, não é? Desenhado em estilo 8-bit, o eterno rival de Ryu ilustra esse gracioso chaveiro que tem 6,4 centímetros, o que vai ajudar a caber em qualquer bolso. Com seu quimono vermelho e cabelos loiros, Ken surgiu no obscuro primeiro jogo da série Street Fighter e podia ser selecionado quando era escolhida a opção de dois jogadores. Nos jogos seguintes continuou com grande destaque em um set de golpes bem parecido com o de Ryu e gerando calorosas discussões sobre qual dos dois personagens era melhor. Um bom acessório para quem quer chegar em casa já mandando um Haddouken!
6 – Aparador De Livro Tetris – Tetris (1984): Criado pelo russo Alexey Pajitnov, o primeiro e mais famoso puzzle já foi jogado em centenas de telas, desde um prédio até um chaveiro. O jogo é simples, viciante e divertido. A premissa é juntar peças formadas por quatro quadrados (os “tetraminós”) em orientações diferentes e com isso criar linhas que cubram todo o espaço horizontal da tela. Com esse aparador de livros você vai ter uma dos mais populares jogos retrôs na sua casa em um dos itens mais úteis e práticos de organização.
7 – Caneca Game Boy Café Joystick – Game Boy (1989): O portátil da Nintendo foi o grande nome no passado quando falamos de videogames portáteis. O primeiro modelo, no qual a caneca é inspirada, foi apelidado por muitos pais como o “come pilhas”, pois era alimentado por quatro baterias AA. Com a tela ainda sem cores, o console passaria por muitas versões e marcaria a geração dos anos 1990. Quem é apaixonado por canecas – e é difícil não ser – com essa belezinha vai poder tomar um café totalmente retrô, mas, infelizmente, ela não permite capturar Pokémon, enfrentar os vírus com o Dr.Mario ou juntar os bloquinhos de Tetris.